COMPARTILHE EM SUAS REDES

Comprar um carro não é tão simples quanto parece, certo? Na verdade, investir em um novo veículo pode se transformar em um longo processo que envolve a busca por um vendedor confiável, pesquisa por modelos, preços, formas de pagamento, documentação, entre outros. 

Por conta disso, tomar uma decisão precipitada acaba causando uma bela dor de cabeça ao comprador, já que a escolha pelo carro errado pode fazer com que você perca dinheiro em um modelo que não agrada ou não atende suas necessidades e expectativas.

Diante dessa situação, é sempre bom avaliar alguns pontos importantes antes de adquirir um automóvel: assim você conseguirá entender se está fazendo um bom negócio e se o carro escolhido realmente tem o seu perfil. 

Com nosso artigo, queremos ajudar você a tomar a decisão certa com a compra do seu carro. Nele, você vai encontrar informações úteis como:


Tipos de carros no mercado

Antes de entender qual pode ser o carro ideal para você comprar, é necessário conhecer as opções que o mercado oferece, ou seja, quais são os tipos de veículos encontrados nas ruas e quais são as suas categorias.

Atualmente, existem muitas classes de automóveis à venda, mas vamos falar de algumas das mais procuradas: hatches, sedãs, SUVs, picapes e Station Wagons (SW).

Hatch

O hatch – ou hatchback – costuma ser destinado a casais ou famílias pequenas por sua configuração de design com traseira encurtada e funcionalidades. Dentro da categoria de carros hatch, existem algumas subclassificações, como o hatch compacto e o hatch premium, por exemplo. 

O hatch compacto é o modelo mais simples e, geralmente, mais barato. Como são veículos menores, muitas montadoras têm um modelo hatch compacto como seu modelo de entrada, ou seja, o de valor mais acessível da linha.

Seu motor, na maior parte das vezes, é encontrado em versões 1.0 e 1.2. Os hatches compactos mais vendidos, atualmente, são o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20, o Ford Ka, o Fiat Argo e o Volkswagen Polo.

Já o hatch premium possui opções esportivas e de luxo, com motores nas versões 1.4, 1.6 e até 2.0. Alguns dos modelos mais vendidos, hoje em dia, são o Chevrolet Cruze, Volkswagen Golf, Ford Focus, Mercedes-Benz A250 e Volvo V40.

Carro hatch compacto estacionado em ladeira em frente a placa de trânsito
Carros hatch possuem traseiras mais curtas e são fáceis de estacionar, mas não comportam grandes famílias

Sedã

A categoria sedã é a que chama atenção por seu espaço, principalmente para famílias grandes que gostam de usar o carro em rodovias, sendo o porta-malas com boa capacidade um grande diferencial. 

Os sedãs também possuem outras linhas, como a de sedãs compactos e de luxo. Os motores, assim como o hatch, podem ir de 1.0 até versões mais potentes. 

Existem boas opções de sedãs no mercado para todos os gostos e bolsos, como: Ford Ka Sedan, Hyundai HB20S, Renault Logan, Toyota Yaris Sedan, Honda City, Toyota Corolla, Volkswagen Jetta e Mercedes-Benz Classe C.

SUV

Já o SUV tem se tornado a categoria favorita dos brasileiros, por conta do seu espaço, direção mais alta e segurança. Além disso, para quem percorre estradas mais rústicas e trilhas off-road, essa é a classe de carros mais indicada.

Por conta de motores mais potentes e carrocerias mais pesadas, geralmente, não são tão econômicos, mas atraem com uma estética chamativa, espaço interno e versatilidade. 

Entre os modelos de SUV mais conhecidos estão os queridinhos Jeep Renegade e Jeep Compass – líderes de vendas entre os SUVs por bastante tempo - além de Nissan Kicks e Hyundai Creta.

Picape

Essa é uma categoria de veículos que ficou popular como instrumento de trabalho, já que possui um bom compartimento para transporte de cargas. 

Quem precisa de mais espaço para bagagem, por exemplo, também costuma procurar pelas picapes. E, claro, há muitos donos de picapes que são fãs do design parrudo e da potência que esse tipo de veículo entrega.

Os modelos de picape mais vendidos e em destaque no mercado são a Fiat Strada, Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana, Fiat Toro, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok.

Close em várias miniatura de carros de diversos modelos com fundo desfocado
Existem vários tipos de carros e escolher o ideal para você é importante

SW

A Station Wagon, mais conhecida como SW ou simplesmente “perua”, é a categoria de veículos indicada para quem tem família grande e precisa de um bom bagageiro, afinal, é uma linha de cabine estendida até o porta-malas.

No Brasil, essa categoria de veículos acabou perdendo espaço para os SUVs como “carros de família” e o mercado 0km só conta com opções importadas.

No mercado de usados e seminovos, alguns dos modelos que ainda fazem sucesso são Fiat Palio Weekend e Volkswagen Space Fox.

Como escolher o carro ideal para cada perfil?

Saber quais as categorias de carro que estão disponíveis no mercado faz toda a diferença na hora de escolher qual o melhor veículo para o seu perfil, concorda?

Mas só isso não é o suficiente. É claro que já saber o que você quer ou o que precisa é uma vantagem, mas outros fatores precisam ser considerados para que você consiga achar o carro ideal para o seu perfil.

1- Avalie o orçamento

Vamos supor que você pesquisou algumas categorias de carro e tem preferência por alguns modelos. Para saber se você realmente irá comprar o carro que combina com você e com o seu estilo de vida, é preciso entender, antes de tudo, se ele cabe no seu orçamento.

Para isso, tente listar quais são as características que você busca em um automóvel, que se adequem à sua rotina, e pesquise valores. Somente assim você poderá saber quanto custa ter o veículo que você deseja e se ele está dentro do que você pode pagar.

Mas não se engane! O carro que você quer nem sempre é o carro que você precisa ou pode ter. Na hora de listar as características, foque no que é essencial, aquilo que realmente fará a diferença em sua rotina.

Se ater a detalhes de design e funções extras, por exemplo, só irá encarecer seu veículo e fazer você fugir do seu orçamento.

Planilha de cálculos, calculadora, lápis e moedas empilhadas junto a miniatura de carro
O carro ideal para você precisa caber no seu orçamento, ou pode se tornar um problema (Imagem: Freepik)

2- Foco nas necessidades

Apenas listar características não é o bastante para encontrar o carro ideal para seu perfil, pois você pode se empolgar e perder o foco. Por isso, para começar, tente responder a seguinte pergunta: “O que eu preciso em um carro para cumprir tudo o que faço na minha rotina?”

Para ajudar na sua resposta, você pode pensar em quantas pessoas irão utilizar o carro, por exemplo. Se você pensou que ter um hatch compacto era o ideal para você, mas não considerou que tem uma família com cinco pessoas, então não avaliou sua real necessidade – um carro para muita gente.

Além disso, não dá para esquecer o mais importante, ou seja, para qual finalidade você quer um carro. Seja para viagem, trabalho ou rotina, você precisa buscar um modelo que atenda ao seu uso: afinal, de nada adianta investir em um automóvel para viagem se você não tem o costume de viajar. 

3- Pesquise

Toda a investigação em torno do orçamento, de características e necessidades só é possível de uma forma: pesquisando. É isso mesmo! Se você não pesquisar, você não encontrará o carro ideal para você. 

E toda essa busca pode envolver uma série de detalhes, como a categoria de carro que se encaixa no seu perfil, quais modelos possuem as características que você precisa e são compatíveis com as suas necessidades, além de valores, é claro.

Dentro da sua pesquisa, você também pode considerar as formas de comprar um veículo, métodos de pagamento e, principalmente, gastos futuros com manutenção e taxas - afinal, de nada vale investir em um automóvel se você não puder mantê-lo.

Diante disso, você pode pesquisar consumo de combustível e custo médio da revisão, bem como valores de IPVA, licenciamento do veículo e cotação de seguro. 

4- Considere comprar usados e seminovos

Se mesmo avaliando todos os itens anteriores você percebeu que ainda está longe de conseguir ter o carro que precisa e que se encaixa em seu perfil, talvez seja o momento de considerar outras opções: os usados e seminovos.

É sempre interessante, antes de considerar um carro zero km, cujo valor está longe de caber no seu orçamento, pesquisar opções de usados e seminovos. E a razão é simples: talvez você esteja desistindo de um modelo perfeito para você por conta do investimento alto, sem avaliar alternativas mais acessíveis.

O mesmo modelo que o encantou, usado ou seminovo, pode ter um custo muito mais atrativo e atender a tudo o que precisa em um veículo. E o melhor de tudo é que o mercado está cheio de ótimas opções de usados e seminovos que não perdem em nada para os novos. 

Por isso, não deixe de comparar modelos usados e seminovos também: com o mesmo valor de um compacto novo, por exemplo, você pode conseguir um modelo mais espaçoso, usado ou seminovo.

Close traseiro de homem dirigindo carro com a mão no volante
Fazer test drives é uma das melhores forma de avaliar se um carro é ideal para você (Imagem: Pexels)

5- Faça test-drives

Você já fez contas, avaliou orçamento, listou características, reviu necessidades, considerou usados e seminovos, mas, de nada vai adiantar investir no carro que você acredita ser perfeito para você, se você não fizer um test-drive antes e experimentar o veículo na prática.

Antes de tomar qualquer decisão, é muito importante que você avalie a sua experiência com o automóvel e sinta como é a direção, como é o conforto, se você conseguirá se adaptar ao carro e se ele suprirá suas expectativas.

É ver - ou melhor, dirigir - para crer.

Onde encontrar o carro ideal para você

Com o check-list acima feito, você está bem perto de conseguir ter o carro perfeito para você. Só falta um detalhe: onde encontrar o veículo ideal?

Hoje em dia, as formas de se adquirir um carro são diversas. Talvez você até conheça os métodos mais tradicionais, como comprar em lojas e concessionárias ou se envolver em  negociações particulares.

Mas o que talvez não saiba é que já começam a surgir outras alternativas, métodos inovadores que oferecem a facilidade de negociar automóveis de modo prático e rápido por meio de soluções tecnológicas.

O jeito tradicional de comprar carros

Os métodos tradicionais de negociação de carros você já conhece, certo? 

Estamos falando das lojas e concessionárias, com seus estoques de veículos, e da compra independente, adquirindo o carro diretamente de um proprietário particular.

Tanto uma maneira quanto outra oferecem vantagens e desvantagens. Comprando em lojas e concessionárias, pode ser mais fácil encontrar uma gama maior de modelos em um mesmo local e talvez você atravesse uma burocracia menor, já que isso fica por conta da empresa. Apesar de oferecerem uma curta garantia nos veículos, a maior desvantagem desse tipo de compra talvez esteja nos valores abusivos cobrados pelos lojistas, que precisam lucrar com a venda.

Negociar com um proprietário particular pode evitar esses abusos nos preços e a negociação se torna bem mais flexível. A parte ruim é que pode ser estressante lidar com pessoas que você não conhece, além de enfrentar toda a burocracia com documentação sozinho - sem falar na falta de segurança em comprar um carro cuja procedência você não conhece.

O jeito moderno de comprar carros

A boa notícia é que já existem novos meios de negociar a compra ou a venda de um automóvel aplicando mais tecnologia a esse processo. 

É isso mesmo! Muitos sites e aplicativos estão se estabelecendo no mercado automobilístico e proporcionando soluções inovadoras para melhorar sua experiência de compra.

É nesse cenário de novidades que a CARUPI apresenta sua plataforma inteligente que permite comprar ou vender seu carro de forma rápida, prática e fácil. O melhor de tudo? Tudo pode ser feito pelo app.

Rapaz sentado em sofá de casa acessando aplicativo CARUPI em seu smartphone
Serviços inovadores como a CARUPI ajudam a encontrar o carro ideal sem erro para você (Imagem: Freepik)

Para encontrar o veículo perfeito para você, basta conferir nosso catálogo de automóveis seminovos e usados - todos previamente avaliados pelo nosso time de analistas - e encontrar aquele pelo qual se interessa mais. A vantagem é que você pode filtrar os resultados com base nas suas necessidades e características! 

Nossa equipe irá se encarregar de toda a negociação e documentação necessária para a compra do seu novo carro. Quer mais? Você não precisa sair de casa para nada, nem mesmo para o test-drive: a CARUPI leva o veículo que quiser até você para que possa experimentar e se certificar de que essa é a melhor escolha!

E aí? Animado para encontrar o carro ideal para você de um jeito fácil, seguro e confortável? Confira os carros da CARUPI agora mesmo, e não esqueça de ler outras matérias como essa em nosso blog.