COMPARTILHE EM SUAS REDES

Carro novo na garagem? A gente aposta que bateu aquela vontade de rodar com ele por aí para curtir a estrada, não é?

Escapar do tumulto da cidade e dirigir sem pressa, curtindo a paisagem e a companhia de quem quer que tenha embarcado com você na aventura, é um dos melhores programas, com certeza! Ainda mais nos dias de hoje, com as restrições a locais fechados e a aglomerações, a estrada talvez seja um dos lugares mais seguros - em certo sentido, claro - que você poderia estar.

Abrir os vidros, deixar o vento entrar e sentir o controle do carro em suas mãos por algumas horas pode ser o programa perfeito para o próximo final de semana - que tal? Mas se pintou um compromisso e ainda não será dessa vez que você poderá dirigir por aí, uma boa pedida é começar a se inspirar com os melhores filmes de estrada.

Embora não seja uma categoria oficial de cinema, o filme de estrada - ou road movie - se tornou quase um gênero cinematográfico próprio, arrastando fãs de todo o mundo por seus roteiros com belas paisagens e cenas de tirar o fôlego. Muitos se tornaram verdadeiros clássicos da sétima arte, inclusive!

Escolher qual filme de estrada você vai assistir é como escolher seu próximo carro no catálogo da CARUPIi: em ambos os casos, são tantas e tão boas opções que, talvez, você acabe se sentindo um pouco indeciso! :)

Por isso, como a CARUPI existe para facilitar sua vida, selecionamos 5 indicações de road movies incríveis para você curtir e viajar, mesmo que na telinha! Você vai perceber que cada sugestão é muito diferente da outra, mas todos os filmes mostram como um carro pode ser um dos maiores companheiros de sua aventura.

Confira a lista abaixo, prepare a pipoca, aperte o play e acelere!

  1. Pequena Miss Sunshine
  2. Thelma & Louise
  3. On The Road
  4. Férias Frustradas
  5. Árido Movie

01 - Pequena Miss Sunshine (2016)

Nesta aventura doce e divertida, a família um tanto quanto disfuncional dos Hoover - o pai, sua esposa, um tio, um irmão e o avô - viajam até a Califórnia em uma charmosíssima Kombi amarela (que é praticamente um personagem do filme) para que a filha caçula possa participar do Concurso Little Miss Sunshine.

A viagem - e a própria decisão de cair na estrada - não começa sem muitos desentendimentos familiares e confusões, testando a sanidade de todos os envolvidos. Mas este filme de estrada mostra como atravessar os Estados Unidos dentro de um carro pode ser a melhor forma de curar feridas e revelar como alguns laços familiares são mais fortes do que se imaginam.

Onde assistir: YouTube | Google Play | Telecine Play

02 - Thelma & Louise (1991)

Este clássico filme de estrada do cinema, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor roteiro original e um verdadeiro estandarte do feminismo, mostra como toda estrada sempre reserva surpresas a seus viajantes.

Nesta história, a tranquila dona de casa Thelma (Geena Davis) e sua amiga Louise (Susan Sarandon), uma garçonete, resolvem partir em uma curta viagem de pesca dirigindo um Ford Thunderbird 1966. Porém, o passeio se transforma em uma fuga sem fim da polícia após Louise atirar e matar um homem que tenta violentar Thelma em um bar. Já pensou?

Louise decide fugir para o México, e Thelma, que foi salva da agressão por sua amiga, se junta a ela. A partir daí, inúmeras situações inesperadas acontecem com a dupla enquanto aceleram pela rodovia e se escondem do detetive Slocumb (Harvey Keitel), que tenta convencer as mulheres a se renderem. Antes do final surpreendente dessa jornada de libertação e descobertas, Thelma ainda se apaixona pelo jovem ladrão J.D.- interpretado por um Brad Pitt com apenas 26 anos na época.

Onde assistir: iTunes

03 - On The Road (2012)

Baseado no icônico romance de Jack Kerouac de 1957, "On the Road" nos conta a história de Sal Paradise, um jovem escritor em início de carreira que acaba de perder seu pai, e cuja vida é abalada quando se torna amigo de Dean Moriarty, um jovem de espírito livre casado com Marylou, de 16 anos.

Entre idas e vindas viajando pelo país e conhecendo muitos novos amigos e pessoas de diferentes backgrounds, Sal e Dean decolam em uma busca pessoal pela liberdade, cada um à sua maneira, fugindo do conformismo e do conservadorismo que os cerca, e rumo a tudo o que a vida pode lhes reservar. Isso tudo, claro, entremeado por muito whisky e jazz.

Um dos destaques de On The Road é a direção do brasileiro Walter Salles - que cruzou os Estados Unidos com o icônico carro Commodore Hudson 1949 do filme para capturar a essência da paisagem do país antes das filmagens - e produção executiva de ninguém menos que Francis Ford Copolla.

Onde assistir: Claro Vídeo

04 - Férias Frustradas (1983)

Como esquecer desta verdadeira lenda dos road movies? Férias Frustradas tem tudo o que um filme de estrada - e de comédia - pode ter, inclusive um hilário Chevy Chase em sua melhor forma.

Na história - refilmada em 2015 com Ed Helms no papel de Chase - o atrapalhado pai de família Clark Griswold resolve oferecer a sua esposa e seu casal de filhos algo que sempre havia prometido: uma divertida viagem até o parque de diversões Walley World, na Califórnia.

Porém, o passeio familiar começa a perder a graça com a sequência de problemas e confusões nos quais os Griswolds se metem: enquanto Clark desenvolve uma fixação doentia por uma bela mulher dirigindo um carro esporte, a família enfrenta todo tipo de adversidades, desde a mecânica do carro - um Wagon Queen Family Truckster criado especificamente para o filme, com base em um Ford LTD Country Squire 1979 - até a morte de um membro da família.

Eles chegam a Los Angeles, finalmente, mas, quando Clark percebe que a diversão de sua família ainda corre risco, este destemido pai de família resolve agir impulsivamente para garantir a alegria de todos - inclusive do público, claro. Garantia de belas paisagens e boas risadas!

Onde assistir: iTunes | Google Play

05 - Árido Movie (2005)

É claro que não poderíamos deixar de lado o nosso glorioso cinema nacional, certo? Temos ótimos filmes de estrada rodados por aqui, com aquele tempero brasileiro que deixa a história mais especial, e nos aproxima dos personagens - e das paisagens também!

Em Árido Movie, Jonas (Guilherme Weber) mora em São Paulo, onde é um reconhecido “homem do tempo” de uma grande emissora de televisão. Com a notícia do assasinato do pai, ele viaja até sua cidade-natal, no Vale do Rocha, interior de Pernambuco, para o enterro. Sem saber, um grupo de velhos amigos de Recife resolve acompanhá-lo, pegando a estrada em um incrível Opalla SS conversível cheio de estilo.

Enfrentando muitos problemas e aventuras para chegar ao seu destino, Jonas acaba recebendo carona de uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão nordestino - região que muitos críticos de cinema dizem ser o nosso western.

Ao chegar à cidade, ele encontra uma parte da família que não conhecia até então, e descobre que foi “escolhido" para vingar a morte do pai. Isso faz com que Jonas - e outros personagens da trama - acabem se envolvendo em diversas situações de risco que nunca imaginaram viver enquanto moravam na cidade grande.

Curiosidade: o diretor de Árido Movie, Lírio Ferreira, filmou mais um road movie brazuca, o Acqua Movie, de 2019, que dialoga com a obra passada e onde o carro em destaque é um Jeep Renegade.

Onde assistir: YouTube



E aí? Curtiu os filmes que indicamos? Ficou com vontade de conhecer essas histórias tão diferentes, mas que compartilham do mesmo cenário: a estrada?

Se você já viu algum deles, não tem problema: considere assistir novamente. Afinal, bons filmes são como belas rodovias: sempre vale a pena retornar e refazer o percurso mais uma vez. Se ainda não conhece os filmes, que tal se jogar nessas aventuras e conhecer novas histórias? Aliás, experimentar novidades e descobrir coisas novas que nos agradam é sempre uma grata surpresa.

É assim com a CARUPI: quem experimenta vender ou comprar carros com nossa solução inovadora não troca mais. Com a CARUPI, você curte uma nova forma mais prática, segura e esperta de fazer os melhores negócios com veículos.

Não vamos dar spoiler de nenhum dos road movies que indicamos, mas uma coisa podemos dizer: comprar, vender ou trocar seu carro com a CARUPI é certeza de final feliz!