COMPARTILHE EM SUAS REDES

Você já tentou comprar um carro usado ou seminovo pela internet e se deparou com um golpe? Infelizmente, esse tipo de prática tem se tornado cada vez mais comum.

Com detalhes da negociação passando despercebidos ou armadilhas muito bem formuladas, comprar um veículo em classificados online pode envolver, hoje em dia, altos riscos. 

E se os golpes na compra de carros usados pela internet são vários, o objetivo deles é um só: conseguir o seu dinheiro em troca de um produto que não existe ou está em péssimas condições, resultando em muitos prejuízos,  processos na justiça e gastos com advogados na tentativa de recuperar o investimento perdido.

Dessa forma, entender quais são os principais golpes e armadilhas na compra de carros usados pela internet é essencial para não cair nesse tipo de cilada e se arrepender depois. Neste artigo, você fica sabendo quais são eles e como fugir de situações como essas.

Principais golpes na compra de carros pela internet

O mercado de carros usados e seminovos tem crescido consideravelmente nos últimos anos: recentemente, em dezembro de 2020, a venda de automóveis usados registrou um aumento de 23,6%, superando o período pré-pandemia. 

Esse cenário fez com que a quantidade de golpes aplicados na compra de carros usados pela internet aumentasse em diversas regiões do país. No Sul de Minas, por exemplo, foram registrados 140 golpes pela Polícia Civil, 7,6% a mais que no mesmo período do ano anterior. Confira alguns deles a seguir e preste atenção para não se tornar a próxima vítima.

1 - O golpe do sinal

Sabe aquele anúncio que parece bom demais para ser verdade? Pois é: talvez não seja verdade mesmo. Duvidar antes de acreditar em um carro que parece perfeito pode ser a alternativa mais inteligente e segura nessa hora.

O golpe do sinal é um dos principais na compra de carros pela internet. Funciona assim: o criminoso por trás da negociação solicita um “sinal” em dinheiro antes mesmo de mostrar o veículo, pois justifica que outras pessoas também desejam o veículo e a procura é grande, já que a oferta é tentadora.

A verdade é que, provavelmente, não há mais ninguém interessado pelo automóvel e o suposto vendedor só faz isso para conseguir, ao menos, uma parte do seu dinheiro, porque sabe que, se for descoberto, acabará sem nada.

Por isso, sempre desconfie de anúncios que solicitam um adiantamento para reservar o carro com depósito em contas bancárias que não estão no nome do anunciante. 

2 - O golpe da foto falsa

Outro famoso golpe por trás da compra de carros pela internet é o da foto falsa. 

É muito comum encontrar anúncios incríveis, com fotos lindas, mas, quando o negócio é concluído e o veículo é entregue – isso se for entregue – o carro não era nada do que foi apresentado.

Em geral, estelionatários tiram fotos de automóveis de concessionárias, usam imagens da internet ou utilizam programas de edição para deixar o carro em perfeito estado e chamar sua atenção.

Compradores desatentos podem ser presas fáceis desse tipo de armadilha. 

3 - O golpe do veículo de locadora

Um outro golpe muito aplicado atualmente na internet na compra de carros usados e seminovos é o do veículo de locadora.

O que acontece é um tanto quanto inacreditável:  o suposto vendedor vai até uma locadora de automóveis, aluga um carro por determinado período de tempo, cria um documento falso com ajuda de “despachantes amigos” e anuncia o veículo na internet.

Quando surge um interessado e ele confere o documento no nome do anunciante, considera ser uma venda real e deposita o valor pedido pelo carro. No entanto, quando o veículo perde sua validade na locadora e não é devolvido, ele fica bloqueado e a justiça é acionada. 

Só então o comprador entende que caiu em um golpe e perdeu seu dinheiro, para sua tristeza.

Vários cartões de crédito de bandeiras Mastercard e Visa
Pedidos de pagamentos antecipados como forma de reservar o carro costumam ser golpes (Imagem: Pexels)

4 - O golpe do carro apreendido

Uma situação muito similar à do carro de locadora é a do veículo apreendido. Esse é, também, um golpe comum, aplicado com frequência por criminosos. 

A promessa dessa cilada é que o vendedor garante comercializar automóveis sob controle da polícia, que estão em processo de leilão por conta de falência, bloqueados por falta de pagamento e com excesso de multas – ou seja, todos aqueles veículos que ficam no famoso “pátio”.

A triste notícia é que, atraídas pela oferta chamativa, muitas pessoas ainda caem nessa armadilha, efetuam o pagamento antecipado antes de receber o carro e acabam sem sequer vê-lo, já que o falso anunciante desaparece com o dinheiro, sem possibilidade de contato.

5 - O golpe do test-drive

Por último, temos o golpe do test-drive. O criminoso se passa por um comprador e se mostra muito interessado em um anúncio. Provavelmente, ele insistirá bastante em ver o carro para se certificar de que está tudo certo, e vai solicitar um test-drive. 

O perigo mora, justamente, aqui: ao sair com o automóvel para testá-lo em movimento, o sujeito foge e nunca mais retorna.

Trata-se de um golpe bastante súbito, que necessita de muita observação e cautela de sua parte para que não seja prejudicado. Mesmo o criminoso não sendo o vendedor, quem continua saindo no prejuízo é você.

Como fugir de golpes na compra de carros pela internet

Diante de tantos golpes - alguns tão bem planejados que se torna difícil identificá-los com a antecedência necessária - algumas atitudes preventivas  podem evitar esses episódios.

Nada de dinheiro antecipado

O primeiro passo para não cair em golpes na compra de carros usados pela internet é, de forma alguma, fazer pagamentos antecipados de modo a garantir a reserva do veículo. 

A suposta concorrência crescente pelo automóvel é apenas o chamariz para que muitas pessoas caiam nesse golpe. É claro que, em algumas ocasiões, quando o vendedor é verificado e sua procedência é conhecida, bem como a do carro, as transferências parciais podem ser consideradas na reserva de um veículo muito disputado. 

É importante, apenas, que você seja prudente e somente faça isso se tiver total certeza que todas as informações são verídicas, de preferência com a proteção de um contrato entre as partes e algum tipo de referência do vendedor ou da empresa de quem você estiver comprando.

De olho no Detran

A frase “o golpe está aí, cai quem quer” nunca fez tanto sentido quando o assunto é a compra de veículos usados pela internet. 

Hoje em dia, é muito fácil saber se um carro realmente existe e em quais situações ele se encontra. Pelo Detran de cada estado, é possível consultar todas as pendências de um automóvel, sabendo de todas as multas que possui e se tem documentos regularizados conforme a lei.

“Mas como eu faço essa consulta?”. Existem algumas formas de fazer isso: por meio da placa do carro, do número RENAVAM ou pelo número do chassi. Dependendo do estado em que o veículo está registrado, pode ser que mais de uma informação seja solicitada. 

Por isso, para garantir que nada dê errado, tenha em mãos ou solicite ao suposto vendedor, depois de conhecer o carro, o número do Renavam para conseguir acessar todos os dados registrados do automóvel em questão.

É sempre bom lembrar que quando o anunciante não tem nada a esconder, ele provavelmente até irá fotografar todas essas identificações para você. Caso contrário, não tenha medo de pedir e fazer sua própria pesquisa. Se os números forem negados a você, desconfie na mesma hora! 

Homem dirigindo carro e fazendo test-drive
Momento do test-drive também é usado por golpistas para aplicar crimes (Imagem: Pexels)

Foco na foto

Mesmo anúncios de golpistas podem incluir fotos excelentes. Mas nem tudo que reluz é ouro, diz o antigo ditado.

Se você não quer cair em armadilhas – e acreditamos que não queira – nunca deixe de conferir se as fotos parecem verdadeiras. Preste atenção ao local em que a fotografia foi feita, objetos próximos, cenário, entre outros.

Uma foto editada, por exemplo, pode ser detectada com um simples zoom. Muitas vezes, se a edição não é bem feita, ela deixa algumas pistas, como borrões, diferença de coloração brusca, pixels deslocados aparentes e mais uma série de detalhes que mostram que houve um tratamento na imagem. 

Até fotografias reais, sem edição, podem ter sido retiradas de algum outro website, principalmente de locadoras, lojas e concessionárias. Olho aberto!

Conseguir identificar um golpe pela fotografia não é para qualquer um, mas treinar o olhar é um passo importante para não cair em ciladas. Além disso, antes de qualquer pagamento, conheça o carro pessoalmente e não acredite apenas nas fotos publicadas.

Atenção ao test-drive

Essa dica é para quem tem um carro anunciado e não quer ter surpresas na hora de encontrar com o interessado.

O golpe do test-drive pode ser difícil de ser identificado, mas muito fácil de ser evitado. Com todo o cuidado, preste atenção em sinais que mostrem algo suspeito ou estranho, não importa o momento. 

Além disso, jamais deixe um estranho sair com o seu veículo sozinho. Você não o conhece e não sabe o que pode acontecer. É sempre bom acompanhar o test-drive e, inclusive, conversar com o interessado o tempo todo.

Se, por qualquer razão, você entender que as chances de cair em um golpe são reais, cancele a visita. Ao menos o automóvel segue sendo seu. 

Negocie em sites confiáveis

Por último, mas não menos importante: negociar carros usados em sites confiáveis é essencial para não cair em armadilhas inesperadas e se ver enganado. 

Hoje em dia, a tecnologia faz com que inúmeras plataformas para compra e venda de veículos usados apareçam na internet. No entanto, não dá para confiar que todas elas terão seus vendedores verificados.

Sendo assim, alguns passos ajudam a saber se você realmente está negociando em um site com credibilidade: verificar a URL de acesso; conferir se o endereço do site não possui nenhum caractere estranho; pesquisar em sites de reclamação o que as pessoas estão dizendo sobre a plataforma; entender como o site funciona e se ele tem o costume de verificar seus vendedores; e, principalmente, se o endereço possui certificação de segurança.

Ainda que tudo pareça estar livre de problemas, evite negociar em sites dos quais nunca ouviu falar e não tenha recebido recomendações. Se a própria plataforma não é transparente quanto aos seus serviços, o que dizer dos anunciantes?

Atualmente, é possível encontrar sites especializados na compra e venda de automóveis na internet, que oferecem serviços confiáveis e que não colocam você em emboscadas. A CARUPI é um deles.

Como comprar seu carro online com a CARUPI e evitar golpes

A CARUPI nasceu com um simples propósito: tornar a compra e venda de carros pela internet um processo simples, fácil, rápido, seguro e livre de golpes. 

Nosso foco é proporcionar a melhor experiência de negociação em um serviço concierge que cuida de cada detalhe. Lembra de todos os passos que você precisa tomar para se certificar de que não está caindo em um golpe? Nós tomamos eles por você.

Com a CARUPI, todas as transações financeiras, seja para quem compra ou para quem vende, são realizadas ao final do processo, quando todos os papéis já foram assinados e o carro foi, de fato, vendido. Ou seja: nada de pagamento antecipado.

Não sabe dizer se a foto do anúncio é verdadeira? Nós sabemos. Afinal, fomos nós que fizemos! 

Mulher sentada em sofá digitando em notebook em ambiente moderno e casual
Comprar e vender carros com a CARUPI é garantia de segurança total nas negociações (Imagem: Pexels)

Quando alguém opta por vender um carro com a CARUPI, enviamos uma equipe de fotógrafos profissionais para fazer um ensaio incrível do veículo, de forma que todos os detalhes se tornem bem visíveis. As fotos são todas padronizadas e, com isso, além de destacar os atributos do carro e atrair interessados - o que é ótimo para quem vende - também garantimos que nenhum carro é “fake”, o que é perfeito para quem compra.

E não é só isso. Nosso test-drive em casa garante que nenhum golpe possa ocorrer durante a negociação: sempre que alguém quiser experimentar seu carro, nossa equipe agenda a retirada do veículo em sua casa e leva até o interessado, acompanhando todo o passeio. Você tem a opção de ir junto, caso queira. 

Quer mais segurança? Todos os test-drives contam com seguro e são feitos com GPS e monitoramento de velocidade e aceleração. Assim, caso algo pareça errado e saia do controle, estamos preparados para tomar todas as providências necessárias. 

Por último, vale lembrar que todos os carros em nossa base de veículos passam por perícia e contam com a garantia do laudo cautelar. Com toda a segurança e comodidade que a CARUPI oferece, você vende e compra carros usados e seminovos na internet sem nenhum risco - e com todo conforto.

Se você curtiu esse artigo, vai gostar de conhecer um pouco mais sobre os itens para observar antes de comprar um veículo usado.