COMPARTILHE EM SUAS REDES

Você comprou o carro dos seus sonhos, mas alguns anos se passaram e agora, na hora de vendê-lo, você está tendo problemas? Essa é uma situação muito comum entre proprietários de veículos. Carros valorizados em determinado momento podem perder seu valor rapidamente, tornando-se um drama na hora da revenda. 

Talvez, por esse motivo, muitas pessoas gostam de comprar carros prevendo o momento de vendê-los, considerando uma provável desvalorização do veículo. Afinal, há vários aspectos que devem ser avaliados antes de se comprar um veículo. 

E mesmo que não haja a intenção prioritária de comprar um automóvel pensando em uma futura revenda, provavelmente chegará o dia em que vender seu carro será necessário, por diversos motivos.

Com isso, saber qual é o momento certo de vender um carro e conhecer alguns modelos mais fáceis de negociar acaba ajudando na hora de vender seu veículo por um bom valor. Assim, neste artigo, você vai ler sobre:

Quando devo vender meu carro?

Por mais que você já compre um carro pensando na revenda, é sempre bom entender, antes de mais nada, quando é o momento certo para vender um veículo. Afinal, para quê se desfazer de um modelo que se encontra em excelentes condições, certo?

Gastos inesperados

O primeiro ponto que indica se o seu automóvel realmente precisa ser vendido é o financeiro. Ao adquirir um carro, alguns custos devem ser sempre considerados, como combustível, manutenção e pagamentos de taxas e documentos. Porém, se ao longo do tempo gastos inesperados aparecem com maior frequência, algo está errado.

Custos com documentação e combustível são previsíveis e razoavelmente controláveis, mas manutenções excessivas costumam ser alarmes para o proprietário. Um problema ou outro sempre pode surgir, mas quando o carro passa a sugar seu orçamento, é hora de pensar em um modelo mais econômico. 

Revisões e manutenções periódicas existem com a função de prevenir problemas maiores em médio e longo prazo, bem como acidentes ou panes inesperadas. Com isso, se seu veículo vai ao mecânico com uma frequência maior do que a natural, talvez seja melhor repensar e avaliar se não está na hora de trocar o automóvel. 

As peças podem ter se desgastado de tal forma que, às vezes, é mais vantajoso comprar um carro mais novo do que deixar todo o seu dinheiro na oficina, sem solucionar o problema.

Carro parado à beira da estrada com capô aberto e homem consertando
Problemas recorrentes indicam que é hora de vender seu carro (Imagen: Pexels)

Necessidade de atualização

Ainda, pode ser que esteja tudo bem com a parte mecânica do seu veículo, mas suas necessidades mudaram e você precisa atualizá-lo. 

Por exemplo, se você comprou um carro compacto e agora a família cresceu, então possivelmente chegou o momento de pensar em mudar para um novo modelo. 

Da mesma forma, se você tem um carro maior com assentos ociosos e não quer mais se preocupar em estacionar em vagas apertadas, chegou a hora de considerar a troca por um carro menor.

É importante refletir: nem sempre o veículo ideal é o mais novo, o mais moderno ou o mais caro, mas sim aquele que atende às suas necessidades atuais.  

7 carros usados fáceis de vender

Se você percebeu que está na hora de vender o seu carro, é preciso entender se o modelo que está em sua garagem é fácil de negociar ou não. Se ele estiver em nossa lista, parabéns: sua venda deve ser mais tranquila! 

Agora, se seu carro não está em nossa lista, não se preocupe: continue lendo e descubra como existem soluções inovadoras na venda de carros usados e seminovos que vão tornar sua negociação muito mais tranquila e segura.

Vamos adiante, conhecendo quais são os 7 carros usados mais fáceis de vender atualmente?

1 - Volkswagen Gol

Em 2020, o VW Gol completou 40 anos de história como o modelo mais produzido, vendido e exportado do Brasil até a atualidade.

Isso já diz tudo, certo? Todo o seu tempo de vida no mercado fez com que o Gol se tornasse um dos carros mais fáceis de vender: possuir um de seus modelos provavelmente fará com que você o negocie mais rápido do que imagina.

A produção continua firme e, inclusive, há uma nova linha no mercado: o VW Gol 2021, com motor 1.0 e câmbio manual, além de uma versão premium com motor 1.6 e câmbio automático. 

Se esse é um carro que atende suas necessidades, vale a pena pesquisar todos os modelos existentes e escolher o melhor para você. Se você já tem um e quer vendê-lo, os interessados devem aparecer com facilidade.

Carro Gol da Volkwagen transitando por rua de cidade ao final de tarde
Gol, da Volkswagen, é um dos carros usados mais fáceis de vender (Imagem: VW/divulgação)

2 - Fiat Palio

Como rival direto do Gol, temos o Fiat Palio. Esse é também um dos carros usados mais fáceis de se vender, graças à sua estabilidade no mercado e vários anos de história. 

Sua primeira versão foi lançada em 1996 e, em 2018, a Fiat anunciou o fim da produção do modelo no Brasil. No entanto, o Palio segue sendo um carro muito procurado, já que ainda atende às necessidades de muitas pessoas, principalmente, por ser compacto e ter um valor acessível.

Por possuir inúmeras versões no mercado de usados, com modelos hatchback, sedã e a saudosa perua Palio Weekend, não será difícil encontrar compradores interessados no seu Palio.

3 - Ford Fiesta

O Ford Fiesta é outro modelo entre os carros usados mais fáceis de vender da nossa lista: com ele, você não terá muitas dificuldades de negociação, mesmo não carregando uma história de tanto sucesso quanto o VW Gol e o Fiat Palio.

Após 24 anos nas ruas, o Fiesta saiu de linha em 2019, com o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo (que antecedeu o recente encerramento das demais plantas de produção da montadora no país). Apesar de não ser mais destaque entre os carros novos, no mercado de usados é um veículo muito procurado e que faz bastante sucesso

Com uma grande quantidade de versões disponíveis, em suas quatro gerações, você não deve ter complicações para encontrar pessoas que desejam adquirir seu Fiesta, se você tiver um de seus modelos. 

4 - Chevrolet Onix

Outro carro fácil de vender é o Onix da Chevrolet. Em 2020, pelo sexto ano seguido, ele foi, inclusive, o carro mais vendido do Brasil. Se o Onix 0 km já vende bem, imagine no mercado de usados e seminovos, não é mesmo? 

Por conta disso, ter um Chevrolet Onix, em qualquer uma de suas versões, é uma grande vantagem na hora de colocá-lo à venda, principalmente entre os seminovos. 

O veículo deve chamar atenção, então, prepare-se para receber ofertas!

5 - Honda Civic

“E os modelos sedã? São fáceis de vender?”. Alguns deles com certeza são sim e o Honda Civic prova isso. 

Ainda em produção, e com uma linha 2021 no mercado, esse é um dos carros mais buscados da montadora japonesa: foram 20.449 unidades vendidas no ano de 2020, abrindo ampla vantagem sobre seu irmão menor Honda Fit, que teve 12.833 emplacamentos.

E a procura no mercado de usados e seminovos é ainda maior, por uma simples razão: quem tem um Honda Civic costuma cuidar muito bem do carro, e é comum que os proprietários recebam bons feedbacks no pós-venda pelo ótimo estado do veículo.

Se você tem um Honda Civic, já está certo que tem um excelente automóvel em mãos para vender sem grandes dificuldades, certo? Se você não tem, talvez seja uma opção muito interessante para obter pensando em uma futura revenda.

Carro Sandero da Renault em alta velocidade em rodovia durante o dia
Sandero, da Renault, também integra lista de usados que vendem com facilidade (Imagem: Renault/divulgação)

6 - Volkswagen Fox

Outra figurinha carimbada da Volkswagen na lista de carros usados mais fáceis de vender é o Fox, modelo mais equipado que o Gol e que conquista seus compradores por ser um hatch mais alto, ter bom custo-benefício e ganhar boas atualizações de linha.

É um modelo que continua em produção e, cumprindo com a promessa de recursos novos como forma de se manter no mercado, a versão de 2021 chega às concessionárias com uma série de mudanças nos equipamentos de série, como apoio de cabeça central, cinto de segurança de três pontos e Isofix.

A má notícia é que todas essas evoluções acabam encarecendo o produto. No entanto, é uma ótima aposta para o mercado de usados e seminovos, que ganha muito com modelos atualizados, sendo fáceis de serem trocados ou vendidos posteriormente.

7 - Renault Sandero

Quantos Renault Sandero você já viu na rua em um único dia? Provavelmente muitos, certo? Isso porque esse é também um dos carros mais fáceis de vender e um projeto da marca francesa que ganhou o mundo. 

No Brasil, o Renault Sandero foi responsável por vender, em 2020, mais unidades que o próprio Volkswagen Fox e Honda Civic: um total de 26.340 emplacamentos. 

Mas o quê, afinal, chama tanta atenção em um Renault Sandero? Seu principal diferencial é que, mesmo sendo um modelo hatch compacto, possui um bom espaço, maior que os concorrentes na mesma categoria. Isso atrai, muitas vezes, aqueles que querem um carro mais espaçoso, mas não desejam apostar em um sedã. 

Como vender e comprar carros usados com mais facilidade?

Após conhecer a lista dos carros usados mais fáceis de vender, pode ser que você se encontre em alguma das situações abaixo. 

Talvez você já possua um dos carros da lista – o que é ótimo se deseja vender. Por outro lado, pode ser que queira comprar um usado ou seminovo com bom mercado para uma revenda futura. Por último, talvez esteja vendendo um veículo que não entrou em nossa lista.

Seja qual for a situação, chegou a hora de conhecer a CARUPI: uma plataforma online que está revolucionando a venda e a compra de carros.

A CARUPI é uma solução prática e segura que vai facilitar a forma como você vende e compra um automóvel usado ou seminovo. Nosso exclusivo serviço concierge permite que você negocie seu veículo da forma mais confortável possível, sem sair de casa, e com valores justos.

Vender e comprar carros usados e seminovos é sempre mais fácil com a solução da CARUPI (Imagem: Pexels)

Como vender meu carro usado na CARUPI?

Independente de possuir um veículo fácil de ser vendido, vender um carro usado com a CARUPI é um processo sem complicações: nossos especialistas tiram fotos profissionais do seu automóvel, anunciam o carro em nossa plataforma e outras diversas do mercado, gerenciam o valor do anúncio – sempre considerando os principais índices, como a tabela FIPE e KBB –  e filtram os maiores interessados em comprar e as melhores ofertas.

Como comprar meu carro usado na CARUPI?

O catálogo de veículos da CARUPI possui diversos modelos usados e seminovos que são revisados e periciados, prontos para encontrar um novo dono. 

Para isso, oferecemos um leque de opções: um time de analistas ajuda a entender quais os principais fatores a serem considerados na compra, agenda test-drives, leva o carro até você sem qualquer custo extra e ainda consegue auxiliar com as melhores opções de financiamento e os processos burocráticos de transferência. 

Com isso, comprar e vender usados na CARUPI é fácil, rápido e seguro: você pode fazer tudo por meio do nosso app - para usuários Android ou iOS - ou website, até mesmo assinar todos os papéis de cartório referentes à transferência do automóvel no conforto do seu lar.

Conhecendo os carros mais fáceis de vender e a solução inovadora da CARUPI, ficou ainda melhor negociar veículos sem estresse, não é mesmo? 
Curtiu esse artigo? Não deixe de conferir outros como esse em nosso blog.