COMPARTILHE EM SUAS REDES

Atualmente, os smartphones se tornaram companheiros inseparáveis de nossa rotina, não é mesmo? E, acompanhando essa tendência, surge um enorme mercado de aplicativos para celular cada vez mais vasto e completo, sendo possível encontrar opções para praticamente tudo o que precisamos: desde ouvir música, ler um livro ou conversar com os amigos até fazer compras no supermercado e outras diversas finalidades.

Com, literalmente, milhões de apps disponíveis nas principais lojas, é claro que você, que dirige, não foi deixado de lado: existem uma série de opções de aplicativos que tornam sua vida mais fácil e simples - muitos auxiliam, inclusive, a economizar com o combustível ou negociar um carro novo.

No entanto, é sempre importante destacar, que, enquanto estiver dirigindo, é fundamental manter foco total no volante, nos outros carros, pedestres, bicicletas, semáforos e demais elementos do trânsito que demandam sua atenção. Só mexa no seu celular com o carro estacionado e desligado, combinado?

Confira a seguir alguns aplicativos bastante úteis para todo motorista ter em seu celular:



Oito aplicativos de celular para quem dirige 

1 - Carteira Digital de Trânsito

Já cansou de esquecer a CNH em casa? Com esse aplicativo, você estará salvo de ser parado sem a habilitação em mãos.

A Carteira Digital de Trânsito reúne todas as informações necessárias para que você saia de casa sem se preocupar em carregar o documento. Isso é possível porque ela substitui, oficialmente, a apresentação da habilitação em papel.

Além disso, o aplicativo consegue gerar um QR Code que permite a checagem da veracidade das informações da CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) - o famoso documento do carro. É, também, neste aplicativo que você pode consultar se recebeu alguma multa nos veículos que estiverem em seu nome.

A Carteira Digital de Trânsito está disponível tanto para usuários Android quanto iOS. É só fazer o download gratuito e curtir a aplicação.

Telas de celular mostrando aplicativo CNH Digital
Aplicativo da CNH Digital facilita a vida de quem dirige (Imagem: Serpro/divulgação)

2 - Gringo (Android/iOS)

E por falar em documento, quer ainda mais praticidade? Isso é o que o app Gringo promete entregar.

A ideia deste aplicativo bem brasileiro é oferecer um serviço de consulta para CNH, multas, IPVA, DPVAT e CRLV de forma digital, rápida e segura.

No momento, o app está restrito a consultas do estado de São Paulo, mas as funções são inúmeras: apenas inserindo a placa do carro e o CPF do proprietário, por exemplo, já é possível consultar todos os débitos e multas em aberto.

Isso sem falar que você pode consultar seus pontos na CNH, verificar se sua carteira está suspensa ou cassada, ver datas de vencimento de documentos, consultar o valor do IPVA e, além de tudo, ainda fazer os pagamentos necessários para se regularizar diretamente do aplicativo -- inclusive parcelando os débitos.

E fique tranquilo: todas as informações são retiradas diretamente do banco de dados do Detran SP, então não há riscos de informações erradas. 

Quer mais uma boa notícia? Tanto usuários Android quanto iOS podem contar com esse app e tornar a rotina com o carro mais prática.


3 - Drive Awake (iOS)

Já sentiu aquele sono enquanto estava na direção? Difícil controlar, não é mesmo? Mas você pode ter a ajudinha de um aplicativo: o Drive Awake.

O Drive Awake, criado por uma rede tailandesa de cafeterias chamada Café Amazon, é uma opção muito interessante de aplicativo e que pode ajudar muito na hora de dirigir: ele foi desenvolvido para motoristas que rodam por longas horas em seus veículos e que podem adormecer ao volante.

O aplicativo funciona da seguinte maneira: você posiciona o celular em um local onde a câmera frontal possa visualizar seu rosto. Assim, você terá um rastreamento facial em tempo real enquanto dirige. 

Bateu aquela sonolência? Não se preocupe. O Drive Awake vai reconhecer seus olhos fechando e irá emitir um alarme para que você desperte e faça uma pausa para um café. Por ser um aplicativo tailandês, você não irá encontrar uma cafeteria da rede próxima a você. Mas o principal benefício, que é detectar piscadas mais longas que o normal, funciona bem!

Atualmente, a ferramenta está disponível para smartphones com sistema iOS.


4 - Onde Parei? (Android)

Você é daqueles que vai ao shopping e esquece onde estacionou o carro?

Isso acontece com muitas pessoas, e é por isso que existe o Onde Parei. Esse é um aplicativo para usuários Android que agrada qualquer motorista desatento.

Para usá-lo, é muito simples: basta marcar o local onde você estacionou o carro usando o GPS do seu aparelho. Não se sente seguro ainda? Então experimente tirar uma foto de referência para guardar no aplicativo e ter certeza de que não vai se perder.


5 - Parkopedia Estacionamento (Android/iOS)

Se o seu problema não é encontrar o carro no estacionamento, mas sim achar uma vaga para estacionar, este aplicativo tem tudo para ser sua salvação.

Com alguns cliques, você encontra estacionamentos utilizando sua localização atual ou informando um endereço, e ainda consulta preços, disponibilidade de vagas em tempo real e pode filtrar os resultados com base em critérios como forma de pagamento, área para estacionar coberta, preço, entre outros. 

O Parkopedia abrange estacionamentos em 89 países ao redor do mundo, mas se não encontrar informações sobre o local que deseja, basta enviar uma solicitação para a plataforma: você será informado sobre o progresso da inclusão de vagas na região desejada.

O aplicativo está disponível para usuários Android e iOS

Interface do aplicativo de celular Fuelio
Com o app Fuelio fica mais fácil controlar despesas de seu carro (Imagem: Fuelio/divulgação)

6- Fuelio (Android)

Já pensou poder economizar com combustível todo mês? Pois o Fuelio está disponível para ajudar a reduzir ainda mais as suas despesas automotivas. 

Seu funcionamento é simples: você pode registrar nele os veículos que utiliza e gerenciar todas as suas informações, como quilometragem, valor do combustível, quanto o carro está consumindo, cálculo da troca de óleo e do filtro, além de outras despesas que também podem ser inseridas no aplicativo.

Usando o app, fica muito mais fácil ter controle sobre seus gastos e prever despesas futuras. 

O Fuelio está disponível, atualmente, para usuários Android e é um dos melhores aplicativos para Android de 2020.


7- Here WeGo (Android/iOS)

Para quem quer uma alternativa ao Google Maps e Waze, uma opção interessante é o Here WeGo.

Esse é um aplicativo que tem o objetivo de facilitar sua navegação pela cidade, oferecendo um planejamento inteligente antes de sair: você encontra vagas para estacionar e fica por dentro de como está o trânsito do seu percurso. Além disso, antes de se locomover, você pode comparar as rotas indicadas e escolher aquela que mais lhe agradar. 

Assim como o Maps e o Waze, o Here WeGo também funciona com o controle de voz, que indica todas as etapas para chegar ao destino final. E se errar o caminho, rotas alternativas são geradas, sempre considerando o trajeto mais rápido. 

O mais legal desse aplicativo é que você não precisa se preocupar com o uso da sua internet, já que é possível fazer o download de diversos mapas para navegar offline, inclusive de outros lugares, como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Canadá e mais de 100 países.


8 - CARUPI (Android/iOS)

Quem dirige também precisa de ajuda da tecnologia para comprar e vender seu carro, não é mesmo? Por isso, não podia faltar nessa lista o aplicativo da CARUPI, uma solução inovadora para a negociação de carros.

A CARUPI é uma plataforma para pessoas físicas que querem comprar ou vender carros usados e seminovos. E o foco é um só: evitar golpes e depreciações, entregando um bom negócio para todos. O serviço oferece vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende.

Quem está em busca de um novo automóvel vai encontrar um catálogo de veículos pré-avaliados por um time de especialistas que checam tudo para você: se o carro está em bom estado, se a documentação está em dia e muito mais. Tudo para que a segurança em fechar negócio seja total.

Como a CARUPI quer garantir uma compra livre de estresse e preocupação, você não apenas pode agendar um test-drive, como também recebe o carro em sua própria casa para experimentar. Demais, não?

Sabe o que você também pode fazer sem sair do conforto do seu sofá? Assinar toda a documentação de compra, com toda conveniência e segurança.

Homem acessando website e aplicativo da Carupi em casa
Serviço de compra e venda de carros inovador da CARUPI pode ser acessado via app ou website

Já quem vende com a CARUPI consegue fugir das cotações abusivas oferecidas por lojas e concessionárias para a compra e revenda do seu veículo. Para lucrar com o negócio, esses estabelecimentos podem trabalhar com valores de mercado até 30% abaixo da tabela FIPE, depreciando seu carro para rentabilizar a venda. Nada legal, não é? 

A equipe de analistas da CARUPI avalia todas as condições do seu carro antes dele ir para o nosso catálogo, produz fotos profissionais que chamam atenção nos anúncios e busca compradores compatíveis para fazer test-drives agendados, levando o veículo até os interessados.

Você é atualizado o tempo todo sobre como andam as negociações pelo seu veículo, com notícias frequentes sobre as melhores ofertas.

O app da CARUPI está disponível tanto para usuários Android quanto iOS, mas também é possível acessar o serviço pelo website. De um jeito ou de outro, vender e comprar carros ficou mais rápido, fácil e seguro com a CARUPI!

E aí? Curtiu nossas dicas de apps? Deixe seu comentário e conte para nós qual deles vai ser mais útil para você. E, claro, não se esqueça de conferir outros artigos em nosso blog.