COMPARTILHE EM SUAS REDES
Quem tem um carro sabe da importância da manutenção preventiva do veículo: além de aumentar a vida útil do automóvel e de seus componentes, ela também evita surpresas desagradáveis que podem deixar o condutor na mão quando mais precisa do carro – sem falar nas despesas inesperadas para resolver o problema.
A boa notícia é que muitos desses possíveis problemas com o veículo podem ser evitados de forma simples e com baixo custo: uma delas, por exemplo, é estar sempre de olho no nível do líquido de arrefecimento do radiador.
Por isso, nesse artigo você vai entender melhor como funciona o sistema de arrefecimento, quais são suas funções e como cuidar da manutenção do carro para diminuir o risco de que ocorra o superaquecimento do motor.
Índice
- O que é o sistema de arrefecimento do carro?
- O que é o líquido de arrefecimento?
- Como o sistema de arrefecimento do carro funciona?
- Qual a diferença entre líquido de arrefecimento e aditivo para radiador?
- Quando trocar o líquido de arrefecimento do veículo?
• Posso completar o líquido de arrefecimento com água? - Sinais de problemas no sistema de arrefecimento do carro
• Marcador de temperatura
• Nível do líquido de arrefecimento
• Fumaça saindo do motor - Cuidar bem do veículo evita surpresas desagradáveis
- Carros com a manutenção em dia? Vai de CARUPI!

Também conhecido como sistema de refrigeração, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o conjunto mecânico do veículo na temperatura ideal para o seu perfeito funcionamento, que é de 90°C. Isso ajuda a evitar que haja o superaquecimento do motor – especialmente nos meses mais quentes do ano – o que pode ser extremamente prejudicial, a ponto de comprometer a vida útil do carro.
As principais peças do sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d´água, sensor de temperatura, ventoinha, mangueiras, válvula termostática e líquido de arrefecimento.
Leia também: Dicas de cuidados com o carro no verão
O líquido de arrefecimento, ou líquido do radiador, é um composto responsável por manter uma temperatura ideal para que o motor do carro trabalhe de forma eficiente.
Composto por água desmineralizada e aditivo, o líquido de arrefecimento reduz tanto a possibilidade de fervura – pois aumenta a temperatura necessária de ebulição – como também o ponto de congelamento do fluido, permitindo um bom funcionamento à baixa temperatura ambiente.
Além disso, o líquido de arrefecimento também protege o sistema – bloco, cabeçote, bomba d’água e válvula termostática – contra desgastes excessivos e corrosões.

O líquido de arrefecimento circula por dentro do motor do carro e, por conta da queima da mistura de ar com combustível, tem sua temperatura elevada. Ele percorre dutos e mangueiras e é levado para fora do motor até chegar ao radiador.
Quando está no radiador, o líquido de arrefecimento percorre serpentinas e tem sua temperatura reduzida pela ventilação natural que vem da parte frontal do veículo. Quando necessário, uma ventoinha mecânica ou elétrica é acionada para ajudar no resfriamento. Depois, o líquido de arrefecimento, com a temperatura reduzida, retorna ao motor. O sistema é acionado por uma bomba de água.
Mas, caso alguma mangueira ou peça do sistema de arrefecimento apresente algum defeito, todo o processo pode ser comprometido.

Embora sejam comercializados com nomes semelhantes, e tanto o líquido de arrefecimento como o aditivo para radiador tenham a mesma função, que é proteger o sistema de arrefecimento contra corrosão e manter a temperatura dos componentes do motor mais equilibrada, existe uma pequena diferença entre ambos.
Para ser considerado um aditivo de radiador, o fluido deve conter em sua fórmula uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol), que é a composição química responsável por aumentar o ponto de ebulição e reduzir o de congelamento, mantendo a temperatura do veículo sempre controlada.
Já um fluido de arrefecimento não contém MEG (monoetilenoglicol) em sua composição, apesar de também servir para o mesmo propósito. Mesmo assim, em ambos os casos, é muito importante que o produto seja aprovado pelo INMETRO e siga as normas da ABNT.

Não há um padrão para a troca do líquido de arrefecimento, e essa substituição varia conforme o veículo e o tipo de fluido, que pode ser orgânico ou sintético. Alguns fabricantes recomendam a primeira troca ao atingir 30 mil km, ou em um ano. Outros orientam que a troca deve ser feita aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.
Para não haver dúvidas, consulte sempre o manual do seu veículo para saber o período recomendado para substituir o líquido de arrefecimento. Vale lembrar também que esse trabalho deve ser feito em oficinas especializadas, pois é um processo que exige a drenagem do líquido antigo e limpeza do sistema de arrefecimento antes de receber um produto novo.
A resposta para essa pergunta é muito simples: não! E os motivos são os seguintes:
- Somente carros antigos, que possuem carburador, utilizam água no radiador. Já os veículos mais modernos carburados ou com injeção eletrônica utilizam o líquido de arrefecimento, composto por água desmineralizada com aditivo.
- Utilizar água de torneira pode ser um grande problema, pois ela contém muitos minerais que poderão acelerar o processo de desgaste e corrosão das peças, além de prejudicar a refrigeração do motor.
- Como o sistema de arrefecimento do carro é fechado, não há como o líquido evaporar, e completá-lo pode apenas camuflar um problema sério, como um vazamento por exemplo.

Para saber se o sistema de arrefecimento do seu veículo está em ordem ou se é preciso ir ao mecânico para uma análise mais criteriosa, vale a pena ficar atento a alguns sinais de possíveis problemas.
No painel do veículo, há um marcador de temperatura do motor. Caso o sistema de arrefecimento esteja com algum problema, a temperatura aumenta e uma luz de alerta é acesa. Vale lembrar que para que os marcadores do painel funcionem, o carro deve estar ligado.
Como o sistema de arrefecimento é fechado e não há como o líquido evaporar, se o nível do líquido de arrefecimento estiver abaixo da marca de mínimo, é sinal de que alguma peça do sistema está danificada ou então existe algum vazamento.
Ao ter problemas com o arrefecimento, a alta temperatura fará o motor do veículo expelir muita fumaça. Nesse caso, leve o carro a uma oficina mecânica o quanto antes.
Ninguém precisa ser um especialista em mecânica automotiva, mas já deu para perceber que estar atento e bem informado sobre a manutenção do seu carro sempre ajuda a evitar dores de cabeça com despesas inesperadas e outros imprevistos.
O mesmo raciocínio também vale na hora de comprar um veículo usado ou seminovo: com algumas noções básicas de como os carros funcionam, as chances de alguém passar a perna em você, vendendo um veículo com problemas “maquiados” ou “disfarçados”, são reduzidas.
Agora, o ideal mesmo é comprar carros de fontes confiáveis como a CARUPI, que oferecem a segurança e tranquilidade que você deseja na hora de investir em um carro novo.

A CARUPI foi criada para que você nunca mais precise ferver a cabeça de tanta preocupação na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo. Somos uma startup de tecnologia que oferece uma solução única, onde todo o processo de compra e venda é acompanhado de pertinho por nossos especialistas, sem que você nem ao menos precise sair de casa.
Em nossa plataforma, você encontra uma grande variedade de veículos revisados à sua disposição – desde carros até 20 mil até carros de luxo – todos com garantia, laudo cautelar e os melhores preços. Você só terá o trabalho de escolher o modelo de sua preferência, que é levado até você para fazer um test drive completo, coberto por seguro.
Compra decidida? A CARUPI também resolve todo o trâmite burocrático e financeiro: encontramos a melhor forma de pagamento para você e providenciamos toda a documentação de venda até que o veículo esteja em seu nome e seja entregue no conforto do seu lar, sem riscos de golpes ou de surpresas desagradáveis com o carro.
Tem um veículo para vender? A CARUPI vende para você! Cuidamos de cada etapa do processo: ajudamos a definir o melhor preço, fazemos fotos profissionais do carro (em sua casa), anunciamos na web, levamos até os interessados para vê-lo de perto e ainda agilizamos toda a papelada da transferência até que o dinheiro seja depositado em sua conta.
Assim como o líquido de arrefecimento esfria o motor, com a CARUPI você pode esfriar a cabeça na hora de negociar veículos com toda tranquilidade e segurança. Acesse nosso site ou baixe nosso aplicativo e saiba mais!