COMPARTILHE EM SUAS REDES

Comprar um carro novo tem certas vantagens: a confiança de que ele não vai te deixar na mão, a menor probabilidade de manutenção nos primeiros anos, a burocracia com documentação é menor - já que o veículo sai da concessionária regularizado - e, principalmente, a garantia de fábrica, que pode chegar a cinco anos. No entanto, nem todo mundo ainda está disposto ou tem condições de investir em um veículo 0km. 

Diante disso, o veículo seminovo vem ganhando espaço a cada ano no mercado e se tornando uma opção mais interessante para quem precisa de um novo carro e não quer - ou não pode - comprometer um valor tão alto na aquisição.

Mas você deve estar se perguntando: “Um carro seminovo não é a mesma coisa que um carro usado?”. Vamos responder a seguir!

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

As diferenças entre um carro usado e um seminovo

Um carro seminovo, apesar de usado, tem algumas peculiaridades que o coloca em uma outra classificação, a de “quase novo”. Ele é considerado assim por conta de algumas características:

  • Tem menos de três anos de uso
  • Teve um único dono
  • Sua quilometragem é baixa, algo em torno de 15 mil km/ano ou menos
  • Está em ótimo estado de conservação, tanto por dentro quanto por fora 
  • Sua mecânica não apresenta problemas de funcionamento 

O carro usado, por sua vez, normalmente, já teve mais de um dono (embora isso não seja uma regra), tem uma quilometragem de rodagem maior e sua mecânica pode não estar em condições tão boas quanto a de um seminovo.

Quais são as vantagens de comprar um carro seminovo?

Agora que você já conhece a diferença entre um carro seminovo e um carro usado, podemos falar das vantagens de se comprar um carro seminovo. Algumas delas são: custo atrativo, garantia, seguro mais baixo, menor necessidade de manutenção, menores taxas e impostos, economia com documentação e flexibilidade na negociação. 

São muitos benefícios, não? Comprar um seminovo pode ser a melhor forma de dirigir o carro dos seus sonhos sem ficar no vermelho. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens de se comprar um carro seminovo?

1 - Seminovos possuem custo mais atrativo

Talvez a vantagem mais óbvia de se comprar um carro seminovo seja o custo mais atrativo. 

Podemos dizer que o preço do carro seminovo tem uma ótima relação “custo-benefício”, pois, entre um carro novo, com preço elevado, e um carro usado, com valor mais baixo, considerando aspectos como manutenção, mecânica e funcionamento, o seminovo oferece condições muito próximas às de um zero quilômetro, porém com um custo mais atrativo. 

Pode ser uma opção muito interessante para quem quer investir em um novo veículo sem comprometer seu orçamento e sua tranquilidade.

2 - Seminovos costumam ter garantia

Agora, imagine a seguinte situação: você deseja adquirir um carro, sem abrir mão da garantia de fábrica. No entanto, você ainda não tem condições de investir em um carro zero. E se disséssemos que isso é possível optando por um carro seminovo? 

Como o carro seminovo geralmente possui menos de três anos de uso e muitas montadoras oferecem garantias de fábrica que chegam a até cinco anos, é bem provável que você encontre opções de seminovos com a garantia válida. E o melhor: sem precisar pagar o valor de um carro zero quilômetro! 

Portanto, com um investimento menor, você poderá rodar em um veículo com um bom tempo de garantia, o que é uma tranquilidade extra na hora de fechar o negócio.

3 - Seminovos têm seguro mais baixo

Na mesma linha da garantia, vale a pena pensar no seguro. Sabemos que carros usados, dependendo do seu tempo de uso, não possuem mais a possibilidade de um seguro que os proteja de danos e furtos. 

Normalmente, carros usados próximos dos 15 anos de uso já encontram dificuldades com as seguradoras. Para importados, esse prazo pode ser bem mais curto: na média, apenas 5 anos.

Isso torna a opção do carro seminovo ainda melhor. Além de o seguro ser possível, já que possuem três anos de uso, o seu valor é muito mais acessível e competitivo se comparado ao seguro de um carro zero ou de um carro usado que já está depreciado.

4 - Carros seminovos exigem menor manutenção

Como você já sabe, uma alta quilometragem faz com que a mecânica dos carros comecem a se desgastar, e suas peças operem com um rendimento menor. É normal, portanto, que manutenções sejam feitas com uma certa periodicidade, a fim de evitar problemas maiores. 

Nesse sentido, como um carro seminovo saiu há menos tempo da concessionária, é natural pensar que a necessidade de manutenção de um veículo nessas condições será menor que a de um carro com maior tempo de uso.

Close up em calculadora e caneta sobre papel com planilha de custos
Seminovos possuem valores mais acessíveis, impostos mais baixos e costumam ser bem equipados (Imagem: Pexels)

5 - Seminovos têm menores taxas e impostos

Na hora de comprar um carro, não podemos deixar de pensar nas taxas e nos impostos que estão inclusos no valor final. Para um carro novo, que sai diretamente da concessionária, esses valores podem ser assustadores, dependendo do modelo e ano de lançamento. 

Já no caso do veículo seminovo, essas taxas e impostos tendem a se reduzir, considerando que o valor do carro é menor e que parte das despesas (como primeiro emplacamento) já foi paga pelo primeiro proprietário. 

Vamos comparar valores? O emplacamento de um carro novo pode chegar a R$1200, enquanto o de um carro seminovo custa em média R$200, já que só é necessário fazer a transferência. 

E tem mais: carros seminovos podem ter IPVA e DPVAT pagos, principalmente se forem comprados a partir do primeiro trimestre do ano. Caso ainda existam parcelas a pagar, basta uma conversa para entender se o antigo dono irá arcar com elas ou se você se responsabilizará por concluir o pagamento. Mesmo que você precise pagar, o valor é ainda menor que o de comprar um carro zero que sai direto da concessionária.

6 - Pelo valor de um 0km, é possível comprar um seminovo de categoria superior

Sim, sabemos que nada se iguala ao cheirinho de um um carro novo. Mas deixando esses fatores emocionais de lado, a lógica mostra que investir em um seminovo pode ser um negócio muito mais inteligente, especialmente para quem valoriza o conforto e a segurança em um veículo.

Como já sofreram a depreciação natural de mercado, muitos seminovos de categoria superior, bem equipados e com diversos itens de luxo, podem ser encontrados por valores equiparados a modelos zero quilômetro que saem de fábrica “pelados”. Analise com cuidado o que faria maior diferença na rotina da sua família antes de se decidir.

As diferentes formas de comprar um veículo seminovo

Com tantas vantagens, fica fácil perceber que a compra de um seminovo pode ser uma opção muito interessante para quem busca um ótimo negócio. Vamos conhecer, então, as diferentes formas de comprar um seminovo e onde encontrar as melhores opções?

A compra de um seminovo pode ser feita de algumas formas. As mais tradicionais são por meio de lojas e concessionárias ou de forma particular, diretamente com o proprietário.

Lojas e concessionárias 

Negociar um carro seminovo com lojas e concessionárias é uma boa opção para quem quer centralizar sua busca em um único local, que reúne diversos veículos prontos para testar, economizando tempo e esforço. Além disso, esses estabelecimentos costumam fazer uma análise técnica – ainda que superficial – nos carros que vendem, o que reduz a chance de você comprar um veículo problemático.

Mas não se iluda, pois a garantia oferecida não costuma passar de 3 meses. E negociar com esses vendedores pode ser uma tarefa árdua: como possuem um alto giro de clientes e precisam atingir sua margem de rentabilidade em cada venda, não espere por muitos descontos ou espaço para barganhar.

Salão de concessionária de veículos com carros em exposição
Lojas e concessionárias de veículos oferecem diversos modelos, mas embutem taxas nos valores (Imagem: Pexels)

Classificados/Particular

Já a compra diretamente com o proprietário do veículo, de forma particular, pode exigir mais paciência, justamente porque você precisa primeiro encontrar um dono interessado em vender um seminovo do jeito que você está buscando, pesquisando em classificados online e rodando por aí para conhecer de perto os carros de seu interesse. Depois de fechado o negócio, a papelada burocrática fica a cargo dos envolvidos.

Apesar da flexibilidade na negociação, que pode até ser vantajosa, esse é um tipo de negócio que não oferece muita segurança para o comprador: você, normalmente, não conhece a procedência do proprietário ou do carro, e pode se envolver em situações arriscadas ou acabar comprando um veículo com uma série de surpresas desagradáveis escondidas.

Existe outra forma de comprar um seminovo? 

E se você pudesse comprar um seminovo sem todas as complicações de uma negociação particular e com a mesma rapidez e praticidade de uma loja ou concessionária? 

Já existem soluções que oferecem a resposta para essa pergunta. A CARUPI, serviço inovador de compra, venda e troca de veículos, é uma delas.

Aqui na CARUPI, sabemos que a negociação de carros seminovos envolve algum estresse. Por isso, nossa plataforma de compra e venda de carros seminovos oferece uma maior comodidade para o comprador e para o vendedor, já que toda negociação é realizada por executivos especialistas no assunto, que tratam de valores, perícias e vistorias e, ainda, de toda a papelada. 

Além disso, a experiência oferecida pela CARUPI garante total segurança para os envolvidos: nosso time agenda os test-drives, busca o veículo na casa do vendedor e leva até o interessado, conforme a disponibilidade de cada um. O melhor disso? Você pode fazer todo esse processo por meio do nosso app ou site, sem sair de casa.

Comprar seminovos revisados sem sair de casa já é possível com a solução da CARUPI (Imagem: Pexels)

Com uma base de veículos que cresce a cada dia em nosso sistema, fica ainda mais fácil escolher a melhor opção de um seminovo para você comprar. 

Por fim, não poderíamos deixar de lado as formas de pagamento: até nessa hora nossa equipe ajudará você a encontrar as melhores maneiras de pagar, incluindo opções de financiamento facilitadas. É um serviço completo, que atende às principais demandas de quem vai comprar um carro: depois de encontrar o veículo ideal, você só precisa assinar – em sua casa, claro.

Agora que já conhecemos as vantagens de comprar um seminovo e as vantagens de utilizar uma solução inovadora e completa como a CARUPI, que tal conhecer um pouco mais de nossos serviços e, principalmente, conferir os veículos seminovos em nossa plataforma? 

Seu próximo carro pode estar a alguns cliques de distância!