COMPARTILHE EM SUAS REDES

Já ouviu um barulho no motor e não soube identificar o problema? Levou o carro na manutenção e recebeu o diagnóstico de que a biela estava com defeito? Essa é uma peça muito importante para o bom funcionamento do motor, e requer atenção.

Mas o que é a biela? Qual é, exatamente, sua função no motor e no automóvel? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas a respeito da biela – como quando fazer a manutenção e trocar a peça – bem como conhecer um componente essencial para o seu encaixe, que é a bronzina de biela.

Índice

Esquema em 3D mostrando funcionamento do conjunto de pistões, bielas e virabrequim do motor
Biela (em roxo) liga o pistão ao virabrequim e auxilia no movimento do carro (Imagem: Adobe)

Qual é a função da biela?

A biela é uma peça móvel com duas extremidades, cada uma com um orifício, que fica no motor do automóvel e liga o pistão ao virabrequim. Em outras palavras, a biela é responsável por mudar o movimento retilíneo que ocorre do pistão para o virabrequim em movimento rotativo, fazendo com que o motor funcione. 

Essa é uma peça fundamental para o veículo, já que sofre grandes esforços devido a seus movimentos. Caso ela sofra alguma deformação, por exemplo, o motor é diretamente afetado e pode parar de funcionar. Além de ser fundamental para o bom funcionamento do motor, a biela também garante que o virabrequim fique em sua posição. 

Conjunto de virabrequim e bielas sobre superfície de madeira
Bielas são fundamentais para o funcionamento do motor do carro (Imagem: Adobe)

Como a biela funciona?

Para fazer o elo entre o pistão e o virabrequim, a biela é formada por uma haste metálica com duas extremidades com orifícios, um grande e outro pequeno. A parte superior da biela, chamada de pé, é fixada ao pistão, por meio de um pino que permite a oscilação do movimento, enquanto a parte inferior, a cabeça, é conectada ao virabrequim, transmitindo o movimento circular. 

Os problemas da biela

Alguns problemas podem afetar o funcionamento da biela, como: motor desregulado, gasolina de baixa qualidade, falta de manutenção no óleo, troca de peça inadequada sem realizar balanceamento, rodar o motor com um giro que não é ideal, entre outros. 

Um dos sinais que a biela está com algum tipo de defeito é o barulho do motor batendo, que é maior quando o carro ainda está frio e diminui com o aquecimento – o que não indica que o problema foi solucionado, claro. Para comprovar que a biela não está funcionando bem é necessário abrir o motor, o que requer um mecânico de confiança para verificar a condição da peça.

Jovem rapaz em frente a carro quebrado com capô levantado ligando pelo celular para acionar socorro
Biela com problema pode levar a falhas no conjunto mecânico do carro (Imagem: Adobe)

A manutenção da biela

Para evitar que a biela pare de operar e deixe de realizar sua função de movimento rotativo entre o pistão e o virabrequim, fazer a manutenção da peça é a melhor solução. Essa manutenção, geralmente, é feita por meio da retificação, sendo necessário que o mecânico desmonte o motor e dê um banho químico em todas as partes. A limpeza também depende de um desengraxante de boa qualidade, preferencialmente biodegradável. 

Ao fim da manutenção, se a biela não possuir trincos ou agravantes, ela pode ser reutilizada sem causar problemas ao motor. Ao contrário, a substituição da peça é recomendada imediatamente. 

Duas metadas de bronzina de biela sobre fundo branco infinito
Bronzina de biela reduz atrito e evita desgaste das peças (Imagem: KindPNG)

Bronzina de biela

Um outro cuidado importante com a biela se refere à bronzina. A bronzina de biela é uma peça feita de diferentes materiais que é responsável por alojar a biela no motor. Seu papel é fundamental, pois reduz o atrito das peças internas e evita o desgaste desses itens, bem como suporta a carga que é gerada pelo movimento. 

A instalação da bronzina de biela não é difícil, mas merece atenção. Pode ocorrer de seu encaixe ser feito de forma errada, em posição invertida, fazendo com que ela perca sua função. Esse encaixe incorreto pode causar, também, um aumento de calor das peças, podendo ocasionar, até mesmo, o travamento do motor. 

Como escolher a bronzina de biela

Escolher a bronzina de biela ideal para o automóvel vai depender do material da peça e do tipo de motor. Motores mais simples devem receber a bronzina de liga de estanho, cobre e antimônio, sendo essa mais silenciosa. Para os motores mais potentes, a melhor bronzina de biela é a feita com metal rosa composto por liga de alumínio, cobre e zinco, já que precisa suportar maiores cargas. Já motores a diesel devem ser equipados com bronzina de metal mais leve, com liga de alumínio e zinco, visto que a peça oferece uma maior dilatação e é mais resistente. 

Quando trocar a bronzina de biela?

Não existe um tempo de vida útil para a bronzina de biela, portanto, sua troca deve ser feita assim que ela apresentar qualquer tipo de problema. Como ela é responsável por reduzir o atrito, o desgaste das peças e aguentar a grande carga que recebe dos movimentos, não é recomendado que a bronzina seja reparada se apresentar defeitos, mas sim substituída imediatamente.

Levar a sério a manutenção desses componentes tão importantes do motor garante que o carro funcione corretamente e, claro, além de evitar aborrecimentos com reparos inesperados, também diminui qualquer chance de acidentes ou outros problemas mais graves. Por isso, é fundamental saber em quais condições seu veículo – ou o carro que você pretende comprar – está. Assim, você pode rodar com muito mais segurança e tranquilidade.

Jovem homem afro-descendente sentado em sofá de casa acessando site da Carupi em laptop em seu colo
Carros vendidos pela CARUPI são vistoriados para garantir bom funcionamento (Imagem: Adobe)

Comprar carros sem correr riscos? É na CARUPI!

Imagina comprar um carro usado ou seminovo e a biela estar com defeito? Ou a bronzina de biela estar encaixada ao contrário? Que dor de cabeça, não é mesmo? Esse é um dos riscos que você pode correr comprando veículos online em plataformas duvidosas ou, até mesmo, por meio de contato direto com pessoas que você não conhece, vendendo carros sem procedência.

A CARUPI chegou ao mercado justamente para solucionar situações como essa, evitando golpes e trazendo muito mais segurança para a negociação de usados e seminovos pela internet. As vantagens de comprar com a CARUPI são diversas, e uma delas é a realização de vistoria e a emissão de laudo cautelar, que garante as condições reais do modelo escolhido  e evita que seu automóvel não tenha quaisquer problemas ocultos.

Além disso, você mesmo pode verificar de perto o carro de seu interesse solicitando um test-drive delivery: nossa equipe retira o veículo com o proprietário e leva até você, com todo conforto e segurança. 

Percebeu como dá para fazer tudo sem precisar sair de casa? Todo o processo é feito online, pelo website ou app da CARUPI – disponível para Android e iOS. A partir de um catálogo com imagens profissionais realizadas por nossos fotógrafos, você escolhe o usado ou seminovo que mais lhe agrada e dá início à negociação. Para tornar tudo ainda mais fácil, você pode filtrar as características que mais quer no seu novo carro e agilizar sua busca.

Depois de achar o carro perfeito, assinar os documentos não é nada complicado: cuidamos da burocracia e você recebe todos os papéis prontinhos para ensinar na sua casa, sem enfrentar filas em cartórios e perder seu precioso tempo. 
Quer comprar seu carro com segurança e comodidade? Descubra como funciona a CARUPI e conheça as vantagens de negociar com o auxílio de nosso time de especialistas!