COMPARTILHE EM SUAS REDES

Com diversas categorias de automóveis, é comum que alguns nomes causem confusão. Devemos usar caminhonete ou picape, por exemplo? Caminhonete ou camioneta? Para que você não erre mais, trouxemos um artigo para explicar qual é o certo e se há diferença entre os termos. 

Além disso, você vai conhecer os tipos de caminhonete vendidos no Brasil, bem como os modelos em alta, tanto novos quanto usados e seminovos, um mercado que é sempre uma ótima alternativa para quem está em busca de carros baratos.

Índice


Antiga caminhonete vermelha sem parachoque traseiro estacionada em frente a muro coberto de vegetação
Caminhonetes também podem ser chamada de picapes (Imagem: Adobe)

Caminhonete, Picape e Camioneta

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a caminhonete é um veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até 3500 kg que possui uma cabina para o motorista e mais dois passageiros e uma carroceria traseira para a carga. 

Aqui, já acontece a primeira dúvida: o termo em Inglês para designar uma caminhonete é pickup, e quando a palavra foi adaptada para a língua portuguesa – dando origem a picape –  surgiu a ideia de que se tratavam de categorias diferentes de veículos. Mas, na verdade, ambos os termos tratam do mesmo tipo de automóvel.

Dessa forma, não há diferenças entre uma caminhonete e uma picape, porém há uma certa confusão quando falamos de camionetas. As camionetas, segundo o CTB, são veículos mistos destinados ao transporte de passageiros e cargas no mesmo compartimento, ou seja, não há uma separação, como acontece com as caminhonetes – ou picapes. 

Caminhonete prata com lataria amassada trafegando em rodovia vazia com montanhas ao fundo
Existem diferentes tamanhos de caminhonete no mercado automotivo (Imagem: Adobe)

Tipos de caminhonete no Brasil

Apesar de falarmos de caminhonete, na hora de fazer o levantamento de emplacamentos de veículos no país, a Fenabrave reconhece essa categoria como picapes e divide o mercado brasileiro em picapes pequenas e grandes, as quais vamos conhecer melhor a seguir.

Pequenas

As caminhonetes pequenas são carros de porte compacto com presença de caçamba para transporte de carga. Geralmente, esse é o tipo de caminhonete favorito do brasileiro, pois tem uma capacidade de carga considerável. 

Dentre as caminhonetes compactas mais vendidas no Brasil, a Fiat Strada lidera com folga o segmento, seguida por Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana. No acumulado de 2021, até o mês de outubro, em número de emplacamentos, a Strada teve 91.507, a Saveiro 22.099 e a Montana 2.161. 

Grandes

De acordo com o levantamento da Fenabrave, as caminhonetes grandes são as que conhecemos como médias, já que, no Brasil, as picapes grandes que estão no mercado em outros países são vendidas como “caminhão leve''.

As mais conhecidas caminhonetes grandes são a Fiat Toro, a Toyota Hilux, a GM S10, a Ford Ranger e a Mitsubishi. Até outubro de 2021, esses modelos acumularam, respectivamente, 59.833, 36.383, 29.726, 16.600 e 10.190 emplacamentos.  

Toyota Hilux preta estacionada de forma transversal em rua tranquila de bairro suburbano
Caminhonetes grandes possuem muito espaço para carga e passageiros (Imagem: Adobe)

Qual a caminhonete mais vendida no Brasil?

Como o levantamento da Fenabrave já indicou, as caminhonetes mais vendidas no Brasil são as pequenas, ainda que as grandes tenham também sua parcela de contribuição com alguns modelos mais conhecidos. Em um ranking geral de vendas, temos os campeões de vendas: Fiat Strada, Fiat Toro, Toyota Hilux, GM S10 e Volkswagen Saveiro. 

Fiat Strada

A Fiat Strada ganhou, recentemente, sua segunda geração, após mais de 20 anos de mercado. Ainda que com algumas alterações ao longo de suas versões, desde o primeiro modelo em 1998, a maior delas chegou na Strada 2021: uma cabine dupla de quatro portas. 

Seu design é inspirado na irmã Fiat Toro e no compacto Fiat Mobi, e a nova geração vem equipada com nova central multimídia UConnect de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de espelhamento sem fio. Em termos de performance, a Fiat Strada 2021 tem duas opções de motores: 1.4 e 85 cv de potência e 1.3 e 101 cv de potência. 

Fiat Toro

A Fiat Toro, que vem encantando os brasileiros e se tornando a picape mais vendida no Brasil, está de cara nova. Em sua versão 2022, o modelo ganhou novo visual na dianteira, um novo motor turbo 1.3, nova central multimídia e mais equipamentos de segurança. 

É importante lembrar que um dos segredos do sucesso da Toro – embora não reconhecido na classificação oficial da Fenabrave – é que ela praticamente inaugurou um segmento intermediário no mercado de caminhonetes, que vem sendo chamado de “picapes compactas”. O projeto conseguiu equilibrar uma caminhonete de porte médio com perfil extremamente versátil, que chamou inclusive a atenção de outros mercados, levando a picape de design brasileiro a ser vendida em outros países. 

Em seu conjunto mecânico, a caminhonete da Fiat continua com três opções de motorização: o 1.8 flex, o 2.0 a diesel e o 1.3 turbo, o mesmo do SUV Compass, da Jeep, e que substituiu o anterior 2.4 Tigershark. O novo motor vem equipado com câmbio automático de seis marchas e tração 4x2.

Toyota Hilux prata descendo ladeira com cenário desfocado ao fundo
Toyota Hillux está entre as caminhonetes mais vendidas do Brasil (Imagem: Adobe)

Toyota Hillux

A Toyota Hilux também teve novidades neste ano de 2021. A caminhonete recebeu uma leve reestilização no balanço dianteiro e teve o motor 2.8 turbodiesel recalibrado para chegar aos 204 cv de potência. 

Esse é um modelo que acaba chamando muito a atenção por conta de seus itens de série, que desde o modelo de entrada oferecem: ar-condicionado digital, direção hidráulica, freios ABS, airbags frontais, de joelho, laterais e de cortina, computador de bordo, modo de condução Eco e Power, controle de velocidade de cruzeiro, display de áudio de 8’’ com rádio MP3, câmera de ré, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, entre outros. 

Chevrolet S10

Presente no país há mais de 20 anos, outra caminhonete que faz sucesso no Brasil é a S10, da Chevrolet, que já trabalha para trazer uma nova geração do modelo, já que a Ford Ranger e a Toyota Hilux vão estrear suas novas gerações por volta de 2023. 

Algo que indica que esses novos modelos chegarão para um futuro é que a GM já começou um movimento em escala global para racionalizar o número de plataformas, o que reflete em uma nova arquitetura altamente escalável para os veículos. Com isso, os atuais modelos de S10 devem ser totalmente revistos, ganhando atualizações importantes.

Volkswagen Saveiro

A Volkswagen Saveiro é uma velha conhecida do brasileiro. A primeira Saveiro chegou ao Brasil em 1982, após os lançamentos do Gol, Voyage e Parati. Atualmente, o modelo já está em sua linha 2022, mas sem mudanças da versão anterior.

A briga para ser a caminhonete pequena mais vendida, no entanto, não para. A Saveiro 2022 é oferecida nas versões Robust, com cabine simples e cabine dupla, Trendline, com cabine simples, e Cross, com cabine dupla. Na motorização, as versões recebem o motor 1.6 e 104 cv de potência (Robust e Trendline) e motor 1.6 e 120 cv de potência (Cross).  

Agricultor apoiado em caçamba de caminhonete assistindo ao entardecer
Agronegócio tem alta demanda por modelos de caminhonete (Imagem: Adobe)

Qual a melhor caminhonete usada para comprar?

Na contramão do mercado, o segmento de caminhonetes vem atravessando a crise na indústria automotiva sem pisar no freio. As vendas dessa categoria de veículos só crescem e os modelos usados e seminovos acompanham esse fenômeno, mostrando até valorização em alguns casos.

No 1º trimestre de 2021, segundo dados da Fenabrave, enquanto o segmento de automóveis registrava queda de 11,1%, o de comerciais leves mostrava expansão de 18,9% no comparativo com o mesmo período de 2020. As picapes puxaram esse resultado positivo com  crescimento de 21,5% e os especialistas apontam as causas: setores de agronegócio e delivery em alta.

Com alta procura, o segmento de usados e seminovos anda agitado: quem quer vender uma caminhonete pode aproveitar a valorização, já que há filas de espera por alguns modelos zero quilômetro nas concessionárias. E quem quer comprar pode conseguir uma picape em ótimas condições gastando menos e sem precisar esperar tanto tempo.

Nesse sentido, e com tantas opções no mercado, responder qual é a melhor caminhonete usada para comprar é uma tarefa difícil, pois há modelos para diferentes perfis de motoristas. Mas podemos dizer uma coisa com certeza: a melhor forma de comprar ou vender sua caminhonete usada ou seminova é na CARUPI.

Homem sorrindo e relaxando em rede pendurada na varanda e acessando site da Carupi em seu celular
É possível escolher sua caminhonete pelo celular com a CARUPI (Imagem: Adobe)

Caminhonete é na CARUPI

A CARUPI mudou a forma de negociar usados e seminovos online: comprar ou vender sua caminhonete ficou muito mais fácil, seguro e confortável com a nossa solução que une tecnologia e foco na satisfação do cliente.

Em primeiro lugar, você conta com a facilidade de acessar nosso catálogo com diversas opções de veículos, e poder utilizar filtros para acelerar os resultados da sua pesquisa. Nele, você vê fotos detalhadas de cada carro, produzidas por nossos fotógrafos especialistas que fazem um ensaio profissional com todos os modelos. Todos os veículos passam por vistoria e possuem laudo cautelar: isso significa segurança total no processo e um negócio garantido. 

Além disso, já pensou em fazer um test-drive delivery? A CARUPI faz isso para você. Nossa equipe retira o veículo de seu interesse com o dono e leva até você para que possa testar o carro e conferir de perto cada detalhe. Legal, não?

Já quem vai vender sua caminhonete com a CARUPI pode conseguir os melhores valores possíveis. Em primeiro lugar, é você quem define o preço de revenda. Nosso time orienta sua decisão e cuida de tudo: produzimos fotos profissionais em sua casa, divulgamos os anúncios na web, buscamos as melhores ofertas e levamos o carro para os interessados testarem. Você só acompanha, sem ter trabalho nenhum!

Na hora de fechar negócio, mais comodidade e segurança para vendedores e compradores: enviamos os papéis para assinarem em casa, sem enfrentar filas e a burocracia em cartórios, e acompanhamos todo o processo de pagamento. Tudo muito rápido e prático!

A hora de aproveitar o mercado favorável é agora: conheça essas e outras vantagens de negociar seu carro com a CARUPI acessando nosso website ou baixando o aplicativo em seu smartphone!