COMPARTILHE EM SUAS REDES

O mercado dos carros de 7 lugares - esses verdadeiros “coração de mãe” onde sempre há espaço para mais um e que são ótimos para passeios em família - tem crescido ultimamente e chamado atenção no setor automobilístico.

Se antigamente esse tipo de veículo era mais conhecido por seus modelos de minivans e minifurgões, hoje em dia a situação é outra: muitos SUVs e crossovers estão ganhando suas versões de 7 lugares, atraindo quem tem uma família grande ou precisa levar muitas pessoas no carro, mas não quer abrir mão de um design moderno.

Assim, em homenagem ao Dia das Mães, vamos explorar o mercado dos carros de 7 lugares e ficar por dentro dos próximos lançamentos da categoria e dos modelos que já estão disponíveis nas lojas e concessionárias, bem como no nicho dos usados e seminovos. 

Índice de Conteúdo

Carros de 7 lugares: uma família em crescimento

Novidades e lançamentos em carros de 7 lugares

Quais os melhores carros de 7 lugares?

Onde comprar os melhores carros de 7 lugares usados?

Família afro-americana com 7 membros de diferentes idades reunida ao redor de mesa da cozinha em momento descontraído
Famílias grandes precisam de carros de 7 lugares para sua rotina (Imagem: Pexels)

Carros de 7 lugares: uma família em crescimento

Um carro com 7 lugares pode parecer exagero para alguns, mas famílias com muitos membros agradecem por essa opção disponível no mercado de automóveis. E como qualquer família, a dos carros de 7 lugares também está em crescimento.

Em meio à pandemia e à consequente oscilação nas vendas dos carros 0 km, os números mostram um cenário muito favorável para os veículos de 7 lugares. Os SUVs dessa categoria, por exemplo, tiveram estatísticas no mês de abril que impressionam: em comparação aos meses de fevereiro e março deste ano, as vendas do Volvo XC90, por exemplo, cresceram quase 590%, saltando de 18 unidades vendidas para incríveis 124.

O mesmo fenômeno pode ser visto com o Tiguan Allspace, da Volkswagen, que teve sua linha 2021 lançada ao mercado nacional no mês de fevereiro. Com capacidade para sete pessoas e motor 2.0, a comercialização do carro respondeu positivamente: foram 462 unidades vendidas em março, contra 182 unidades em fevereiro.

O crescente interesse pelos carros de 7 lugares tem suas razões, já que um automóvel com essa configuração versátil oferece algumas vantagens, como a possibilidade de transportar mais pessoas com conforto, quando necessário, e a capacidade de transformar a terceira fileira de passageiros em um porta-malas de proporções maiores, carregando uma boa quantidade de malas e bagagens.

Além de compradores interessados em passeios com a família, outro público que também é atraído pela ampla oferta de assentos dos carros de 7 lugares são os motoristas de táxi e de aplicativos, um mercado passando por transformações rápidas, em constante evolução e que demanda opções de veículos para mais pessoas.

Jovens sentados no porta-malas de carro de 7 lugares conversando em frente a uma casa
Versatilidade dos carros de 7 lugares atrai públicos variados (Imagem: Freepik)

Novidades e lançamentos em carros de 7 lugares

O sucesso das vendas dos carros de 7 lugares está fazendo com que as montadoras se movimentem para explorar essa tendência e apresentem cada vez mais modelos nessa linha. Alguns lançamentos já confirmados - e outros bastante esperados - são o Jeep Commander, o Chery Tiggo 8 e o Honda N7X.

O Commander, da Jeep, é um SUV de 7 lugares fabricado no Brasil e que ainda não foi divulgado oficialmente, mas tem previsão de chegar às lojas e concessionárias já no segundo semestre de 2021 como o próximo grande lançamento da montadora. O modelo deverá ter entre-eixos mais longos, portas traseiras e balanço traseiro maiores, além de um bom espaço no porta-malas e equipamentos semelhantes aos do seu irmão Compass, atual líder do segmento SUV.

Outra novidade que chegou ao mercado é o Caoa Chery Tiggo 8, que, além de seus 7 lugares, se destaca pela grande quantidade de equipamentos de série: seis airbags, câmera 360 graus, detector de pontos cegos, faróis e lanternas com LEDs, assistente de partida em rampas, freio automático de descida e sensores de chuva, luz,  estacionamento, pressão e temperatura dos pneus.

Já o Honda N7X – nome não oficial– é um novo modelo da montadora japonesa com previsão de lançamento ainda em 2021. Para esse veículo, a fabricante tem um propósito: vender um automóvel de 7 lugares com preço competitivo. O protótipo, apresentado na Indonésia, não deu muitos detalhes de como será o carro, mas adianta algumas possíveis informações: estética com vão livre elevado, cabine proeminente, faróis de LED e grade dianteira unida ao para-choque. Detalhes mecânicos e do interior do N7X ainda não são conhecidos.

Carro de 7 lugares Fiat Doblò estacionado em rua com paisagem montanhosa ao fundo
Fiat Doblò é um modelo clássico de carro de 7 lugares que continua à venda (Imagem: Fiat/divulgação)

Quais os melhores carros de 7 lugares?

Com um mercado em franca expansão e novas opções chegando para competir na categoria, muitos motoristas podem se perguntar quais são os carros de 7 lugares no Brasil atualmente.

Por isso, listamos alguns modelos de carros de 7 lugares à venda atualmente no país, encontrados tanto em lojas e concessionárias quanto no efervescente mercado de carros usados e seminovos. Confira. 

Chevrolet Spin

Com sua linha 2022 encaminhada para as lojas e concessionárias de todo o país, a minivan de 7 lugares da Chevrolet é ainda uma das opções mais baratas desse segmento no país. Muito procurada por taxistas e motoristas por aplicativo, a Spin acomoda bem seus passageiros, ainda que não tenha um espaço interno tão grande.

Lançada oficialmente no Brasil no ano de 2012, é um veículo que pode ser encontrado por preços acessíveis no mercado de usados e seminovos, em diversas versões.

Fiat Doblò

Um dos modelos mais antigos no mercado de carros de 7 lugares é o Fiat Doblò, que é produzido há cerca de 20 anos no Brasil e tem um dos melhores espaços internos da categoria.

Vendido em versão única, com motor 1.8 E.torQ, potência de 132 cv e transmissão manual de cinco marchas, essa é uma multivan com poucas opções de equipamentos, reunindo apenas itens básicos. Quem quer viajar com a família, no entanto, tem uma boa opção em mãos, graças ao amplo espaço interior e à possibilidade de dobrar os bancos e aumentar a capacidade do porta-malas.

Carro de 7 lugares Peugeot 5008 em tom azulado estacionado em calçada em frente a praia com mar e montanhas ao fundo
Peugeot 5008 aposta em luxo e tecnologia para segmento dos carros de 7 lugares (Imagem: Peugeot/divulgação)

Lifan X80

Para quem quer espaço e tem uma boa reserva para investir, o Lifan X80 é uma ótima alternativa: seu preço mais elevado é justificado pela boa lista de equipamentos de série, como quadro de instrumentos digital, teto solar elétrico, partida sem chave, central multimídia com tela tátil de 8 polegadas, entre outros acessórios.

O Lifan X80 é vendido em versão com motor 2.0 turbo TSI, 184 cv de potência e 28,6 kgfm de torque entre 1600 e 3600 rpm. Além disso, algo que chama a atenção é a segunda fileira de bancos, que corre sobre trilhos e permite adequar o espaço interno.

Volkswagen Tiguan Allspace

Com uma linha bem diversificada, o Tiguan ganhou, recentemente, uma versão com 7 lugares: a Allspace Comfortline. Apesar de não ser um dos SUVs mais baratos, é um modelo que entrega um bom design, equipamentos, motorização e, claro, conforto.

Dentre os diversos acessórios e equipamentos encontrados no Tiguan estão: seis airbags, ar-condicionado de três zonas, computador de bordo, piloto automático, direção elétrica, câmera de ré, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisor externo com rebatimento elétrico e aquecimento, freio de estacionamento eletrônico, sensor de luz e chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controle da perda de pneus, sistema de multimídia com espelhamento de smartphones, volante multifuncional em couro, entre outros.

Peugeot 5008

Um SUV de 7 lugares que também vem fazendo sucesso ultimamente é o Peugeot 5008, graças ao seu design atraente, interior com desenho futurista, bom acabamento e boa oferta de equipamentos, além do espaço interno para levar a família toda para qualquer lugar.

Em sua versão Griffe, o Peugeot 5008 possui motor 1.6 THP, 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Uma desvantagem desse modelo, no entanto, é o desconforto para quem senta na terceira fileira de bancos, por ser um espaço pensado para crianças e possuir pouca área disponível para apoio dos braços e arranjo das pernas.

Mãe em casa acessando laptop para comprar carros online na CARUPI abraçada com sua filha
Até as mães mais ocupadas compram carros sem sair de casa com a CARUPI (Imagem: Pexels)

Onde comprar os melhores carros de 7 lugares usados?

Embora cada vez mais consumidores queiram investir em um carro de 7 lugares - seja para acomodar a família ou para trabalhar no novo cenário de transporte de passageiros - o que afasta algumas pessoas de adquirir um automóvel como esse é seu alto valor.

Carros com mais assentos, por definição, são veículos maiores e, em média, custam mais caro que modelos médios ou compactos. Por isso, uma excelente alternativa é comprar carros de 7 lugares usados ou seminovos, cujos valores são mais acessíveis.

Na CARUPI, por exemplo, além de encontrar os melhores carros de 7 lugares usados ou seminovos, você ainda conta com uma série de vantagens exclusivas em sua compra. 

Em nosso app, ou acessando nosso website, você pode pesquisar pelo modelo de carro que deseja: usando filtros de busca por necessidade ou tipo de carroceria, é fácil chegar a várias opções de carros de 7 lugares - todos com laudo cautelar, que garante o histórico e procedência do veículo.

E para aumentar sua segurança na compra de um carro para a família, nada melhor do que um test-drive, certo? Mas com a CARUPI, você não precisa se deslocar até o veículo: nós levamos o carro de sua preferência até sua casa para você vê-lo de perto e tiramos todas as suas dúvidas para garantir que você tome a melhor decisão.  

Encontrou o carro de 7 lugares perfeito para levar a família em um passeio? Então, só falta assinar os documentos: com a CARUPI, você recebe os papéis em casa, sem enfrentar a burocracia dos cartórios. E, se desejar, nosso time ainda ajuda você a escolher o melhor financiamento para quitar o veículo.

Com a rotina agitada de tantas mães hoje em dia, é incrível poder comprar seu carro de 7 lugares sem precisar sair de casa - com o serviço concierge da CARUPI, todo o processo pode ser feito online! O resultado? Menos tempo se preocupando e mais tempo curtindo a família.

Afinal, quem está em busca da praticidade, do conforto e da segurança de um carro de 7 lugares, com certeza também quer experimentar esses diferenciais na hora de comprar e vender carros usados e seminovos.

Baixe nosso app para iOS e Android, ou acesse nosso site, e conheça mais sobre a CARUPI.