COMPARTILHE EM SUAS REDES

Interagir com assistentes pessoais digitais é uma tendência que chegou para alterar a forma como realizamos nossas atividades no dia a dia. Muitas pessoas estão recorrendo aos sistemas desenvolvidos por Google, Apple e Amazon – os mais conhecidos, atualmente – para integrar ambientes da casa e do escritório, ou para ter o controle inteligente de luzes, alarme, som, televisão e muitos outros dispositivos que aceitam essa tecnologia.

Pesquisas mostram que 48% das pessoas utilizam assistentes de voz pelo menos uma vez na semana, enquanto uma em cada cinco usa esse tipo de ferramenta todos os dias. Além disso, para 63% das pessoas, tornou-se comum utilizar algum aparelho para ter acesso a um assistente de voz.

Com todo esse crescimento do mercado, já é possível contar com essa tecnologia também nos automóveis, e as vantagens para os motoristas são diversas: realização de chamadas, reservas em hotéis e restaurantes, alerta de compromissos e compras de emergência, auxílio com GPS, além da capacidade de ligar e desligar as ações de entretenimento, como o display multimídia.

Mas você sabe como funcionam esses assistentes para carro, e por qual razão deveria ter um? É o que vamos mostrar neste artigo!

Índice

Vale a pena ter um assistente virtual em seu carro?

Os principais assistentes pessoais para carros

O mercado automotivo e os assistentes de voz

Carros inteligentes combinam com soluções inteligentes

Mulher dirigindo e dizendo comando de voz para assistente virtual em carro inteligente
Assistentes de voz: tendência em carros inteligentes e conectados (Imagem: Dodge/divulgação)

Vale a pena ter um assistente virtual em seu carro?

Assim como utilizar um assistente pessoal em casa ou no escritório está se tornando cada vez mais comum, o uso de um sistema por comando de voz nos automóveis também está em alta. Um relatório divulgado pela Capgemini Research Institute mostrou que, até 2022, 73% dos motoristas esperam ter a solução inteligente em seus carros. 

Nos Estados Unidos, essa tendência também tem sido muito bem aceita pelos usuários: cerca de 130 milhões de pessoas já fazem uso de algum assistente de voz no automóvel.

Esse desejo é justificado, já que os assistentes pessoais em veículos surgiram com o objetivo de tornar a experiência do motorista cada vez mais completa e agradável. Com a possibilidade de acionar diversos comandos por voz, sem a necessidade de tirar as mãos do volante, eles também tornam a direção mais segura e prazerosa.

Além disso, outro benefício de um assistente pessoal para carros é a comodidade, graças às muitas utilidades que ele executa, como fazer ligações, ouvir música, consultar rotas no GPS, dentre outras.

Considerando que você pode perder até 7 pontos na carteira se for pego dirigindo enquanto usa o celular - além de receber multa gravíssima - a ideia de contar com um carro inteligente e um sistema de comando por voz se torna ainda mais interessante, não é mesmo?

Os principais assistentes pessoais para carros

A demanda cada vez maior por assistentes pessoais para carros faz com que, a cada dia, comecem a surgir aplicativos e sistemas para executar essa função. 

Apesar de muitas opções no mercado, alguns assistentes pessoais vão se tornando os principais nas escolhas tanto das montadoras quanto dos usuários: Android Auto, Apple CarPlay e Amazon Echo Auto.

Como já são plataformas bem desenvolvidas, que disputam o mercado fora do setor automotivo e estão presentes nos gadgets da maioria das pessoas hoje em dia, eles acabam naturalmente ampliando esse domínio e reinando também sobre quatro rodas. 

Confira as principais funções e características de cada sistema.

Console de carro mostrando tela multimídia com sistema Android Auto em funcionamento
Android Auto: basta um "Ok Google" para acessar diversas funcionalidades do sistema (Imagem: Google/divulgação)

Android Auto

O Android Auto é o serviço da Google que deixa o carro inteligente e facilita o dia a dia de quem dirige. A ferramenta funciona por meio de um dispositivo Android, com conectividade Bluetooth ou via cabo USB, e permite ligar o smartphone ao painel do automóvel.

Com o celular conectado no visor multimídia, o objetivo do Android Auto é permitir o uso do smartphone enquanto o carro está em movimento, aumentando a segurança do motorista e passageiros. Com ele, é possível reproduzir músicas via Spotify, usar aplicativos de GPS, como Waze e Google Maps, e, também, atender chamadas.

O grande diferencial desse aplicativo, entretanto, é o suporte ao Google Assistente, o qual faz com que você tenha o controle de funções por voz e consiga usar seu smartphone mesmo dirigindo. Com um simples “Ok Google”, você dá início ao assistente e a um universo de opções.

Uma das funções mais interessantes de se conectar com o Android Auto e o Google Assistente é conseguir usar apps de bate-papo e responder suas mensagens por voz, sem que você se distraia enquanto está em movimento.

Algumas das marcas que já possuem suporte ao Android Auto são Chevrolet, Ford, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Nissan, Peugeot, entre outras, no Brasil e no exterior.

Diante da nova tendência, carros da Ford, a partir de 2023, devem chegar ao mercado com o Android Auto embarcado, graças a uma parceria entre a fabricante e o Google. Com a aplicação nativa, instalada de fábrica, a intenção da Ford é ampliar a capacidade do sistema e criar aplicativos personalizados que tornem a rotina de proprietários de veículos ainda mais simples. 

Enquanto essa tecnologia não está disponível, é necessário ter atenção com outros requisitos para contar com o Google Assistente: um smartphone Android com Android 6.0 ou versão mais recente; um aparelho compatível para conexão sem fio; e um cabo USB de alta qualidade, para conexão com fio.

Console de carro em destaque mostrando central multimídia com Apple CarPlay funcionando
Com o Apple CarPlay, Siri deixar o carro mais inteligente e realiza diversas funções (Imagem: Apple/divulgação)

Apple CarPlay

Mais um assistente pessoal para automóveis é o Apple CarPlay. Esse é um serviço de carro inteligente para iPhones, iPads e iPods, com o suporte da Siri, a assistente pessoal da Apple.

A conexão com o veículo é feita com o cabo Lightning e entrega facilidades semelhantes às do Android Auto: ouvir música, solicitar rotas no GPS, fazer ligações, atender chamadas e enviar mensagens. Sim, tudo isso apenas falando com a Siri ou acionando comandos do carro, como botões no volante.

Com o CarPlay, você também consegue personalizar sua tela, para que outros apps funcionem, como Podcasts, LINE, iHeartRadio, Tidal, Audiobooks.com e outras aplicações de voz que vão tornar sua rota ainda mais prática e divertida.

Da mesma forma que o aplicativo Android Auto, nem todos os modelos são compatíveis com o sistema da Apple. Porém, conforme a empresa, mais de 500 veículos já aceitam o CarPlay, de marcas como Ford, Fiat, Chevrolet, Audi, Citroën, Honda, Hyundai, Jeep, Kia e outras.

Dispositivo Echo Auto, da Amazon, destacado em fundo infinito branco
Echo Auto traz a assistente virtual Alexa, da Amazon, para dentro do carro (Imagem: Amazon/divulgação)

Amazon Echo Auto

Uma opção que difere um pouco das anteriores é o Amazon Echo Auto – já homologado pela Anatel e prestes achegar oficialmente ao Brasil. 

Assim como os assistentes da Amazon da linha Echo, o dispositivo para carros precisa de um aparelho físico para funcionar, o que torna necessário fazer uma ligação por meio de cabo USB com o automóvel.

Com o Amazon Echo Auto, você “conversa” com a Alexa – a voz da Amazon – e pode fazer alguns pedidos para ela: tocar sua playlist favorita, ligar para alguém, ler livros adquiridos no Kindle, ler as notícias do dia, procurar o menor caminho para um certo endereço e muitas outras opções.

Além disso, a Alexa deverá estar presente em carros assim que eles saírem de fábrica, como no Fiat 500, em um futuro próximo. Em uma parceria com a Amazon, a Fiat irá integrar a tecnologia ao modelo, primeiramente na Itália e, ao longo de 2021, na Áustria, Alemanha, França, Espanha e Reino Unido.

Buscando inovar, a BMW Group também está introduzindo a assistente Alexa em seus veículos BMWi e Mini, no Brasil. Todos os automóveis da linha BMW i3, i8 e Mini produzidos a partir de novembro de 2018 receberão atualização de software gratuita para utilizar a aplicação, que necessita de uma conta no app BMW Connected ou Mini Connected, disponíveis para dispositivos com iOS, além de uma conta na Amazon.

O mercado automotivo e os assistentes de voz

A tecnologia para carros inteligentes tem se tornado destaque no mercado automobilístico, sendo o foco das montadoras na intenção de agregar valor a seus produtos e criar veículos modernos e inovadores.

Enquanto, atualmente, muitos assistentes de voz dependem de algum aplicativo ou, até mesmo, dispositivo físico para funcionar, a tendência é que as fabricantes passem a integrar esses sistemas nos automóveis de forma nativa.

Esse controle inteligente já se tornou possível com a Amazon, que abriu, recentemente, sua tecnologia da Alexa para que as montadoras possam desenvolver assistentes ainda mais inteligentes para os seus carros.

O acesso à inteligência artificial da Alexa é permitido por meio da Alexa Custom Assistant, pelo qual as fabricantes terão acesso ao código do software e poderão criar suas próprias palavras de ativação, bem como escolher a voz que desejam.

Jovem casal interracial em momento relaxado em casa acessando celular para comprar carros online
Comprar e vender carros pelo celular: a solução inteligente da CARUPI (Imagem: Freepik)

Carros inteligentes combinam com soluções inteligentes

Ainda que os assistentes pessoais estejam em alta, a tecnologia envolvida no comando de voz não é acessível a todos. Muitos automóveis, principalmente, no Brasil, ainda não contam com os recursos necessários para ter sistemas de voz integrados em seus painéis.

Enquanto as fabricantes não trazem para o país veículos com seus assistentes personalizados, já é possível encontrar muitos modelos que se conectam aos principais sistemas e curtir toda a comodidade proporcionada por ter um assistente pessoal sempre ao seu lado na direção. 

E falando em comodidade, encontrar um novo carro com recursos de assistente pessoal é muito mais prático e confortável com a ajuda da CARUPI.

A CARUPI é uma startup de tecnologia que criou uma solução inovadora e exclusiva para a compra e venda de veículos usados e seminovos. Você conta com uma equipe de executivos para auxiliar a sua negociação, desde a procura pelo carro ideal até o pagamento e assinatura de documentos.

Por exemplo: se você busca um veículo inteligente e compatível com assistentes pessoais, nosso catálogo é o lugar ideal para começar sua pesquisa. Nele, é possível filtrar exatamente o modelo que procura e encontrar mais facilmente os automóveis disponíveis que atendem às suas preferências. Além disso, nossa equipe ainda sugere outras opções alinhadas com seu perfil.

E não para por aí. Para conhecer de perto as funções do assistente pessoal e ter a certeza de estar com um carro inteligente em mãos, é só solicitar um test-drive: o time da CARUPI leva o automóvel até você em local e horário agendados, com toda segurança e conveniência.

E se o assunto é conectividade, a CARUPI também está antenada com oque é tendência. Por isso, todo o processo de busca pelo seu carro perfeito é feito diretamente em nosso app e website. Você só precisa ter um dispositivo com acesso à internet ou um smartphone com sistema Android ou iOS. Fácil, seguro e confortável, não é?

Para que sua experiência concierge com a CARUPI seja completa, até os papéis de transferência são assinados de onde você quiser: nossos executivos cuidam de toda a burocracia e enviam os documentos para você assinar e ter o seu carro na garagem.

Se os carros estão ficando cada vez mais inteligentes, com a CARUPI o jeito de comprar e vender veículos também fica mais inteligente!