COMPARTILHE EM SUAS REDES

Há muitos anos, maio é conhecido por ser o mês das noivas. Mesmo que hoje em dia a tradição de se casar nesse período não seja levada tão a sério, com muitas noivas optando por outros meses para se casar, não se pode negar que, ainda assim, este é um dos momentos favoritos no calendário para esse evento.

Maior do que a tradição de se casar em maio, entretanto, é a tradição da escolha do carro para casamento que irá levar a noiva até o altar. A chegada da noiva na sua cerimônia - bem como a tradicional sessão de fotos do casamento - é um dos momentos mais esperados dessa celebração. Portanto, o carro do casamento é, muitas vezes, escolhido a dedo.

Neste artigo, queremos mostrar como surgiu a tradição de se casar em maio, o que envolve a escolha dos carros para casamento e, ainda, quais são alguns dos modelos de carros de casamento prediletos das noivas.

Índice

Maio: o mês das noivas

A tradição dos carros de casamento

Os carros de casamento preferidos pelas noivas

CARUPI: o casamento perfeito entre tecnologia e experiência do cliente

Fusca vermelho conversível parado à beira de um desfiladeiro em cenário desértico com noiva em pé no banco de trás e vestido esvoaçante
A escolha dos carros para casamento é importante para as noivas (Imagem: Unsplash)

Maio: o mês das noivas

Provavelmente você já ouviu que maio é considerado o “mês das noivas''. Mas já se perguntou por quê? Além de ser um dos meses mais desejados para casamentos, existem algumas possíveis origens para essa tradição.

A primeira explicação para maio ser o mês das noivas envolve a primavera. O início da estação presenteia a natureza com flores, deixando os ambientes mais bonitos para essa data tão única. Essa é, no entanto, uma tradição que surgiu no hemisfério norte, já que no hemisfério sul a primavera só tem início em setembro.

Há algumas teorias, ainda, que relacionam o início da estação das flores com a primeira oportunidade de se tomar banho durante a Idade Média, após invernos longos e rigorosos. Para que os noivos pudessem estar apresentáveis, o casamento era realizado em maio. O buquê, inclusive, não era visto como um amuleto de sorte, mas sim como perfume, para disfarçar o mau cheiro.

Outra hipótese para a tradição de maio ser o mês das noivas é a influência da Igreja Católica. Para a religião, a presença de flores em maio se associa à feminilidade e à celebração do amor, o que torna o momento bastante oportuno para realizar o casamento. Além disso, maio é o mês de Maria, mãe de Jesus, o que faz com que muitas noivas devotas queiram realizar sua cerimônia nesse período.

Uma visão mais pragmática também aponta o clima de maio como um dos fatores ligados a essa tradição: em ambos os hemisférios, maio é um mês de transição de estações, com poucas chuvas, o que o torna propício para a realização da cerimônia.

Carro para casamento parado em frente a casebre com noivos dentro e grande lagoa ao fundo
A tradição dos carros para casamento existe há bastante tempo (Imagem: Unsplash)

A tradição dos carros de casamento

Independente do mês escolhido para o casório, o que não pode faltar em uma cerimônia tradicional são os carros para casamento que levam as noivas até o altar.

Desde o planejamento, esse é um detalhe que não passa despercebido e muitas noivas gostam de escolher os veículos que irão conduzi-las até o local da cerimônia pessoalmente, considerando alguns fatores: cor, modelo, espaço, se é conversível ou não, a segurança e, claro, a decoração.

A começar pela cor e modelo, esse deve ser um ponto escolhido a partir do gosto do casal, mas principalmente da noiva. Outra dica: os noivos devem conhecer o carro, para conferir detalhes que não seriam identificados apenas por fotos. Afinal, depois não vai dar para se arrepender.

Entre as muitas opções de carros para casamento, cada uma com suas particularidades, um ponto em comum que as noivas devem avaliar é o espaço. Pode ser que algumas precisem de um veículo maior, por conta do tamanho do vestido, ou de um carro menor, porém mais alto, por conta de um penteado diferenciado. O fato é: alugar um carro de casamento sem saber se ele possui espaço interno suficiente é um erro que não pode ser cometido.

A limusine, por exemplo, que é um carro para casamento bastante procurado, oferece um bom tamanho, mas muitas noivas têm dificuldade de entrar no veículo por conta de seu teto relativamente baixo e portas pequenas. Por isso, melhor do que contar com um carro de luxo para o casamento é ter um veículo que cumpra bem sua função de levar a noiva para a cerimônia.

Outro fator que muitas noivas gostam de considerar nos carros de casamento é se ele é conversível ou não. Para as fotos, um conversível gera imagens inesquecíveis, e ainda permite fechar a capota para levar a noiva ao altar sem desarrumar seu penteado, maquiagem ou vestido. A segurança também é um fator que não poderia ficar de fora na escolha dos carros de casamento. Uma opção existente hoje em dia é a locação de um carro blindado, com motoristas especialistas em direção defensiva, evasiva e etiqueta.

Por fim, além de todos os fatores anteriores, muitas noivas gostam de escolher um modelo que combine com a decoração do casamento. Algumas podem ter um ar mais clássico, que combina com um veículo de visual retrô, enquanto outras apostam em decorações mais simples, que pedem carros de casamento mais contemporâneos, de visual moderno. O ideal é sempre lembrar: o carro não pode chamar mais atenção que a noiva, claro.

Chevrolet Camaro amarelo estacionado em rua pacata com casas e árvores
Camaro é um dos carros para casamento mais populares atualmente (Imagem: Pexels)

Os carros de casamento preferidos pelas noivas

Já que os carros de casamento são uma tradição muito importante para esse dia especial, nada melhor do que conhecer uma lista com modelos para todos os gostos. 

No futuro, já podemos até imaginar uma noiva chegando em seu casamento em um carro voador, mas, por enquanto, as opções ainda dependem das famosas quatro rodas. Entre os diversas modelos de aluguel de carros para noivas, existem aqueles que são os queridinhos delas e que são os favoritos na hora de escolher os carros para casamento. Vamos conhecer alguns deles?

Chrysler PT Cruiser

O PT Cruiser é uma das figurinhas carimbadas em casamentos. As noivas costumam gostar bastante do modelo por seu visual retrô e pelo seu teto alto, ideal para comportar seus penteados especiais sem risco de desarrumar o visual.

A importação desse modelo ao Brasil começou em meados da década de 90 e início dos anos 2000, quando a Chrysler foi comprada pela Mercedes-Benz. Desde então, é um dos carros para casamentos mais procurados.

Rolls-Royce Silver Shadow

Um modelo alemão que também mexe com as noivas é o Rolls-Royce Silver Shadow. Esse é um automóvel da classe sedã com mais de 5 metros de comprimento, produzido entre 1965 e 1980 na Inglaterra.

Curiosamente, cada unidade de um Rolls-Royce Silver demorava três meses para ficar pronta, o que acaba deixando cada casamento ainda mais único com sua presença.

Chevrolet Fleetmaster cor verde água estacionado em pátio de exposição de carros antigos
Fleetmaster é um dos carros para casamento que oferece visual vintage aos noivos (Imagem: Pixabay)

Mercedes-Benz Classe C

Um modelo que também marca presença em muitos casamentos, levando as noivas até o altar, é o Mercedes-Benz C200. Esse é um veículo bastante procurado por mulheres mais arrojadas, que querem um toque de elegância misturado a um design esportivo. Além de agradar muitas noivas, é o queridinho de muitos pais delas.

O C200 faz parte da linha carro-chefe da marca, sendo um dos mais vendidos da montadora.

Chevrolet Fleetmaster

Se é espaço que elas querem, é no Chevrolet Fleetmaster que elas encontram. Trata-se de um modelo muito concorrido para casamentos: além de comportar bem a noiva, tem um design retrô com aquele toque elegante que muitas noivas buscam na hora do aluguel de carros de luxo.

Esse é um veículo que foi produzido pela Chevrolet por um período curto, entre 1946 e 1948, o que o faz ser ainda mais requisitado. 

Mini Cooper conversível estacionado em área aberta com construções ao fundo
Mini Cooper é um dos carros para casamento que agrada pelo visual exclusivo (Imagem: Pexels)

Mini Cooper

Para quem é mais descolada e procura por um design retrô revisitado, uma opção entre os carros pequenos é o Mini Cooper. Apesar de não ter um teto tão alto, o Mini Cooper chama atenção por seu charme: é uma mistura de visual arrojado com detalhes delicados e repletos de estilo.

A vantagem desse modelo é que ele ainda está com sua linha ativa e uma nova versão, com carroceria de três e cinco portas, está para chegar ao Brasil.

Ford Fusion

Deixando os mais clássicos de lado, um modelo mais moderno que chama a atenção de muitas noivas é o Ford Fusion. Seu espaço interno consegue acolher bem a noiva, com vestidos volumosos, bem como seus acompanhantes.

A má notícia é que, desde 2020, o Fusion não é mais vendido e nem importado para o Brasil, bem como em outros lugares, como Estados Unidos. Sorte de quem tem um usado em bom estado de conservação e ainda pode alugá-lo como carro para casamento!

Chevrolet Camaro

Febre no território brasileiro no auge de 2010, dono de um hit das rádios na voz de Munhoz e Mariano e personagem do filme “Transformers”, o Camaro Amarelo virou a sensação das ruas e estradas por um tempo.

E essa atenção toda não é requisitada apenas por condutores e amantes do universo automobilístico: muitas noivas também querem chegar ao altar em uma máquina estilosa como essa.

Moça relaxando em sua cama bebendo café em xícara e acessando site da Carupi em seu laptop
Na CARUPI é possível encontrar o carro perfeito para você sem precisar sair de casa (Imagem: Freepik)

CARUPI: o casamento perfeito entre tecnologia e experiência do cliente

Planejar o evento, escolher o mês para a cerimônia e encontrar o carro de casamento perfeito para levar a noiva ao altar não são tarefas tão simples e podem acarretar muitos problemas. Mas se tem um casamento que nasceu para dar certo é o da CARUPI, que uniu tecnologia de ponta e foco na experiência do cliente para criar uma solução inovadora que facilita a compra, venda e troca de carros usados e seminovos.

A primeira vantagem de negociar com a CARUPI é que não existe um mês ideal para fazer isso: toda hora é hora. Quem quer vender seu usado ou seminovo encontra uma equipe disponível o tempo todo para auxiliar nas etapas da negociação, desde a decisão do valor do automóvel – baseado em tabelas de referência como FIPE e KBB – até o momento da finalização da venda.

Tem mais: assim como em um casamento, um fotógrafo profissional da CARUPI vai até você e faz um ensaio fotográfico incrível do seu carro para destacar a divulgação do veículo e aumentar ainda mais as chances de um bom negócio.

Quem compra também não precisa esperar: o catálogo da CARUPI está disponível online e você pode usar os diversos filtros de pesquisa para encontrar o carro ideal, a qualquer momento. Gostou de um modelo? Faça uma proposta - não de casamento, claro - e solicite um test drive delivery: levamos o carro até sua casa para vocês dois se conhecerem melhor.

Percebeu como todo o processo de venda e compra acontece de forma digital, pelo nosso app – disponível para Android e iOS – ou website? Um diferencial que traz mais segurança e praticidade para a negociação. É possível fazer tudo sem sair de casa!

E como em todo casamento há o momento das assinaturas, com a CARUPI não é diferente. Mas não é preciso se preocupar com cartórios e burocracia: nossa equipe cuida de toda a documentação e envia para você assinar, sem cerimônia. 

Se apaixonou? Vender e comprar carros usados e seminovos com a CARUPI é assim: a união perfeita entre praticidade, segurança, conforto e bons negócios.