COMPARTILHE EM SUAS REDES

Muitos documentos, atualmente, estão se tornando digitais, graças ao avanço da tecnologia. Pegando carona na facilidade que os aplicativos para quem dirige proporcionam, a tradicional carteira de motorista também se modernizou e ganhou uma nova versão: é a habilitação digital. Mas nem todo mundo sabe como validá-la: para fazer isso, é necessário um código de segurança CNH, presente nas habilitações emitidas a partir de 2017.

Neste artigo, você vai conhecer o que é e onde fica o código de segurança da CNH, como validar sua carteira digital, como emitir a versão não impressa sem o QR Code, bem como se sua habilitação física continua obrigatória e quais são os outros códigos da CNH.

Índice

Grupo de quatro carteiras de habilitação viradas no verso mostrando código de segurança QR
Código de segurança da CNH aumenta segurança e evita fraudes (Imagem: Detran PR)

O que é o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH é um QR Code que vem impresso nos documentos de habilitação desde o ano de 2017. Essa é uma medida que tem o objetivo de evitar fraudes e falsificações, além de permitir a emissão da habilitação digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

É importante, no entanto, não confundir esse código de segurança com o outro código, reconhecido da mesma forma, que fica acima do número RENACH, na CNH impressa. Ao contrário do QR Code, este é um número que serve apenas para consultas nos sites do órgãos de trânsito, como o Denatran, por exemplo. 

Onde fica o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH, ou seja, o QR Code, é encontrado na parte interna da CNH física. É necessário, então, tirar o documento do plástico de proteção para desdobrá-lo e consultar o código. Já na habilitação digital, esse QR Code aparece juntamente à frente do documento. 

Imagem mostrando interface do aplicativo da Carteira de Habilitação Digital
Habilitação Digital facilita vida dos motoristas e deve virar padrão no futuro (Imagem: Detran SP)

Como validar a habilitação digital?

Para ter a carteira de habilitação digital, é preciso, antes, conferir alguns requisitos:

  • Ter uma versão da CNH emitida após maio de 2017;
  • A CNH impressa precisa estar válida; e
  • A CNH impressa e digital precisam conter as mesmas informações. 

Na sequência, será necessário ir ao site do Denatran realizar um cadastro e usar o código gerado para conseguir logar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. No app, disponível para Android e iOS, você precisa fazer seu cadastro e ativá-lo, após receber um link de ativação em sua caixa de e-mail; fazer seu login; clicar em “adicionar documento”; aguardar as instruções para fazer os testes de movimento de câmera para evitar fraudes; informar seu número de celular; e, por fim, sua habilitação digital estará disponível para consulta no seu smartphone. 

Além disso, é possível cadastrar um código de segurança de quatro dígitos ou a própria biometria para impedir que a CNH digital seja acessada por criminosos, por exemplo. Outro ponto positivo de ter a carteira de habilitação digital é que não é necessário pagar nada pelo serviço e é possível acessá-la sem o uso da internet. 

Como emitir a habilitação digital sem o código de segurança da CNH?

Caso a CNH impressa seja anterior a 2017 e não possuir o QR Code, o único meio de obter a habilitação digital é renovando ou solicitando a segunda via da carteira. No entanto, antes mesmo de receber o documento em casa, você já poderá ter a versão digital.

O procedimento para a habilitação digital, nessa situação, é simples: o Detran realiza a transação de emissão da CNH, o Denatran encaminha um e-mail para o condutor com o código de segurança da CNH para se cadastrar no app CDT e, assim, já é possível ter a versão digital mesmo sem o QR Code.

Policial rodoviário checando documento de motorista ao escanear código QR de sua CNH
Código de segurança da CNH facilita verificação do documento (Imagem: Creative Commons/Agência Brasília)

A CNH física continua obrigatória?

De acordo com a Lei 14071/20, a CNH física apenas será dispensada quando o condutor estiver em posse da habilitação digital. Caso contrário, a falta do documento implica em infração leve com pagamento de multa no valor de R$88,38. 

Os outros códigos da CNH

Além do código de segurança da CNH, é possível encontrar outros códigos numéricos na carteira de habilitação. Um deles é o número de registro da CNH, presente logo abaixo da foto do condutor, escrito em vermelho. Esse é o número que deve ser informado quando solicitado, por exemplo, o número da CNH.

Existe também o espelho da CNH, que é uma identificação nacional com nove caracteres e um dígito de segurança, presente tanto na frente quanto no verso do documento. 

Já o número do RENACH, o qual já citamos anteriormente, é um código que representa um banco de dados com todas as informações do motorista. Através dele, há como saber se o condutor alterou sua categoria de habilitação e também quais as multas e penalidades recebidas. 

Jovem afro-descendente sentado relaxadamente em sofá de sua casa acessando aplicativo da Carupi em seu celular
Celular também serve para vender e comprar carros sem sair de casa com a CARUPI (Imagem: Freepik)

A tecnologia facilitando a vida de quem dirige

A praticidade de ter sua habilitação digital a alguns cliques de distância tem tudo para se tornar padrão em breve, e acabar com aquelas famosas situações onde o motorista saiu de casa e esqueceu o documento na gaveta. É a tecnologia alterando nosso modo de viver e até mesmo de dirigir.

Outra mudança que a tecnologia digital trouxe está no jeito de comprar e vender carros. Usando o app da CARUPI, por exemplo, já é possível realizar o processo completo de negociação de usados e seminovos pelo celular, sem precisar sequer sair de casa. E esse novo jeito, mais inteligente, de negociar carros também tem tudo para se tornar o novo padrão no mercado automotivo.

Nossa solução une o melhor da mais alta tecnologia com um toque humano de atendimento concierge, focado na melhor experiência possível do cliente: seja vendendo ou comprando um carro, você pode contar com o apoio de uma equipe de especialistas, e acompanha tudo em uma plataforma baseada na web, acessível de onde você estiver.

Pelo celular ou notebook é possível conferir os carros disponíveis em nosso catálogo - todos periciados e com laudo cautelar - ou seguir de pertinho a venda de seu veículo e ver como a CARUPI cuida de tudo: fotografamos seu carro, gerenciamos as ofertas recebidas, levamos o veículo para test-drives com os interessados, preparamos a papelada e ainda acompanhamos todo o processo de pagamento. 

Você recebe notificações pelo smartphone, fica por dentro de tudo e negocia seu carro com todo conforto, segurança e tranquilidade! Vender e comprar carros usados e seminovos com alguns cliques? É na CARUPI!