COMPARTILHE EM SUAS REDES

Admita: nada como um bom banho, não é mesmo? E se você gosta de uma boa ducha e muita espuma, saiba que é assim também com seu companheiro de quatro rodas.

Carros são bens de alto valor, por isso, é imprescindível fazer a manutenção adequada deles. Porém, na tentativa de deixar o automóvel limpo e higienizado, muitos motoristas cometem erros básicos que podem acabar manchando, danificando e fazendo o veículo acumular sujeira por longos períodos. 

Por isso, neste artigo, você vai conhecer valiosas dicas sobre lavagem automotiva e descobrir como lavar o carro em casa de forma segura e correta. Siga lendo: está na hora do banho!

Índice

Como lavar o carro em casa da melhor forma?

O que evitar quando lavar o carro?

• Não limpe embaixo do sol

• Não utilize utensílios ásperos durante a limpeza

• Não use os produtos errados

• Tome cuidado com os panos

Dicas de lavagem de carros

• Economize água...

• ...mas não tenha medo de usá-la

Utilize os materiais próprios para lavar carros

• Lave no sentido correto

• Cuide da parte interna

• Passe a cera

Carros limpos e bonitos vendem melhor

Carro antigo de cor vermelha com farol acesso e espuma de sabão escorrendo por toda a lataria
Lavar o carro em casa requer alguns cuidados importantes (Imagem: Unsplash)

Como lavar o carro em casa da melhor forma?

Para ter seu carro sempre bem higienizado, não é necessário pagar por lavagens profissionais: você pode conquistar um resultado incrível em casa apenas aplicando as técnicas certas durante o processo. 

Assim, além de apreciar a sensação de dirigir um carro limpo, com aroma agradável e exterior reluzente, você ainda economiza e seu bolso agradece.

No entanto, antes de aprender exatamente o passo a passo de como lavar o carro em casa, é preciso saber tudo aquilo que você não deve fazer durante a manutenção do seu veículo, pois essas práticas podem gerar danos e visitas desnecessárias ao mecânico.

Traseira de carro esportivo da Nissan sendo esguichada para limpar sabão durante lavagem automotiva
Alguns erros deve ser evitados na hora de lavar o carro (Imagem: Unsplash)

O que evitar quando lavar o carro

Não é só pegar o sabão e sair esfregando o seu carro: a lavagem automotiva envolve uma série de práticas que preservam o seu veículo e contribuem para que ele não fique manchado, riscado, sujo e danificado. 

Lembre-se: na hora de vender carros usados e seminovos, esses problemas acabam diminuindo o valor do veículo. Por isso, confira a seguir as atitudes que devem ser evitadas na lavagem de carros. 

Não limpe embaixo do sol 

Calor, sol forte e você pensa: “este é um excelente clima para realizar a limpeza do meu carro, vai secar bem rápido”. Isto pode até ser verdade, mas nunca lave o carro debaixo de sol muito quente: o sabão na lataria pode secar mais rápido do que você imagina, prejudicando a pintura e ainda causando marcas sobre o carro. Por isso, busque a sombra fresca e lugares fechados.

Não utilize utensílios ásperos durante a limpeza 

Você pode imaginar que usar objetos mais aderentes vai melhorar a higienização da carroceria. No entanto, a escolha incorreta dos materiais pode ter efeito contrário: além de arranhões, também podem aparecer manchas na lataria.  

Close em roda de carro sendo lavado, com pano vermelho cheio de sabão preso a ela
A escolha de um pano macio pode ajudar na lavagem de carros (Imagem: Pixabay)

Não use os produtos errados

Como o próprio nome do produto indica, o limpa-vidros doméstico deve ser usado em casa para higienizar janelas, portas de vidro e outras superfícies, mas nunca deve ser aplicado sobre o pára-brisa do seu carro, por exemplo.

Também é aconselhável que se evite o sabão de pedra derretido na água e outras substâncias de limpeza domiciliar, como desinfetantes e sabões de limpar chão. 

Pode-se usar detergente para lavar o carro? Não é aconselhável: risque-o da sua lista, junto de sabões em pó e querosene. Mesmo sendo altamente resistente, a lataria pede cuidados especiais e misturas reagentes muito fortes podem danificá-la. 

Tome cuidado com os panos

Mesmo seguindo todos esses cuidados, você ainda pode errar aos 45 do segundo tempo se escolher o tipo inapropriado de pano para fazer a secagem automotiva.

Por isso, não utilize panos de chão, toalhas, camisas e qualquer tecido inadequado. Os materiais e fibras dessas roupas simplesmente riscam a pintura. Opte por luvas e materiais de microfibras fabricados especificamente para lavagem de carros. 

Lateral dianteira de carro da Volkswagen recebendo esguicho de mangueira durante lavagem de carro
Existem dicas para obter os melhores resultados quando for lavar o carro (Imagem: Pixabay)

Dicas de lavagem de carros

Agora que você aprendeu os principais pecados que podem ser cometidos na hora de fazer a lavagem automotiva, chegou a hora de descobrir como lavar o seu carro da forma correta e indicada por especialistas. 

Economize água...

Esta não é uma regra para preservar o seu veículo, mas para preservar recursos naturais e evitar desperdício. Assim, considere utilizar baldes ou borrifadores ao invés de mangueiras. Com estas ações, você economiza 400 litros de água, por exemplo.

...mas não tenha medo de usá-la

Mesmo sendo necessário economizar e usá-la com consciência, a água é muito importante para remover a sujeira pesada acumulada em seu carro. Feche bem os vidros e as portas, e molhe bem a lataria. Não exclua também a parte inferior do veículo e a região das rodas. Estes locais costumam reunir mais resíduos.

Utilize os materiais próprios para lavar carros

O primeiro passo na hora de lavar seu carro é escolher os produtos certos. Um kit básico para limpeza inclui limpa pneus, esponjas, silicone, flanela e cera para dar brilho. O sabão que deve ser utilizado é neutro e, principalmente, deve ser destinado para esse fim. Evite soluções caseiras, busque por lojas especializadas. Não arrisque um bem tão valioso para economizar alguns poucos reais. 

Console de carro sendo limpo por homem com flanela
Cuidar da parte interna é essencial durante a lavagem de carros (Imagem: Pixabay)

Lave no sentido correto

Muita gente realiza a lavagem automotiva pensando em como lavar o carro de forma rápida. Mas não é aconselhável que você ensaboe o carro inteiro para depois enxaguá-lo de uma vez só. 

Divida o carro em segmentos, e cuide de cada um deles de uma vez. Este procedimento de molhar e lavar aos poucos é importante para não criar as condições propícias para o sabão secar e manchar a lataria. 

Além de ter este cuidado, você também precisa fazer a lavagem automotiva no sentido correto, sempre começando de cima para baixo. Como a sujeira mais grossa sempre fica na parte inferior, iniciar pelo sentido oposto só contribuirá para que você piore o cenário. 

Limpe as áreas que mais ficam próximas das rodas posteriormente, principalmente fazendo movimentos circulares.

Cuide da parte interna

Higienize o chão e os carpetes do veículo. Aspire o interior do carro e limpe-o com escova macia e produtos adequados. Atenção aos pequenos vincos e detalhes: não adianta estar com o veículo reluzente por fora, porém cheio de poeira, gorduras e outros resíduos internos que são prejudiciais até para a saúde

Dedique um tempo para limpar os bancos e, se achar interessante testar um novo produto, aplique-o em uma pequena região para ver se o estofado não será danificado, independente de ser de couro ou tecido. 

O painel exige uma limpeza mais cuidadosa, por isso, utilize pano bem macio e úmido tomando todas as precauções para não arranhar. Não use óleos ou outros produtos escorregadios no volante: se o local ficar muito liso, pode gerar acidentes.

Limpe o teto primeiro, pois toda sujeira que se soltar cairá sobre o restante da cabine. Para isso, prefira o borrifador para evitar molhar demais o carro e, finalize passando o pano depois em toda superfície. 

Passe a cera

Você já sabe que a cera deve estar no seu kit. Por isso, não esqueça de finalizar a sua lavagem com este produto, que deve ser utilizado apenas quando o carro estiver bem seco. Além de deixar o veículo brilhante, a cera conserva a limpeza e ainda protege a pintura contra raios solares, evitando o desbotamento.

Jovem rapaz afro-descendente em mesa da sua casa vendendo seu carro no website da Carupi
Vender seu carro na CARUPI é mais seguro e confortável (Imagem: Pexels)

Carros limpos e bonitos vendem melhor

O cuidado com o seu veículo contará muito na hora de vendê-lo, pois facilitará a valorização do mesmo. Assim, crie um cronograma de lavagem do carro e torne este período dedicado à manutenção do seu automóvel parte da sua rotina semanal. 

Com o mercado de carros usados e seminovos em alta, cada vez mais os compradores se preocupam em adquirir veículos com excelente acabamento e de proprietários preocupados com a conservação do veículo que estão oferecendo. Com um carro bem cuidado e o apoio de uma solução inovadora como a CARUPI, sua chance de fazer um ótimo negócio é enorme. 

A CARUPI é uma startup que está revolucionando a forma como os brasileiros compram e vendem carros e seminovos. Oferecendo qualidade, segurança e preço justo, a empresa conecta compradores e vendedores de forma totalmente digital. Assim, é possível fazer transações direto de casa.

O carro que você lavou e cuidou com tanto carinho é valorizado pela CARUPI: em nossa plataforma, é você quem define o preço, e nossa equipe busca os melhores compradores. Em média, vender com a CARUPI significa 3 mil reais a mais em seu bolso, sabia?

Nosso time faz fotos profissionais de seu carro, divulga na web, filtra as ofertas e até leva o veículo para test-drives com os interessados. Também garantimos o pagamento e agilizamos toda a documentação: você só precisa assinar, no conforto de sua casa.

Para fazer um cadastro e já começar a utilizar, basta baixar o aplicativo da CARUPI ou acessar nosso site. Conheça mais sobre a nossa solução moderna para vender carros usados e seminovos, e valorize seu veículo e seu tempo!