COMPARTILHE EM SUAS REDES

A venda de carros online vem se tornando uma tendência no mercado automobilístico. Com a pandemia do coronavírus, a prática de negociar um veículo por meio da internet cresceu ainda mais, sendo a alternativa de muitos proprietários para essa finalidade.

De acordo com dados da pesquisa da Fenabrave, concessionárias no Brasil registraram queda, em 2020, de 76% nas vendas em abril (início da quarentena no país) e 75% em maio, em relação ao ano de 2019. Com um resultado negativo nas vendas presenciais, a solução foi buscar consumidores online.

Diante desse cenário, as vendas de veículos automotivos usados e seminovos por meio da internet aumentaram 20% em comparação à média de junho a agosto (2019) e janeiro e fevereiro (2020) – período pré-pandemia. 

Na tentativa de entender como as pessoas estavam reagindo à compra de carros online, o Google fez um estudo que indicou que 20% das pessoas entrevistadas teriam comprado um carro na pandemia se tivessem a opção de adquiri-lo pela internet. Também não é de hoje que uma maioria esmagadora de brasileiros consulta as opções de carros na internet antes de tomar uma decisão de compra ou visitar pontos de venda físicos.

Esse cenário pode ser positivo não apenas para lojistas e concessionárias, mas também para proprietários de veículos que gostariam de vender seus carros utilizando o potencial comercial que a web pode oferecer. 

Mas até que ponto é vantajoso negociar online? Quais são os riscos envolvidos nesse tipo de negócio? É o que vamos saber neste artigo!

Índice de Conteúdo


Vantagens de vender carro online
Como vender um usado ou seminovo pela internet

As principais plataformas de venda online de usados e seminovos

A diferença de vender na web com a CARUPI

Vantagens de vender seu carro online

Diversas plataformas já atuam como recurso facilitador para que proprietários consigam vender seus veículos com mais agilidade e segurança pela internet. Por conta disso, essa comercialização online envolve vantagens que podem convencer você a optar por esse tipo de negociação. São elas:

  • Maior alcance de pessoas
  • Possibilidade de vender por um valor melhor
  • Agilidade na negociação
  • Praticidade em interagir com o interessado
  • Transparência na transação
  •  Burocracia simplificada

São vantagens numerosas e tentadoras, mas é importante lembrar que nem toda plataforma conseguirá oferecer todos esses benefícios. Às vezes, uma determinada ferramenta pode agilizar a negociação e dar boa visibilidade para o anúncio, mas não oferecer a transparência desejada nas transações. 

Por conta disso, na hora de vender um automóvel, é fundamental avaliar cada solução para escolher aquela que fornece os pontos mais positivos para você.

Mulher sentada à mesa mexendo em seu smartphone e ouvindo música com fone de ouvido
Comodidade e segurança são vantagens de vender carros pela internet (Imagem: Pexels)

Como vender um usado ou seminovo pela internet

Mesmo com as vantagens de vender um carro online, os riscos existem: pode ser que você não encontre interessados, que venda seu automóvel abaixo do valor esperado ou, até mesmo, caia no golpe do test-drive.

A boa notícia é que esses problemas podem ser facilmente evitados tomando alguns cuidados, principalmente quando for anunciar o veículo, como inserir informações corretas sobre o modelo, fazer fotografias que chamem atenção e, o mais importante, estar disponível para responder os possíveis compradores.

Informações do veículo

Se a maior dificuldade está sendo encontrar pessoas interessadas em adquirir o seu carro, talvez seja necessário rever as informações que você inseriu no anúncio.

É essencial que os dados que você disponibiliza a respeito do veículo sejam claros e objetivos e que, de fato, informem o comprador sobre a condição atual do automóvel.

Tente produzir um texto fiel, limpo, com todas as qualidades e defeitos que o modelo apresenta. Nesta etapa, não queira omitir detalhes, nem criar frases sensacionalistas, pois isso pode afastar compradores em vez de atrair.

Por um lado, a omissão de informações pode fazer seu anúncio parecer fraco ou, até mesmo, um golpe; por outro, chamadas como “oportunidade incrível” podem soar exageradas diante de um produto que não aparenta ser assim.

Fotografias

Infelizmente, um anúncio não se faz apenas com um bom texto e as fotografias ainda são necessárias.

Pense da seguinte forma: quando você quer comprar um produto pela internet, espera ver fotos para saber como está a mercadoria, certo? Com um carro não é diferente. As fotografias são de extrema importância para que outras pessoas consigam saber em que condições o automóvel se encontra. 

Com isso, deixe disponíveis imagens do interior do veículo, do exterior, do motor e, até mesmo, de outros detalhes, como o painel indicando a quilometragem. Se o carro apresenta algum defeito, não deixe de registrar: é melhor o interessado saber agora e evitar confusões do que esperar ele se decepcionar quando efetuar a compra. 

E mais do que simplesmente tirar uma fotografia qualquer para publicação, é interessante considerar a qualidade. Quanto melhor forem as suas fotos, mais interessados ficarão atraídos pelo anúncio.

Homem sentado em capô de carro antigo preparando para bater uma foto com câmera analógica
Caprichar nas fotos é importante para conseguir vender seu carro online (Imagem: Unsplash)

Valor

Encontrar o melhor preço para vender o seu automóvel nem sempre é uma tarefa simples. O valor de um veículo envolve uma série de fatores, como ano-modelo, versão, motor, tipo de combustível, mercado, entre outros.

Contar com tabelas de referência, como a Fipe e a KBB, podem ajudar a não vender o carro por menos do que ele vale, mas, ainda assim, é interessante considerar que nem todo mundo aceitará pagar o preço de mercado.

Dessa forma, tente encontrar uma margem que envolva valores condizentes com o mercado, sejam interessantes para você e ainda sejam justos para o comprador. Pense que o preço, aliado a um bom veículo, é um dos principais atrativos para a sua publicação.

Prepare-se para as dúvidas

De nada adianta ter um anúncio perfeito se você não tem tempo para responder às dúvidas dos interessados, não é mesmo? Essa falta de disponibilidade só fará com que o possível comprador desista da negociação.

Para evitar esse tipo de situação, deixe sempre o contato mais fácil para que o interessado fale com você. Você pode optar por deixar um número de telefone ou e-mail, mas, caso queira mais segurança, algumas plataformas já disponibilizam um chat para que você converse sem precisar passar seus dados pessoais. 

Em alguns casos, pode ser melhor deixar seu número de telefone ou e-mail apenas quando você estiver seguro de com quem está se comunicando.

As principais plataformas de venda online de usados e seminovos

Com as dicas básicas do que fazer e do que não fazer em um anúncio pela web, chegou a hora de saber como funcionam as plataformas online de venda de usados e seminovos. 

Antes de escolher uma solução, é bom avaliar o que ela oferece e optar por aquela que melhor atende suas necessidades.

Redes Sociais

Uma das formas mais rudimentares de vender carros usados e seminovos online é por meio do uso de redes sociais. Muitos proprietários preferem publicar anúncios de veículos no Facebook, por exemplo, em grupos especializados com diversas pessoas que se interessem pela compra. 

Apesar de ser um procedimento simples, que não demanda custos -- a não ser que a publicação seja impulsionada -- e que tem a capacidade de atingir diversas pessoas por tempo indeterminado, a segurança é quase inexistente.

Vender um carro em redes sociais, para pessoas desconhecidas, é como navegar em mar aberto: você não sabe com quem está lidando, não há ninguém para intermediar o processo e não há ninguém para auxiliar em qualquer dúvida ou problema. Tudo depende de você e do seu possível comprador. 

Jovem garota de cabelos ruivos apoiada em capô de carro usando computador laptop e sorrindo
É possível usar diferentes canais para vender seu carro pela internet (Imagem: Freepik)

Classificados

Os classificados online também foram um dos primeiros canais na internet centrados na venda de usados e seminovos.  Resumidamente, funcionam como uma versão digital dos saudosos classificados dos jornais impressos, cumprindo um papel de mero painel de ofertas, onde os interessados podem pesquisar por veículos de seu interesse, mas usufruindo da facilidade de filtrar sua busca e obter as informações com mais agilidade. 

As desvantagens de vender em plataformas como essas é que não existe um serviço personalizado envolvido: seu carro não passa por qualquer tipo de avaliação e a negociação é feita sem intermédio - tudo depende de você e do comprador, abrindo margem para a ocorrência de golpes e outras situações desagradáveis.

Uma evolução desse modelo surgiu com a entrada dos marketplaces nesse setor: grandes plataformas de vendas online começaram a apostar no mercado de carros usados, e implementaram ferramentas adicionais ao processo, visando oferecer mais segurança e confiabilidade para quem vende e quem compra.

Gigantes do comércio eletrônico começam a fornecer recursos como reserva online (com devolução garantida em caso de desistência), avaliação do automóvel e intermediação bancária como forma de resguardar os direitos dos dois lados e conduzir a transação da melhor forma possível.

Para aumentar suas chances de vender, é possível escolher opções de veiculação do anúncio, seja por tempo em que ele ficará disponível ou pelo destaque que ele terá na plataforma. Mas fique atento: quanto mais tempo e visibilidade você quiser, mais caro ficará anunciar seu carro.

No entanto, as questões burocráticas referentes à documentação e outros compromissos legais ainda precisam ser resolvidos pelo vendedor e comprador. Como não são canais especializados em carros, mas em vendas gerais, ainda têm uma longa trajetória pela frente na evolução dos serviços oferecidos, com problemas sendo relatados com alguma frequência.

Sites especializados

Atualmente, algumas plataformas especializadas nesse nicho de mercado estão surgindo na internet, procurando oferecer mais agilidade e segurança para a venda de carros na web.

Cada ferramenta possui seus próprios diferenciais, e são focadas em perfis e necessidades variadas: algumas são voltadas a quem tem pressa de vender, com promessas de venda em até 24 horas, outras atuam como cambistas, comprando seu carro para revender em seu estoque online.

Visando garantir maior segurança ao processo, as empresas que estão por trás dessa venda de usados e seminovos pela internet costumam realizar vistorias no seu veículo, o que entrega uma garantia maior para quem compra, e cuidam dos trâmites financeiros, permitindo que você não caia em uma armadilha e fique sem receber o valor negociado. 

No entanto, vender com esse tipo de ferramenta pode não ser interessante em alguns momentos. Certos websites funcionam como um leilão, anunciando seu automóvel e esperando pelos lances. Pode até ser rápido, mas os valores recebidos podem estar abaixo do que você gostaria.

Outra desvantagem é que, na maioria das vezes, para realizar uma avaliação ou inspeção em seu carro, ou no caso de um test-drive com o interessado, é necessário que você leve o veículo até uma central da empresa em data e horário combinados. 

Vender seu carro online com a CARUPI é diferente

Se você ainda não ficou convencido de que vender seu carro online  é uma boa ideia, por conta dos pontos negativos que as plataformas citadas apresentam, então é o momento de conhecer a CARUPI.

A CARUPI é uma startup de tecnologia que desenvolveu uma solução exclusiva e inovadora para a venda e compra de usados e seminovos pela internet. Toda a negociação é feita por meio de um aplicativo ou website, e entrega as melhores vantagens possíveis para proprietários e compradores, resolvendo as pendências encontradas em outros modelos de venda existentes.

A principal diferença entre vender com a CARUPI e em outras plataformas é a comodidade. A partir do momento que você decide vender seu carro conosco, uma equipe de executivos assume a venda e passa a auxiliar com a definição de valor, com a vistoria, com fotografias profissionais do veículo e, até mesmo com o pagamento, cuidando para que tudo corra bem na finalização da venda. Você acompanha todo o processo do conforto do seu lar, via website ou aplicativo.

O processo de venda é totalmente centrado na experiência do cliente e pode ser realizado sem que você sequer precise sair de casa. Fotógrafos profissionais vão até você para produzir as melhores imagens do automóvel, e nem mesmo levar seu carro para test-drives é necessário, já que nosso time busca e devolve seu veículo em local e horário agendados, e acompanha o interessado em todo o momento.

Homem fora de foco segurando celular à frente mostrando plataforma de venda de carros online da CARUPI
Vender carros online com a CARUPI é a solução mais confortável, segura e vantajosa (Imagem: Freepik)

Além disso, seu carro passa por vistoria, conta com um laudo veicular e a CARUPI, em alguns casos, ainda oferece garantia inclusa de um ano para câmbio e motor, tornando seu automóvel muito mais atrativo para eventuais compradores. 

Quando seu carro entra em nossa base de vendas online, mais facilidades aparecem: o automóvel fica visível para inúmeras pessoas, com fotos profissionais e padronizadas, informações completas e precisas e valor de venda ajustado, acima da tabela de lojistas e concessionárias e, ao mesmo tempo, atrativo para quem procura um seminovo. 

E para aumentar ainda mais a visibilidade da sua venda, também anunciamos seu carro nas maiores plataformas do mercado. Nosso time filtra as ofertas e só apresenta a você as melhores propostas recebidas.

Tem mais: como a CARUPI surgiu para ser uma solução fácil, rápida e segura na venda e compra de usados e seminovos, toda a questão burocrática fica por nossa conta. Na hora de fechar negócio, cuidamos de toda documentação e enviamos para que você assine tudo no conforto do seu lar.

Vender seu carro online é uma opção interessante, mas se torna uma experiência incrível quando você vende com a CARUPI! Conheça tudo o que podemos fazer para ajudar você a vender seu carro da melhor forma possível, e confira mais dicas como essa em nosso blog!