COMPARTILHE EM SUAS REDES

Já virou tradição! Todos os anos, a Pantone escolhe a sua cor de destaque para o período e isso movimenta diversos setores da indústria e do comércio, principalmente aqueles que dependem de cores para criação de seus produtos ou identidade visual. Esse é um momento, inclusive, muito aguardado a cada início de ano.

Mas, e se a Pantone influenciasse, também, o mercado de automóveis? Isso é tão possível e real que, em 2018, um modelo do Focus Elétrico, da Ford, foi lançado em uma tonalidade verde metálica que faz clara referência à Greenery, cor Pantone escolhida para o ano de 2017.

É diante desse cenário que queremos entender: como a Pantone pode interferir no design automotivo dos carros hoje em dia? Até que ponto as pessoas estão dispostas a aceitar um veículo com uma tonalidade não convencional?

Vamos descobrir?

Índice de Conteúdo

O que é a Pantone?

As cores Pantone de 2021

As cores Pantone e o design de automóveis

Os usados e seminovos e as cores de 2021
Cores e modelos para todos os gostos na CARUPI

Ford Focus elétrico em tom de verde com fundo branco ao lado de amostra de cor Pantone Greenery
Ford Focus verde: coincidência ou influência da Pantone? (Imagem: Ford e Pantone/divulgação)

O que é a Pantone?

A história da Pantone começou em 1963, quando a empresa deu início a um sistema de padrões gráficos para profissionais e designers. Foi em 2000, no entanto, que a instituição começou a vender paletas específicas de cores e ganhou força global.

Atualmente, a Pantone não é somente uma organização que sistematiza cores, mas também uma referência para a fabricação de produtos e marcas que desejam se modernizar e se diferenciar. Os Minions, criação da Universal Pictures, por exemplo, possuem cores exclusivas em parceria com a Pantone, que escolheu as paletas Fashion e Home+Interiors para compor a identidade da animação.

Com o objetivo de ser a principal referência na organização e sistema de cores usadas nos mercados globais, a cada ano a Pantone seleciona a sua cor destaque, prevê tendências globais e dá assessoria para empresas quanto às cores dos produtos, bem como identidade visual da marca.

A decisão das cores de cada ano faz parte de um estudo para prever o que estará em evidência, conforme a sazonalidade, envolvendo psicologia e consultoria em cores. Com isso, há sempre uma mensagem por trás da cor Pantone de cada ano.

Mas como isso se tornou uma tradição e hoje influencia vários setores do mercado, inclusive o de automóveis?

A tradição das cores Pantone

Há mais de 20 anos, a Cor do Ano Pantone é aguardada por muitas empresas que desejam desenvolver seus produtos e tomar decisões estratégicas, principalmente a indústria da moda, que toma como referência a paleta Pantone para criação de seus designs.

O processo de escolha das cores Pantone é realizada por especialistas, que procuram por todo o mundo referências de novas tonalidades. As buscas são feitas na indústria do entretenimento, como em filmes, nas coleções de arte, na moda, no design, em famosos destinos de viagens e em muitos outros setores.

A inspiração para as cores também pode surgir de novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos.

Nos últimos cinco anos, as cores destacadas, que fizeram parte da cartela de diversas companhias, foram: Classic Blue (2020), Living Coral (2019), Ultra Violet (2018), Greenery (2017) e Quartz Rose e Serenity (2016).

Para 2021, assim como foi em 2016, a Pantone escolheu dois tons: Ultimate Gray e Illuminating. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas a seguir.

Vários objetos - panela, flores, limões, vasilha e tabelas Pantone - nas cores Pantone 2021
Amarelo e Cinza foram cores destacadas pela Pantone para 2021 (Imagem: Pantone/divulgação)

As cores Pantone de 2021

As cores escolhidas para serem o destaque do catálogo Pantone em 2021 são a Ultimate Gray e a Illuminating. Os tons de cinza e amarelo são independentes, mas possuem elementos que podem se unir e trazer à tona sentimentos como força, positividade e esperança.

Todos os anos, as cores Pantone impactam o mundo, já que muitos produtos tomam como referência sua tabela de cores. Setores como o automobilístico, muitas vezes, também se deixam influenciar pela tendência da cor do ano.

Antes de conhecermos como a Pantone pode impactar o mercado de automóveis, precisamos saber mais sobre cada uma das cores de 2021.

Ultimate Gray

O Ultimate Gray, também conhecido por Pantone 17-5104, é um tom de cinza emblemático, composto por elementos sólidos e confiáveis. Essa é uma cor que estimula sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.

A escolha por essa cor tem bastante relação com o momento de pandemia que o mundo vive. Por transmitir solidez e firmeza, ter essa cor como destaque do ano de 2021 faz com que o sentimento transmitido seja o de um futuro melhor e mais estável.

Illuminating

O Illuminating, nomeado como Pantone 13-0647, é um amarelo brilhante que cintila vivacidade, calor e energia solar. Esse tom lembra felicidade, otimismo e cria uma percepção de esperança e resiliência que, combinada com o Ultimate Gray, passa uma mensagem positiva para o enfrentamento desse horizonte de pessimismo global.

Cores Pantone do ano 2021 dividindo imagem em 2 lados
Junção dos dois tons inspira resiliência e positividade para enfrentar pandemia (Imagem: Pantone/divulgação)

Ultimate Gray + Illuminating

Apesar de serem cores independentes, elas foram escolhidas juntas por uma razão: seu significado maior vem da união das duas cores.

Se, por um lado, o amarelo traz uma tonalidade iluminada e cheia de personalidade, por outro, o cinza traz o equilíbrio, por ser uma cor neutra. É dessa junção que surge uma mensagem de resiliência e encorajamento, necessária para a crise sanitária em que o mundo se encontra.

Mas, afinal, como essas duas cores estão sendo usadas no dia a dia? Para não pesar demais com um amarelo muito vibrante ou não tornar algo muito impessoal e neutro, a combinação e mescla das cores é a forma mais comum com que essas tonalidades estão sendo utilizadas.

Na decoração de interiores, por exemplo, essa combinação pode ser vista em paredes, objetos e móveis. Na indústria da moda, o Ultimate Gray carrega bastante elegância e sobriedade, enquanto o Illuminating remete a um look diurno e descontraído.

No mercado automotivo, a Pantone também tem certa influência, ainda que não seja tão comum encontrar por aí um veículo com pintura amarela ou outra cor mais ousada.

As cores Pantone e o design de automóveis

Os tons neutros ou cores clássicas costumam reinar no design de automóveis, por questões mercadológicas. Mesmo assim, muitas montadoras incluem sempre uma cor mais vibrante entre a paleta de cores de seus modelos, para agradar clientes de perfil mais ousado e até mesmo para destacar o carro em suas campanhas publicitárias, que quase sempre apostam nessas tonalidades diferenciadas para apresentar o automóvel ao mercado.

Nesse sentido, é natural que as fabricantes busquem inspirações variadas - inclusive na Pantone - para definir os tons das pinturas. Em 2021, podemos encontrar algumas evidências de que a tendência lançada pela especialista em cores pode sim estar presente no mercado automotivo, trazendo novidades para aqueles que estão dispostos a se reinventar.

Com isso, vamos conhecer dois modelos que chegam ao Brasil em 2021 e dois modelos do mercado externo (mas que também podem dar as caras por aqui) que podem muito bem ter se inspirado nas cores da Pantone para este ano.

Corolla Cross fazendo curva em rua urbana com prédios ao fundo
Aguardado lançamento da Toyota será comercializado em tons de cinza (Imagem: Toyota/divulgação)

Toyota Corolla Cross

Apresentado recentemente à imprensa, o Toyota Corolla Cross é o novo SUV da fabricante japonesa, baseado em seu sedã médio mais famoso. Apesar de contar com diversas especificações mecânicas, incluindo versão híbrida, e um design moderno, são suas cores que nos interessam.

O Toyota Corolla Cross foi lançado em uma extensa gama de cores: o Branco Polar, o Vermelho Granada, o Cinza Granito, o Preto Infinito, o Prata Lua Nova e o Branco Lunar. Aqui, o Cinza Granito é o que mais se aproxima de uma das cores Pantone de 2021 – a Ultimate Gray.

Destaque da frente de Ford Bronco Sport em cor amarela e preta
Ford Bronco Sport deve chegar em tom de amarelo (Imagem: Ford/divulgação)

Ford Bronco Sport

Outra novidade que chega ao Brasil em 2021 é o Ford Bronco Sport, um SUV muito aguardado pelo mercado automobilístico no país. Esse é um veículo off-road que promete encantar não apenas quem tem uma alma trilheira, mas também aqueles que gostam de aproveitar ruas e estradas, já que é um modelo mais urbano da linha Bronco.

O que nos chama atenção é seu pacote de cores: conforme a montadora, são 10 tonalidades que ficam entre o azul, marrom, branco, vermelho, preto, cinza e laranja – que, apesar do nome, está mais próximo do amarelo e faz menção ao Illuminating, da Pantone.

Volkswagen ID.4 amarelo trafegando em rodovia rural com geradores de energia eólica ao fundo
ID.4, elétrico da VW, é vendido em amarelo próximo ao da Pantone (Imagem: VW/divulgação)

Volkswagen ID.4

O Volkswagen ID.4, novo SUV elétrico da fabricante alemã, já estreou no mercado internacional e tem tudo para ser o primeiro elétrico da montadora no Brasil.

Esse é mais um modelo lançado em um tom de amarelo que se aproxima do Illuminating. Além disso, o interior do veículo é em tonalidade cinza - com poucos detalhes em marrom - lembrando o equilíbrio proporcionado pela junção entre Illuminating e Ultimate Gray.

Kia Seltos amarelo parado na rua em frente a prédio de arquitetura moderna
Kia também apostou na cor amarela com o Seltos (Imagem: Kia/divulgação)

Kia Seltos

Outro modelo que ainda não chegou ao Brasil é o Kia Seltos. Esse é um veículo que já faz sucesso na China e é alvo de forte especulação no mercado nacional como provável lançamento da montadora sul-coreana para concorrer diretamente com o Hyundai Creta. 

Seu design é o que, diante das cores de 2021, chama atenção: ele está disponível em um suave amarelo metálico, com detalhes em cinza. 

Se vai fazer sucesso no país, não sabemos, mas sua inspiração de cores remete às escolhas da Pantone para 2021, promovendo aquela sensação de encorajamento, resiliência, equilíbrio e personalidade transmitidas pela união de Illuminating e Ultimate Gray.

Os usados e seminovos e as cores de 2021

Muitos brasileiros provavelmente já tiveram, ou têm, um carro na cor cinza, e nossos olhos já estão bem acostumados a encontrar essa tonalidade em diversos veículos nas ruas. O mesmo pode não acontecer com o amarelo, pois, a princípio, muita gente pode achar estranho um automóvel nessa cor ou, até mesmo, enxergar dificuldades em revendê-lo depois.

No entanto, muitos carros ficaram conhecidos justamente por sua cor amarela, e fizeram sucesso por muitos anos. Certamente você já deve ter ouvido a famosa música de Munhoz e Mariano sobre um Camaro Amarelo, certo? A canção foi uma das mais ouvidas em 2012, assim como o veículo se tornou objeto de desejo entre os amantes do universo automobilístico.

Outro carro amarelo que também ficou famoso é a saudosa Brasília Amarela, tema de “Pelados em Santos”, música de sucesso dos Mamonas Assassinas.

Além desses, outros modelos são bastante lembrados, e desejados, no amarelo - especialmente nos nichos de veículos “fora de estrada” ou esportivos: o Troller T4, a Mitsubishi L200 Savana e a própria EcoSport, além do clássico Ford Escort XR3 conversível e, obviamente, a Ferrari.

Homem em sofá relaxando e acessando app da CARUPI para escolher seu carro
No website ou app da CARUPI é fácil encontrar usados e seminovos na sua cor preferida (Imagem: Freepik)

Cores e modelos para todos os gostos na CARUPI

Seja um veículo amarelo, cinza, azul, preto, vermelho, laranja, da paleta Pantone ou não, na CARUPI você encontra carros das mais diversas cores e modelos, e escolhe aquele que mais lhe agrada.

A CARUPI é uma startup de tecnologia focada em melhorar a experiência de quem compra, vende ou troca um carro, com a praticidade de realizar a negociação online, pelo app ou website, e contar com um serviço concierge que proporciona facilidade e rapidez ao processo. Você faz tudo sem precisar sair de casa.

Acessando nosso catálogo de veículos, é fácil encontrar o carro com a cor perfeita para você. Como a base de usados e seminovos da CARUPI é muito extensa, a chance de encontrar uma larga gama de opções de cores é alta.

E para ter certeza que o tom escolhido realmente agrada, nada melhor do que solicitar o nosso test-drive delivery e observar a pintura do carro bem de perto: os executivos da CARUPI retiram o veículo com o dono e levam até você em local e horário combinados, sem custos extras. E não se preocupe: todas as medidas sanitárias e de segurança são seguidas à risca - assim você curte o passeio sem se preocupar com mais nada.

Todos os veículos são devidamente inspecionados e vistoriados e, caso se decida pela aquisição do seu novo carro, a experiência centrada no cliente continua. Nossa equipe cuida dos trâmites de pagamento, e até sugere as melhores opções de financiamento para o seu perfil. Tem mais: com a CARUPI, o próprio cartório é em sua casa, pois enviamos todos os documentos prontinhos para que você assine tudo com calma e conforto.

No fim, seguindo ou não as tendências de cores da Pantone, o importante é ter o carro que você quer, na cor que você deseja. E, claro, com toda a facilidade que a CARUPI oferece.