COMPARTILHE EM SUAS REDES

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, é uma data oficializada pela Organização das Nações Unidas desde a década de 70 e que simboliza a luta histórica das mulheres para terem as mesmas condições e oportunidades que os homens.

No início, essa data se relacionava bastante com a reivindicação de igualdade salarial, mas, atualmente, a causa vai muito além: representa uma bandeira erguida contra o machismo e a violência voltada às mulheres.

Podemos dizer que uma das conquistas dessa batalha está no espaço cada vez maior ocupado pelas sexo feminino no setor automobilístico - que antes era, em grande parte, monopolizado por homens.

Frases rimadas com preconceito embutido permeavam o trânsito com frequência. Expressões sexistas ainda são ouvidas aqui e acolá, mas as estatísticas, no entanto, parecem estar do lado feminino e indicam outro cenário: são elas, por exemplo, que provocam menos acidentes.

De acordo com dados do Infosiga SP, entre janeiro e agosto de 2020, 122 mulheres se envolveram em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo, um percentual 16 vezes menor que o de homens (93,5%). Em acidentes com vítimas, os dados apenas se confirmam: mulheres respondem por 15,5% contra 84,5% de homens.

Além disso, a proporção de acidentes graves ou fatais é muito maior entre homens (ajustado proporcionalmente pela quantidade absoluta de motoristas dos dois sexos) do que entre mulheres - e dado que não existe nenhuma diferença biológica que favoreça ou homens ou mulheres ao dirigir um veículo, isso nos leva a deduzir que a postura das mulheres é muito mais responsável e eficiente no trânsito, onde a interação com outros motoristas é tão importante quanto o manuseio do próprio veículo.

É diante desse quadro que as mulheres conseguem, cada dia mais, fazer parte do universo dos automóveis e ter suas próprias preferências na hora de escolher um carro para comprar.

Com isso, em homenagem a essa data tão especial, neste artigo vamos conhecer um pouco mais das características em um veículo que atraem as mulheres, e o que elas valorizam em uma negociação por um automóvel. Vamos lá?


O que as mulheres valorizam em um carro?

Cinco carros que as mulheres amam

Onde encontrar os carros preferidos das mulheres

Comprar seu carro na CARUPI é fácil, rápido e seguro

 

O que as mulheres valorizam em um carro?

Atualmente, entender - e oferecer - os atributos que as mulheres mais valorizam em um carro é um diferencial importante tanto para montadoras quanto para lojistas se estabelecerem no mercado.

Em um momento em que as mulheres possuem opinião forte e decisiva em muitos assuntos, não ter um veículo que atenda suas necessidades pode ser o caminho para perder uma venda.

Com isso, algumas tendências já podem ser vistas em veículos escolhidos e usados por mulheres: design, conforto, versatilidade e, principalmente, segurança.

Design

O design é, talvez, o primeiro atributo que chama atenção delas. Aqui, há alguns fatores que saltam aos olhos, como a estética exterior e o layout interior, bem como a cor do veículo.

A estética, no geral, acaba acompanhando o estilo de vida que as mulheres seguem. Se elas passam muito tempo com o carro, nada melhor do que ele corresponder aos códigos de beleza que elas mais se identificam. Linhas suaves e delicadas? Cortes arrojados e agressivos? Cada personalidade feminina tem sua preferência.

O layout interno também não passa despercebido. O que elas avaliam, aqui, é se o veículo possui tudo o que elas precisam para seguir com a rotina: pode ser um painel multimídia, ar condicionado ou qualquer outro dispositivo que facilite o dia a dia delas, como os clássicos porta-trecos.

Além disso, as cores que elas escolhem – ou preferem – possuem suas particularidades. No geral as campeãs são branco, preto, cinza e prata.

Jovem mulher maquiada e tatuada sentada em carro com pintura customizada com a porta aberta
Carros são formas de expressar o estilo e os gostos pessoais das mulheres (Imagem: Pexels)

Versatilidade

Para as mulheres, o uso de um carro está muito associado ao que elas fazem em suas rotinas. Por assumirem inúmeras funções ao mesmo tempo, é importante que seus automóveis sejam versáteis: quanto mais eles ajudam a tornar tudo mais prático, mais atraídas elas ficam.

Essa versatilidade pode envolver a facilidade para estacionar, com um dispositivo de assistência com câmeras traseiras para essa finalidade, o tipo de direção – elétrica, hidráulica, eletro-hidráulica - e outras funcionalidades que tornam a vida delas mais prática.  

Conforto

Outra característica que não pode faltar no carro de uma mulher é o conforto. Como elas usam o veículo para atividades totalmente distintas, como acomodar compras de supermercado, passear com as crianças e viajar a trabalho, elas não abrem mão de um automóvel que seja confortável para todos os momentos.

Segurança

Mais uma tendência que é muito observada em veículos para mulheres é a segurança.

Pelo fato de se verem responsáveis por levarem filhos para a escola ou, até mesmo, por viajarem constantemente a trabalho, um bom pacote de itens de segurança é fator primordial na escolha do automóvel.

Graças a isso, muitas mulheres preferem carros “altos”, com direção elevada, já que eles oferecem boa visibilidade e passam uma maior sensação de segurança no trânsito. Nesse ponto, SUVs ou, até mesmo, hatches com essa configuração são bastante procurados por elas. 

Close em painel de carro mostrando a palavra airbag escrita
Segurança é um fator muito valorizado pelas mulheres em um carro (Imagem: Pexels)

Cinco carros que as mulheres amam

Depois de entender o que leva uma mulher a escolher determinado tipo de carro, chegou a hora de visualizar essas características em alguns modelos. Existem no mercado inúmeros veículos que se identificam com o perfil feminino e com tudo o que elas mais valorizam, e que se tornaram os favoritos delas.

Vamos conhecer alguns deles?

Citroën C3

Um dos carros favoritos das mulheres é o Citroën C3. Lançado há oito anos no Brasil, o modelo quase já não é mais visto em lojas e concessionárias, mas, ainda assim, é procurado por elas, principalmente no mercado de usados e seminovos.

Com um espaço interno amplo, esse é um veículo que atrai também por seu visual moderno, diversos itens de segurança e conforto, tudo o que elas mais valorizam.

Crossfox

Outro queridinho das mulheres é o Crossfox. Por ter uma boa altura, atrai aquelas que gostam de ter uma sensação de reverência no trânsito, além de uma melhor posição para dirigir, com visão ampla.

Em 2017, a Volkswagen tirou o CrossFox de linha, após o modelo perder espaço para o Polo. No entanto, o mercado de usados ainda é buscado como alternativa para mulheres que gostam da versatilidade que o CrossFox proporciona.

Fiat 500

Quando o assunto é praticidade e segurança, o Fiat 500 é mais um dos carros que elas amam. Sua versão de entrada vem equipada com direção elétrica, airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo, farol com regulagem elétrica de altura, fixação de cadeira infantil, dentre outros atributos.

Em 2021, está previsto uma nova geração do Fiat 500, que deve vir com conjunto mecânico elétrico e variações cambiais, sendo o pontapé inicial da montadora rumo à eletrificação de seu catálogo.  

Carro Fiat 500 de cor rosa choque estacionado debaixo de arvoredo
Fiat 500 é um dos modelos preferidos delas - e nem precisa ser nessa cor (Imagem: Pexels)

Honda Fit

Mais um entre os carros que elas mais gostam é o Honda Fit. Esse é um modelo bastante versátil, confortável e com um porta-malas bem grande e banco retrátil para dobrar o volume quando necessário.

Resumindo, a confiabilidade da Honda e os diversos detalhes internos agradam mulheres que não abrem mão de um design atraente e funcionalidades práticas.  

Volkswagen T-Cross

Por fim, outro modelo muito procurado por elas é o T-Cross, um dos líderes de vendas entre os SUVs no Brasil. O veículo é tão bem aceito no universo feminino que, em 2019, foi apresentado no programa Saia Justa, do GNT, pelas apresentadoras Mônica Martelli e Astrid Fontenelle.

No lançamento da campanha do T-Cross, o filme veiculado tinha como protagonistas uma mãe e seu filho rodando juntos pela cidade, aproveitando o melhor conforto e tranquilidade dentro do veículo, mesmo fugindo de esqueletos de T-Rex.

Onde encontrar os carros preferidos das mulheres 

Como já vimos, ainda que alguns dos modelos mais queridos pelas mulheres sejam encontrados em lojas e concessionárias em versão 0km, outros estão fora de linha ou sem estoque. No entanto, no mercado de usados e seminovos, sempre existe a possibilidade de encontrar o mesmo veículo em ótimas condições e, até mesmo, por um valor menor.

Contar com o mercado de usados e seminovos para buscar os carros que elas amam pode ser uma alternativa interessante por vários motivos, dentre eles:

  • Valores atraentes;
  • Possibilidade de garantia de fábrica válida, já que variam de 3 a 5 anos 
  •  IPVA reduzido, dependendo do valor de mercado do carro.

Para as mulheres que desejam obter um veículo usado ou seminovo, é importante considerar, também, as formas de negociar. Hoje em dia, plataformas de compra e venda de carros, como a CARUPI, podem entregar a facilidade e a praticidade que elas gostam e precisam.

Mulher relaxando na cama bebendo em uma xícara e usando notebook
É fácil encontrar e comprar os carros mais desejados pelas mulheres na CARUPI, sem sair de casa (Imagem: Pexels)

Comprar seu carro na CARUPI é fácil, rápido e seguro

Assim como os carros para as mulheres devem ser versáteis, confortáveis e seguros, a negociação deles também. E é justamente isso que a CARUPI oferece como experiência para quem quer comprar um veículo novo.

Na CARUPI, encontrar os carros favoritos delas é muito simples: basta começar pelo catálogo de veículos, que possui vários modelos com a segurança de um laudo cautelar.

E já que mulheres são criteriosas com as características de seus automóveis, nada melhor que contar com diversos filtros disponíveis para procurar o carro ideal rapidamente: tem veículos para aventureiras, carros com personalidade, modelos compactos, com design moderno, os melhores para comportar a família e ainda muitas opções de acessórios.

Tomada a decisão pelo veículo, as praticidades continuam: nossa equipe de executivos agenda um test-drive com o modelo escolhido e leva até você no dia, hora e local marcados. É fácil assim mesmo: você só sai de casa para curtir o carro em movimento, até porque também pode escolher o automóvel que mais agrada pelo nosso app ou website.

Além disso, o time da CARUPI oferece todo o suporte para que elas consigam encontrar as formas de pagamento mais apropriadas, sem saírem de seus orçamentos.

Depois disso, nem precisamos falar que os carros que elas amam estão na CARUPI não é mesmo?

Conheça mais de nossos serviços clicando aqui!