COMPARTILHE EM SUAS REDES

O verão é tudo de bom, não é mesmo? Sol, calor e dias claros e iluminados são só algumas das características que fazem dessa estação a queridinha do brasileiro. Além disso, é no verão que costumam acontecer as tão sonhadas férias, com direito a viagens e diversão – coisas que todo mundo gosta.

Entretanto, apesar de tanta coisa boa que a estação traz, é fundamental redobrar a atenção com alguns cuidados importantes no verão: com a pele, com a saúde e, sim, também com o carro! 

Por isso, acompanhe a seguir alguns cuidados com o carro que você deve ter para que você e ele curtam o verão da melhor forma possível!

Índice

Jovem casal em acostamento de estrada com capô aberto de carro com problemas
Calor intenso do verão pede atenção nos cuidados com o carro (Imagem: Freepik)

Cuidados com o carro: os perigos do verão

No tão famoso verão brasileiro, especialmente em algumas regiões mais quentes, o calor pode ultrapassar os 40°. Com certeza é uma temperatura deliciosa para pegar uma praia ou curtir uma piscina, mas essa forte onda de calor pode trazer alguns perigos para os automóveis. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com o carro nessa época do ano.

Mas, afinal, de que maneira o calor pode prejudicar um veículo? Bem, existem algumas peças e estruturas de um carro que podem ser afetadas pelas altas temperaturas, esquentando demasiadamente e colocando em risco seu funcionamento correto, tais como motor, bancos, pneus e até mesmo a lataria.

Com esses componentes do carro sofrendo com o super aquecimento, o veículo pode apresentar problemas em diferentes situações. Uma delas é a famosa viagem de férias: quem vai se deslocar por longos trajetos e enfrentar o percurso sob forte calor precisa prestar atenção aos cuidados com o carro. Outro cenário que exige precaução redobrada, por exemplo, é deixar veículos estacionados debaixo do sol, nas praias, por longos períodos.

Jovem casal com capô do carro aberto lamentando fumaça saindo do motor superaquecido
Alguns cuidados com o carro podem evitar o superaquecimento (Imagem: Freepik)

Dicas de como cuidar do seu carro no verão

Agora que você entendeu que o seu carro pode ser afetado pelo forte calor, é importante entender também quais são os cuidados com o carro no verão que você precisa ter. Para isso, selecionamos 5 dicas simples, mas importantes, que ajudarão a manter o carro protegido durante a estação, aumentando sua segurança, da sua família e do seu veículo. Confira!

Atenção com o motor

Obviamente o motor é uma das partes mais importantes para o funcionamento do seu veículo e, como dissemos, o forte calor do verão pode acabar prejudicando seu funcionamento. Dessa forma, é fundamental que, entre os cuidados com o seu carro, você inclua uma boa inspeção no motor.

Para observar a condição do motor, principalmente antes de realizar uma viagem, é importante verificá-lo por inteiro. O sistema de arrefecimento, que é justamente o responsável pelo controle da temperatura do motor, é um dos maiores focos de atenção: qualquer problema com seu funcionamento pode deixar o motor vulnerável ao superaquecimento.  

Nesse sentido, é muito importante olhar com atenção para partes importantes desse sistema, observando o nível do aditivo para radiador, identificando possíveis vazamentos, conferindo o estado das mangueiras e do reservatório, entre outros componentes. Se preferir, visitar uma oficina mecânica de confiança pode ser interessante.

Essas observações são imprescindíveis para garantir que o sistema de arrefecimento se mantenha nas condições ideais para manter a temperatura do motor sob controle, evitando problemas.

Rodovia vazia com asfalto quente brilhando com a luz do sol batendo nele
Asfalto mais quente no verão pede cuidados com o carro nessa época (Imagem: Adobe)

Cheque os pneus

Nenhum automóvel consegue se movimentar sem seus pneus, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas não dão a devida importância a esse item de segurança do seu carro, e acabam enfrentando problemas durante o verão por causa disso. 

Por conta da alta temperatura do asfalto nas rodovias e nas avenidas da cidade, os pneus se desgastam com mais facilidade durante o verão. Por isso, é muito importante verificar as condições dos seus pneus antes de ir viajar, por exemplo. 

Aplicar a calibragem correta para cada tipo de situação e observar o desgaste do material são detalhes que fazem a diferença. Caso note que os pneus não estão em condições ideais, não vale a pena arriscar: o melhor é trocar os pneus antigos por novos, garantindo mais segurança para você e sua família.

Leia também: Guia do Pneu: dicas e informações para você rodar macio


Confira as borrachas dos vidros

Outra estrutura do carro que se desgasta facilmente por conta da exposição ao sol e calor do verão são as borrachas de vedação dos vidros. Com isso, mesmo que o vidro esteja fechado, pode ocorrer de entrar água dentro do veículo – especialmente com as chuvas mais fortes típicas da estação.

Dessa maneira, é importante prestar atenção ao desgaste dessas borrachas, trocando-as se necessário. Outra solução interessante é aplicar películas protetoras nos vidros do carro, que reforçam a proteção contra esse fatores climáticos.

Janela de carro refletindo sol quente e entardecer amarelo do horizonte ao fundo
Cuidados com o carro incluem atenção com o ressecamento das borrachas (Imagem: Pixabay)

Lave do jeito certo

Antes de viajar no verão, é interessante lavar o carro, deixando ele limpinho para acomodar toda a família durante o passeio. Porém, é importante que você fique atento a esse processo, aprendendo como lavar o carro em casa nos meses mais quentes.

Quando for lavar o seu carro, é importante evitar fazer isso debaixo do sol. Procurar sombras e executar a lavagem com a lataria fria são dicas importantes. Lavar o automóvel debaixo do sol e, principalmente, com a lataria quente, pode acabar manchando a pintura do seu veículo.

Proteja os bancos

Imagine ir à praia em um dia de bastante calor nesse verão. Se você vai de carro, precisa deixá-lo estacionado, certo? E se não encontrar nenhuma sombra? A única solução é estacionar na primeira vaga que encontrar, mesmo que esteja debaixo do sol e sob calor forte naquele ambiente.

Depois de alguns minutos expostas ao sol, muitas estruturas do carro, como os bancos, já começam a esquentar. Agora, imagine deixar o automóvel nessas condições durante horas. Certamente os bancos estarão superaquecidos quando você e sua família voltarem ao carro, principalmente se forem de couro.

Além de estragar o material dos bancos com o tempo, é praticamente impossível sentar em um banco de carro que passou horas exposto a altas temperaturas: até mesmo pequenas queimaduras podem ocorrer, principalmente nas crianças menores. Por isso, é fundamental proteger os bancos nessas situações: utilizar capas protetoras pode ser uma solução interessante para que eles não esquentem tão facilmente. 

Carro azul estacionado em frente ao mar refletindo cor amarela intensa do sol no horizonte
Cuidados com o carro no verão ajudam a manter lataria protegida do sol (Imagem: Adobe)

A importância dos cuidados com o carro

Cuidar do seu carro durante o verão é fundamental para evitar que o forte calor prejudique a conservação do seu veículo ou atrapalhe os preciosos momentos de diversão e lazer.

Manchas na lataria, problemas no motor e outros possíveis problemas causados pelo verão podem ter preços de reparo altos e, ao mesmo tempo, reduzir o valor de revenda do seu veículo. Afinal, ninguém quer adquirir um carro usado com a pintura queimada ou com problemas mecânicos ocultos. 

Por isso, cuidar bem do seu veículo é uma ótima maneira de conseguir as melhores ofertas por ele na hora de colocá-lo à venda. Uma outra forma de potencializar o valor de revenda do seu carro é negociá-lo através de uma plataforma inovadora e segura, como a CARUPI, onde não há atravessadores, taxas ocultas ou comissões abusivas.

Jovem casal relaxando em sofá de casa e acessando plataforma da Carupi em seu notebook e celular
Compre e venda carros em ótima condições sem sair de casa com a CARUPI (Imagem: Adobe)

CARUPI: a solução inovadora para usados e seminovos

Especializada em compra e venda de carros usados e seminovos, a CARUPI é uma solução inovadora, totalmente digital e preparada para oferecer o melhor serviço para todos os envolvidos – comprador ou vendedor. 

Aqui seu carro é valorizado: você mesmo define o preço de revenda, e ainda recebe consultoria de nossos especialistas para achar o melhor valor de acordo com o modelo e a configuração. Sem terceiros envolvidos, você vende por um preço acima do mercado de lojas e concessionárias, e sem a insegurança e aborrecimento dos classificados particulares. E sabe o melhor? Todo o processo pode ser feito sem precisar sair de casa, usando apenas o seu celular. 

Nossa equipe de especialistas oferece serviços completos: fotógrafos que fazem imagens profissionais dos carros, executivos que cuidam da divulgação na web e buscam ativamente as melhores ofertas para você, um sistema de test-drive delivery que retira e devolve os veículos com os proprietários e uma assessoria completa de assinatura de documentos e trâmites de pagamento.

Tanto quem vende quanto quem compra só precisa acompanhar o processo pela plataforma e assinar a documentação – em casa, é claro.

Acesse nosso site, baixe nossos apps, visite nosso catálogo online com quase mil veículos e descubra como já existe um jeito mais inteligente de comprar e vender carros: o jeito CARUPI!