COMPARTILHE EM SUAS REDES
Chegou a hora de vender seu carro! Mas você pode estar pensando: "E agora? Quais são os documentos necessários para vender o meu carro usado ou seminovo?".
Existem diversas soluções para quem está pensando em vender o carro usado – algumas mais rápidas, como lojas multimarcas ou startups de compra de veículos, outras mais vantajosas financeiramente, como a venda direta para particulares e, sim, algumas que unem o útil ao agradável, como empresas focadas em agregar conveniência e bom preço de venda, como é o caso da CARUPI.
Mas independente da estratégia usada para vender seu carro, a burocracia e os documentos necessários para a venda são os mesmos em todas as escolhas.
Vamos ver juntos que o processo burocrático de venda é muito menos misterioso do que parece – e que a utilização de um despachante nem sempre é necessária.

Índice de Conteúdo
Documentos gerais não obrigatório
Resumo do processo de transferência
Vantagens de vender seu carro usado com a CARUPI
Existem vários documentos que ajudam uma pessoa na hora da venda, seja para passar credibilidade ao comprador, seja para atestar o histórico do veículo, ou somente para comprovar a boa utilização do mesmo – mas eles são somente complementares. É absolutamente possível vender o carro sem ter em mãos nenhum dos documentos abaixo:
• Laudo cautelar para atestar a procedência estrutural do carro e as pendências financeiras e cadastrais do veículo junto ao Detran
• Laudo mecânico para atestar as condições mecânicas do veículo
• Manual de Usuário do veículo com histórico de manutenções

Aqui, os documentos são imprescindíveis para a transferência de propriedade de um carro. Sem eles alguma parte do processo vai travar, seja no cartório, no Detran ou em instituições financeiras.
• CRV
Certificado de Registro de Veículo. Antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência), esse documento é a escritura do veículo. Ele fica em branco com o atual proprietário do carro, tendo espaços que deverão ser preenchidos com as informações do comprador na hora da transferência.
• Laudo de Vistoria
Também conhecido como Laudo ECV, este documento é emitido por empresas de vistoria credenciadas junto ao Detran e atesta que o veículo está sem impedimento de transferência de propriedade – isso envolve a comprovação que o carro está em condições de rodagem no transito (com nenhuma especificação obrigatória de mecânica alterada), que o veículo não sofreu nenhuma alteração de quilometragem e que não há nenhum processo judicial ou administrativo que impeça que o vendedor se desfaça do veículo.
• Documento de identificação do proprietário
Seja RH, RNE, CNH, passaporte ou carteira profissional (OAB, CREA, CRM, etc). Como o CRV é um documento de propriedade similar à escritura de um imóvel, somente o proprietário do veículo ou seu procurador podem assiná-lo – e para isso o documento de identificação será solicitado no cartório.
• Contrato Social da empresa
Em caso de veículos cujo proprietário é uma pessoa jurídica, o sócio administrador ou um procurador da empresa realizarão a assinatura no CRV e apresentarão ao cartório o contrato social juntamente com sua identificação pessoal.
• Procuração pública
Para casos de pessoa jurídica em que a pessoa que assina o DUT não está no contrato social (como mencionado acima) ou quando o vendedor pessoa física não pode comparecer ao cartório pessoalmente para reconhecer firma.
1 – Vendedor e comprador entram em acordo de valores
2 – Vendedor faz o laudo de transferência em uma empresa de vistoria credenciada
3 – Vendedor preenche o CRV com os dados do comprador
4 – Vendedor ou seu representante legal vai até o cartório com documento pessoal e CRV em mãos e reconhece firma por autenticidade no CRV
5 – Comprador recebe o CRV que foi preenchido em seu nome e reconhece firma por autenticidade no CRV
6 – Comprador recebe o laudo de transferência do vendedor
7 – Comprador dá entrada no Detran para que a nova documentação (CRV + CRLV) seja feita em seu nome. Isso envolve pagamento de taxas que são disponibilizadas na hora.
Veja que o processo para qualquer uma das partes envolvidas na negociação é bem rápido e objetivo. O cartório, ao receber a assinatura autenticada do vendedor no CRV já preenchido, automaticamente envia ao Detran uma notificação de venda – dando início a um período de 30 dias que o comprador tem para fazer a sua parte do processo (não precisa ser tudo feito na hora, como muita gente acredita), sob o risco de ser multado por atraso na transferência.

Comodidade
Com a CARUPI, você pode esquecer todo o trabalho envolvido: a equipe da startup assume toda a negociação do seu veículo, atuando como um concierge.
Um executivo designado pela CARUPI é quem trata com os interessados, negocia valores, cuida da parte técnica (perícias e vistorias) e ainda dá andamento em toda a papelada: você só precisa assinar.
Segurança total
O executivo da CARUPI é quem agenda e acompanha os test drives — buscando e devolvendo o veículo na casa de vendedores e compradores conforme a disponibilidade. Com esse serviço de “leva e traz”, você não precisa se arriscar em encontros com desconhecidos.
Mais tempo para você
Perder tempo pesquisando em classificados, tratando com interessados, levando seu carro para lá e para cá em test drives pela cidade e avaliações em lojas e concessionárias sempre fez parte da rotina de compra e venda de carros.
Com a CARUPI, o time da empresa faz tudo isso para que você só se preocupe em fazer o melhor negócio possível, com os valores que você estabelecer. Receba somente as melhores ofertas!

Valorização do seu veículo
Os fotógrafos da CARUPI vão até a casa do vendedor e produzem imagens profissionais do carro, ressaltando as características de destaque que valorizam o veículo e ajudam a atrair as melhores propostas.
Além disso, ninguém deprecia o valor de seu automóvel na CARUPI: pelo contrário, é você quem define quanto seu veículo vale, sempre com a orientação de nossos executivos que conhecem o mercado e sabem exatamente qual é a melhor faixa de preço para a venda do seu carro.
Tecnologia a seu favor
O serviço especializado da CARUPI se baseia no fator humano, com experts no mercado automotivo, e em tecnologia inteligente, que apoia a tomada de decisões. Assim, você sabe que seu carro será oferecido a compradores potenciais com o perfil mais indicado para o negócio.
Além de evitar a exposição exagerada de seu veículo, a chance de obter a melhor negociação possível aumenta muito quando a oferta é anunciada a um comprador que já está buscando um automóvel como o seu!
E aí, pronto para vender seu carro?
Então, confira o preço estimado de venda de seu carro com a CARUPI, clicando aqui!