COMPARTILHE EM SUAS REDES

Estamos estreando uma série de artigos e conteúdos em nosso blog com o objetivo de trazer as principais informações que você precisa saber sobre alguns dos carros mais populares do mercado: é o Raio X CARUPI!

Assim, você encontra aqui uma fonte de pesquisa para tirar suas dúvidas, com linguagem acessível e de fácil entendimento, sempre que precisar.

Em nossa estreia, vamos saber mais sobre a Fiat Toro, picape compacta da montadora italiana que é sucesso de vendas no Brasil desde sua estreia no mercado. Vamos lá?

Índice

Fiat Toro 2016 verde oliva trafegando em rodovia
Fiat Toro foi lançada em 2016 e se tornou sucesso de vendas (Imagem: Fiat/divulgação)

Fiat Toro chega ao mercado em 2016

A Fiat Toro foi lançada no Brasil em 2016, ajudando a estabelecer um novo nicho de mercado no setor automobilístico nacional: o das picapes compactas ou, como a Fiat dizia, dos SUPs (Sport Utility Pick Ups). Não dá para dizer que ela foi pioneira: pouco tempo antes de seu lançamento, a Renault havia apresentado a Duster Oroch, inaugurando uma tendência. 

Em um mercado que já contava com os segmentos de picapes pequenas, como Saveiro e Strada, e picapes médias e grandes, a fatia das picapes compactas era novidade, e atraiu os olhos de muitos consumidores. Apesar do pioneirismo da Oroch, o sucesso ficou todo com a Fiat Toro: o modelo vendeu bem desde a estreia, é líder em sua categoria e já ultrapassou a marca das 300 mil unidades vendidas, sendo presença constante nas listas de mais vendidos do Brasil.

Vale destacar: a Fiat Toro é fruto de um projeto nacional, desenvolvido pela equipe brasileira de engenharia e design da montadora italiana. Aliás, o sucesso da Fiat Toro é tamanho que ela já ganhou o mundo, sendo exportada para outros países (com mudança de nome para RAM 1000) e mexeu com os brios dos concorrentes: Ford e Hyundai, por exemplo, já se movimentam para abraçar esse nicho de mercado com o lançamento de suas picapes compactas Maverick e Santa Cruz.

Leia também: 7 de Setembro: 7 carros brasileiros de sucesso no mercado

Fiat Toro prateada em rua de grande cidade com prédios ao fundo
Fiat Toro está entre os carros mais vendidos do país (Imagem: Fiat/divulgação)

A Fiat Toro era produzida na fábrica da FCA em Goiana, Pernambuco, mesmo lar dos seus primos da Jeep. A picape, inclusive, compartilha plataforma e diversos outros detalhes com o Renegade.

Em 2016, a Fiat Toro chegou ao mercado nas versões flex e diesel, com variações de configurações de motorização, tração e câmbio, além, é claro, de acabamento. Os modelos topo de linha ofereciam recursos como ar-condicionado de duas zonas, rodas aro 17, painel de instrumentos com tela de sete polegadas, central multimídia Uconnect, faróis com LEDs diurnos, entre outros recursos que também apareciam no Renegade e no Compass.

Interior da cabine da picape compacta Fiat Toro
Interior da picape compacta Fiat Toro (Imagem: Fiat/divulgação)

Primeira evolução da Fiat Toro ocorre em 2017

Já em maio de 2017 são anunciadas as primeiras mudanças na linha Fiat Toro, como a introdução do motor 2.4 flex com câmbio de 9 marchas, além de novas versões, acabamentos e equipamentos: entre eles, iluminação na caçamba, retrovisores externos elétricos, capota marítima e paddle shifts. A opção de pintura do teto na cor preta também foi mais uma novidade na linha 2018 da Fiat Toro.

Como já era de se esperar, a Fiat Toro passa a receber atualizações e melhorias anuais, prática consagrada no mercado automotivo. Anunciada em 2018, a Fiat Toro 2019 seguiu esse caminho, e chegou às concessionárias com as versões renovadas e mais equipamentos de série.

Entre os novos recursos das versões, a picape compacta da Fiat ganhou:

  • retrovisores externos com ajuste elétrico e memória
  • ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • faróis de neblina com moldura cromada
  • sistema multimídia Uconnect Touch Nav 5’’
  • sistema de som com seis alto-falantes
  • volante multifuncional em couro
  • segunda entrada USB e 12V 
  • maçanetas e retrovisores a cor do carro
  • barras longitudinais de teto
  • apoia-braço dianteiro e traseiro

As novidades não ficaram por aí: a Fiat Toro Volcano Diesel, versão topo de linha, recebeu ainda chave presencial, partida do motor por botão, partida remota pela chave, sensores de luz e chuva, sensores individuais de pressão dos pneus, rodas de liga leve de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e retrovisor interno eletrocrômico.

Além disso, reestilizações de visual também marcaram a trajetória da Fiat Toro. No entanto, como o projeto já era sucesso, a picape acabou ganhando leves ajustes em detalhes como faróis e grades, mudanças suficientes para saciar a sede de novidade do público. 

Fiat Toro vermelha com rodas pretas em rodovia ao entardecer
Fiat Toro oferece versões e acabamentos com visual mais esportivo (Imagem: Fiat/divulgação)

Novas versões e recursos da Fiat Toro foram anunciadas em junho de 2019 como novidades para sua linha 2020: central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e navegador GPS. No visual, a picape passou a contar com um novo para-choque dianteiro tipo overbumper, "Santo Antonio" e protetor do vidro traseiro em algumas versões, além, é claro, de novas opções de cores no catálogo.

Para quem é fã de um visual exclusivo, a Fiat Toro passou a oferecer o pacote especial S-Design, com acabamentos customizados, abandonando o cromado e investindo nos tons escuros, além de contar novos itens.

Console da Fiat Toro mostrando tela multimídia de 10 polegadas
Tela multimídia de algumas versões da Fiat Toro chegam a lembrar painel da RAM (Imagem: Fiat/divulgação)

Versão mais recente da Fiat Toro renova visual e ganha equipamentos

Uma das mudanças mais marcantes ocorridas na Fiat Toro ocorreu recentemente com a apresentação da sua linha 2022: a picape sucesso de vendas passou a contar com o motor 1.3 turbo de 185 cv, novidade aguardada há bastante tempo pelos fãs da Fiat Toro, e que havia estreado por aqui no primo maior, o Compass 2022.

Por fora, a Fiat Toro 2022 ganhou ainda faróis em LED (incluindo os de neblina), com desenho mais fino, uma nova grade, bem como novas rodas, com 16, 17 e 18 polegadas.

Por dentro, a cabine também foi renovada, com destaque para conjunto que engloba um  painel digital de 7 polegadas e uma central multimídia atualizada - que, inclusive, pode chegar a 10,1 polegadas em sentido vertical, lembrando bastante o que se encontra dentro da gigantesca picape RAM, do mesmo grupo FCA.

Quem dirige a Fiat Toro 2022 ainda deve notar o novo volante, a presença do sistema Connect Me, e rodar ainda mais seguro pelas estradas com as opções de 6 ou 7 airbags e o pacote de ADAS - Sistema Avançado de Assistência ao Condutor - incluindo sistema de frenagem automática de emergência, farol-alto automático e alerta de saída de faixa.

Além disso, as edições especiais Black Edition e Chrome Edition, recém-apresentadas ao público,  adicionam mais opções visuais para os fãs da Fiat Toro, com acabamentos diferenciados.

Fiat Toro: preço

Desde seu lançamento, o preço da Fiat Toro experimentou uma migração de faixa de valores, acompanhando um movimento bastante abrangente no mercado que parece indicar uma elevação generalizada de preços, levando muitos especialistas até mesmo a prever o fim dos carros populares.

Em 2016, quando chegou à concessionárias, o modelo mais acessível da Fiat Toro partia de R$ 76.500, e este preço subia conforme as versões ficavam mais equipadas e luxuosas. Mesmo assim, com o sucesso de vendas da picape compacta, a Fiat enxergou a oportunidade de aplicar reajustes periódicos na tabela de preços, independente do lançamento de atualizações no modelo. Só em 2016, foram 4 alterações nos preços da Fiat Toro.

O sucesso de vendas da Fiat Toro permaneceu ao longo dos anos, e a mesma dinâmica de reajustes também: em setembro de 2021, o preço da Fiat Toro de entrada - a versão Endurance 1.8 AT6- já começa em R$ 120.990,00.

Jovem rapaz com notebook em sofá de casa vendendo seu carro na Carupi
Na CARUPI é possível vender e comprar usados e seminovos sem sair do sofá (Imagem: Freepik)

Fiat Toro usada ou seminova é na CARUPI

Se os preços da Fiat Toro 0km parecem um tanto quanto assustadores, uma ótima opção para quem quer ter a picape compacta na garagem sem investir tanto é apostar no mercado de seminovos. E, claro, quem está em busca das melhores opções de veículos usados ou seminovos precisa conhecer a CARUPI e sua plataforma online de compra e venda de carros usados e seminovos.

Com o sistema inovador da CARUPI, é possível negociar carros com muito mais conforto e segurança, sem sequer precisar sair de casa. Nossa equipe de executivos assume toda a negociação e garante o melhor negócio para você, seja vendendo ou comprando seu novo carro.

Com a CARUPI, você conta com toda a comodidade de um serviço concierge, com alguém produzindo fotos profissionais de seu carro e buscando e devolvendo o veículo para um teste-drive com interessados. Além disso, toda a burocracia do cartório é agilizada por nosso time, que ainda acompanha de perto todo o trâmite financeiro, garantindo o pagamento. 

Que tal saber mais sobre como funciona a CARUPI? Você vai se surpreender com essa nova forma de comprar e vender carros por um preço justo e com muito mais conforto e segurança. Acesse nosso site ou baixe nossos apps para smartphone!