COMPARTILHE EM SUAS REDES
O Honda Civic está com seus dias contados. Após 24 anos no mercado brasileiro, a Honda anunciou o fim da produção do sedã no país, que fica disponível no site da montadora e em lojas e concessionárias apenas enquanto durarem os estoques. A previsão de um novo Honda Civic em terras brasileiras é apenas para a segunda metade de 2022, com importação do México, provavelmente.
Neste Raio X Carupi, vamos relembrar a história deste carro que tem dez gerações e que já teve seus momentos de glória – por exemplo, quando foi mais vendido que o Toyota Corolla, líder histórico de vendas na categoria de sedãs médios no Brasil.
Índice
- Honda Civic: conheça as 11 gerações no mercado
- Honda Civic sai de linha em 2021
- Honda Civic 2021
- Encontre seu Honda Civic na CARUPI

Fabricado desde 1972, o Honda Civic é o modelo de maior sucesso da montadora japonesa. No Brasil, o veículo começou a ser importado em 1992, quando estava na quinta geração, até que, em 1997, o automóvel passou a ser produzido no país, na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo.
Com tantos anos de história, o Honda Civic sofreu diversas alterações até chegar ao modelo atual. Acompanhe!
1ª GERAÇÃO
A primeira geração do Civic foi fabricada entre os anos de 1972 e 1979, com uma carroceria cupê, hatchback e sedã. O modelo tinha como opções os motores 1.2 e 1.5, com câmbio manual ou automático.
2ª GERAÇÃO
Já a segunda geração do Honda Civic, produzida entre 1980 e 1983, trocou o motor 1.2 para o 1.3 e manteve o motor 1.5. Seu lançamento teve como grande novidade uma grade inteiriça, um conjunto ótico destacado e para-choques robustos e escuros.
3ª GERAÇÃO
Entre 1984 e 1987, a Honda passou a comercializar a terceira geração do Civic, que ganhou um visual repaginado e uma distância maior de entre-eixos. Além disso, a versão esportiva Si começou a ser vendida no Japão com um motor 1.6.

4ª GERAÇÃO
A quarta geração teve a linha LX entre os anos de 1988 e 1991. Aqui, algumas diferenças: no modelo norte-americano do Honda Civic, já havia um trio elétrico, enquanto no modelo do Japão, os freios eram ABS e havia um controle de tração. A partir de 1989, os motores também sofreram alterações: foi lançada a primeira geração de motores VTEC com comando variável.
5ª GERAÇÃO
Para a quinta geração, produzida entre 1992 e 1995, o Honda Civic chegou, finalmente, ao Brasil, com motores 1.5 e 1.6. Todos os carros que vinham ao país eram, curiosamente, importados dos EUA, o que permitiu a evolução nos motores, que ainda eram de 1.3 no Japão.
Nesta época, o Civic foi vendido em algumas configurações que se tornaram raras e viraram relíquias no segmento de carros usados. Entre as carrocerias estavam o hatch, o cupê e a targa, nas versões CRX e VTI.
6ª GERAÇÃO
A sexta geração do Civic é especial para o brasileiro, pois foi quando o veículo começou a ser produzido no país. A linha, que foi vendida entre 1996 e 2000, teve sua produção na fábrica de Sumaré a partir de 1997, e os motores eram do tipo D16Y7, sem comando variável e com 106 cv de potência, e D16Y8, com comando VTEC e 127 cv de potência.

7ª GERAÇÃO
Entre os anos de 2001 e 2006, o Honda Civic mudou e saiu de fábrica com carroceria de quatro portas e motores 1.7 de 115 cv e 130 cv de potência. A suspensão dessa linha também foi revisada e ficou mais suave, graças aos amortecedores e molas, nova calibragem e barra estabilizadora.
Internamente, o Civic também ganhou algumas modificações: o porta-malas ganhou mais capacidade, o espaço interno aumentou e o assoalho tornou-se plano para os passageiros traseiros.
8ª GERAÇÃO
Para a oitava geração, produzida entre 2006 e 2012, a novidade foi o New Civic, modelo que apresentou um design mais futurista, com painel de instrumentos em dois níveis e um motor 1.8 com câmbio automático de cinco marchas. Nesta linha, a Honda também inseriu veículos flex, além de uma nova versão Si, agora com motor 2.0 e 192 cv de potência, tornando-se o modelo brasileiro mais potente da época.

9ª GERAÇÃO
A nona geração (2012-2016) não teve tantas mudanças com relação ao Honda Civic anterior, porém foi ela que rendeu a liderança em vendas no Brasil no ano de 2013, na categoria de sedãs médios, ultrapassando pela primeira vez o Toyota Corolla em número de emplacamentos.
10ª GERAÇÃO
Com lançamento em 2015, a última geração foi marcada pelo retorno da versão EXR, com a adição de airbags de cortina, nova central multimídia e navegador integrado ao painel. A Honda também disponibilizou a versão LXR com sistema VSA de controle de estabilidade e tração e HSA de assistente de partida em rampa.
11ª GERAÇÃO
Inédito por aqui, mas já dando as caras em outros países, o destaque da mais recente geração do Honda Civic fica por conta do retorno a um visual mais conservador, com linhas mais sóbrias. O sedã também cresceu: é a versão mais comprida e larga já fabricada. O console vem cheio de interatividade digital e opções multimídia, e o carro já avança ao futuro ganhando algumas funções semiautônomas.

No início do mês de novembro, a Honda anunciou o fim de sua produção para o Civic no Brasil. Após 24 anos no mercado brasileiro, o modelo está com seus dias contados e a previsão para a importação de novos modelos – a 11ª geração do sedã – é apenas para o segundo semestre de 2022. Os estoques das lojas estão acabando e, no site da montadora, já não é mais possível encontrar algumas versões do Civic para compra
A decisão dos japoneses de encerrar a produção do Honda Civic no Brasil, bem como do Fit, partiu de algumas razões. A primeira delas é que o modelo ficou para trás na corrida com o Corolla: o Civic só ultrapassou o rival em vendas em 2013, por um breve período. Além disso, os brasileiros estão preferindo os SUVs e crossovers: com um estilo mais conservador, os sedãs médios tendem a ser mais caros, chamando a atenção de um público cativo, mas cada vez menor.
Outra razão envolvida nessa decisão de tirar o Honda Civic de linha é a centralização da produção. Já se sabia que a Honda iria migrar toda a produção de carros para a fábrica de Itirapina (SP), deixando a planta de Sumaré com a produção de motores, planejamento, logística e peças. O alto custo para trazer e montar uma linha de produção da nova plataforma do Civic mostrou-se inviável: com um baixo volume de vendas, o valor não justificaria a importação da arquitetura modular para começar uma nova cadeia de suprimentos.
O foco de investimentos no Brasil também parece ter mudado. Enquanto o Civic e o Fit estão de saída, o City ganha reforços em tecnologia e segurança, e deve ser um dos carros-chefes da montadora em 2022, junto da nova geração do HR-V.

Se você quer um Honda Civic na sua garagem e não quer esperar até a segunda metade de 2022 para isso, a saída é apostar nos usados e seminovos. Com dez gerações, o mercado está abastecido de ótimas opções e, provavelmente, você vai conseguir encontrar uma que caiba no seu bolso., do qual vamos falar a seguir.
Uma ótima opção é o Honda Civic 2021: o modelo conta com as versões LX, Sport, EX, EXL e Touring no mercado: Alguns dos principais itens de série dessa linha são o freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, piloto automático, lanternas LED, Isofix, câmera de ré, cinto de segurança de três pontos, três encostos de cabeça, freios com sistema ABS e EBD, bem como assistente de partida em aclive, que já apareciam nos itens do Civic 2019.
Em termos de potência, o Honda Civic 2021 conta com duas opções: o motor 1.5 turbo com 173 cv de potência e o motor 2.0 com 155 cv de potência. Todas as versões do Honda Civic 2021 vêm com transmissão automática do tipo CVT e tração dianteira.

Encontrar o seu Honda Civic no mercado de usados e seminovos é muito fácil se você contar com a CARUPI. Nossa solução revolucionou a forma como as pessoas negociam seus veículos na internet: você pode comprar ou vender um carro sem sair de casa!
A primeira facilidade já está na forma como você encontra seus modelos favoritos: é só acessar o catálogo CARUPI e usar os filtros de pesquisa para procurar o carro que você deseja. São quase 1000 veículos – e esse número só aumenta – todos com garantia e emissão de laudo cautelar antes de finalizar o negócio, para garantir total segurança na sua compra.
Além disso, você pode solicitar um test-drive delivery para conferir de pertinho o modelo que escolheu. Funciona assim: nossa equipe retira o automóvel com o proprietário e leva até você, acompanhando todo o processo para dar mais segurança e tirar todas as suas dúvidas.
E tem mais! Quando encontrar o Honda Civic dos sonhos – ou qualquer outro modelo – é só assinar todos os documentos de casa, sem burocracia e sem enfrentar filas enormes em cartórios. A CARUPI cuida da papelada e envia para você! Acompanhamos o pagamento e entregamos seu novo carro para você, com todo conforto e praticidade.
E se você quer vender seu Honda Civic, esta pode ser uma ótima oportunidade também, sabia? O Honda Civic seminovo foi, até o mês de novembro, o veículo da categoria de sedãs médios que mais valorizou em 2021: alta de 12,9%, a segunda maior entre os sedãs.
Vendendo seu Honda Civic com a CARUPI, o negócio fica melhor ainda: em nossa plataforma, você pode definir o valor de revenda e nossos especialistas assumem a negociação para você. Enviamos um fotógrafo profissional para clicar seu carro e valorizar ainda mais seu veículo. Cuidamos da divulgação na web, tratamos com os interessados, levamos seu carro para test-drives e buscamos as melhores ofertas. Você só acompanha tudo, do conforto do seu lar, e recebe o dinheiro em sua conta após a conclusão da venda.
Seguro, fácil e vantajoso, não acha? Então conheça como funciona a CARUPI e quais são as vantagens de comprar e vender usados e seminovos de um jeito mais inteligente. Acesse nosso site e baixe nossos apps!