COMPARTILHE EM SUAS REDES

Quem gosta de picapes sabe que elas precisam oferecer força e robustez para caírem na estrada. Ao mesmo tempo, é fundamental manter a elegância e garantir o conforto dentro do veículo. Nesse sentido, a L200 Triton é um modelo de caminhonete que conquistou o público, e segue sendo um dos queridinhos da categoria.

No mercado desde 1978, a L200 Triton, desenvolvida pela montadora japonesa Mitsubishi, já está em sua 5ª geração, e ao longo dos anos foi recebendo modificações constantes no motor, capacidade de carga, tamanho e tração, passando também por diversas inovações tecnológicas. 

Neste Raio X CARUPI, você vai conhecer um pouco mais sobre a origem da L200 Triton, acompanhar a evolução de suas principais gerações e ficar por dentro dos detalhes importantes que fazem deste veículo um dos mais interessantes para quem curte uma aventura na estrada e também para quem quer conforto e praticidade no dia a dia. 

Índice

Picape L200 Triton antiga, de 1978, em fundo branco infinito em imagem de estúdio
Primeiro modelo da L200 Triton era bem diferente do atual (Imagem: Mitsubishi/divulgação)

1978: a L200 Triton chega ao mercado

O primeiro modelo da L200 Triton foi desenvolvido e lançado no Japão, em 1978. Na época, a picape era conhecida em sua terra natal pelo nome Forte, mas ela também foi lançada em outros países com nomes diferentes, como Crysler (Austrália) e Power Ram 50 (EUA). A ideia da montadora era desenvolver um veículo que disputasse mercado com modelos da Toyota (Hilux) e da Nissan, que dominavam a categoria das picapes na época.

O primeiro modelo possuía apenas duas portas, com capacidade de carga de até 1 tonelada em seu compartimento traseiro. Seus motores não deixavam a desejar para os concorrentes  da época: capacidade de 1,6 a 2,6 litros, a gasolina e a diesel.

A primeira geração da L200 Triton durou cerca de 8 anos, até meados de 1986. O primeiro modelo com tração 4x4 foi apresentado 3 anos depois do lançamento, em 1981.

1986: a segunda geração da L200 Triton

A partir de 1986 a Mitsubishi traz ao mercado a segunda geração da L200 Triton. A mudança do novo modelo, comparado ao anterior, foi bastante impactante, tanto no tamanho e robustez, como no visual do veículo. Com design remodelado, essa geração oferecia três opções de cabines: simples, dupla e estendida. 

Foi apenas nessa época que o modelo passou a ser conhecido em alguns países como “Triton”. Essa geração da L200 Triton foi a primeira a ter carros vendidos no Brasil: a partir de 1991, as primeiras unidades da picape começaram a chegar em terras brasileiras. 

Leia também:
Caminhonete ou Picape? Qual a diferença?

Picape L200 Triton vermelha dos anos 90, em fundo cinza infinito em imagem de estúdio
Terceira geração da L200 Triton passou a ser produzida no Brasil (Imagem: Mitsubishi/divulgação)

1995: terceira geração da L200 Triton passa a ser produzida no Brasil 

A terceira geração da L200 Triton também apresentou mudanças significativas. Nessa época, a Mitsubishi buscava apresentar um modelo de veículo confortável, sem abrir mão do potencial de carga e da força das picapes. Nesse momento, a Tailândia era o principal país envolvido na produção do veículo, fornecendo o modelo para diferentes mercados.

Além das mudanças marcantes no design, a L200 Triton passou a receber um motor 2.5 turbodiesel e o sistema de tração Easy Select 4WD, que permitia ao condutor do veículo utilizar o sistema de tração que desejasse, se adequando às necessidades da via. 

Nessa geração o veículo se tornou destaque no Brasil: em 1998 foi inaugurada a primeira fábrica da montadora no Brasil, em Catalão (GO). Apesar do modelo da L200 Triton de terceira geração estar disponível no país apenas em 2003, foi durante esse período em que ocorreu a primeira produção nacional da montadora. Com a “cara do Brasil”, a Mitsubishi L200 Branca foi destaque no mercado, com uma característica bastante marcante e única: os 4 faróis dianteiros.

Outro destaque dessa geração ficou por conta do lançamento da edição especial da L200 Triton Savana, em 2004: com seu visual exclusivo e sua pintura em um icônico tom de amarelo, a Savana logo virou objeto de desejo dos apaixonados por veículos off-road.


2005: é lançada a quarta geração da L200 Triton

A quarta geração da L200 Triton é uma das que mais se destacam em sua trajetória no mercado. Iniciada em 2005, com fabricação principal nas fábricas da Tailândia e exportada para mais de 150 países, a picape da Mitsubishi registrou a maior produção da marca até agora, com mais de 1,4 milhões de unidades entregues.

Foi durante a quarta geração, ainda em 2005, que a picape passou a ser chamada oficialmente de L200 Triton aqui no Brasil, com modelos bastante conhecidos nacionalmente, como a L200 Triton 2010. As mudanças realizadas no projeto do veículo continuavam trazendo mais conforto para os passageiros, como o conceito J-Line, que permitia aos ocupantes da caminhonete  declinarem o encosto do banco traseiro sem trazer problemas para a capacidade de carga do veículo, por exemplo.

Além disso, a montadora apresentava o veículo com um motor 3.2 a diesel, que permitia à L200 Triton  entregar muita potência, mesmo sem um alto consumo de combustível. Ainda, se destacam os baixos níveis de emissões, ruídos e vibrações. 

Picape L200 Triton em cenário de fazenda, com colheitadeira ao fundo e drone sobrevoando o local
Geração atual da L200 Triton possui vários recursos tecnológicos (Imagem: Mitsubishi/divulgação)

2015: L200 Triton chega à sua quinta geração 

A quinta geração é a que está em vigor até os dias atuais. Com início em 2015, a nova fase da Mitsubishi L 200 Triton é marcada pela tecnologia.

Assim como outros modelos da marca, a L200 Triton 2015, por exemplo, possui tecnologia Easy Select 4WD, em três posições (2H, 4H e 4L). Dessa forma, o modelo pode proporcionar a tração desejada para cada tipo de estrada que o veículo enfrenta.

A partir dessa fase, os modelos da picape japonesa, como a L200 Triton 2020, recebem o sobrenome Sport e são fabricados para se adequar a diferentes perfis de compradores, se tornando o veículo ideal para estradas rurais acidentadas, para o dia a dia na cidade, para o passeio de final de semana, entre outras situações. Contando com acessórios como sistema multimídia com tela de 7” e GPS nativo, como na L200 Triton 2021, o compromisso da fabricante é proporcionar cada vez mais conforto e comodidade, mas sem perder a robustez da picape conhecida mundialmente.

Picape L200 Triton Savana amarela derrapando e levantando poeira em cenário desértico
Tom amarelo da L200 Triton Savana se tornou ícone no universo off-road (Imagem: Mitsubishi/divulgação)

L200 Triton no Brasil

Como dissemos, a L200 Triton chegou ao país em 1991, com todas as peças sendo importadas, principalmente da Tailândia, que é o principal polo de produção global do veículo. A partir de 1998, com a instalação da fábrica da Mitsubishi em Catalão (GO), o veículo passou a ser produzido nacionalmente, com 50% das peças vindas diretamente da fábrica nacional.

Em mais de 22 anos de produção, a fábrica de Catalão já acumula mais de 300 mil veículos fabricados, demonstrando a força que a “Triton” possui no mercado nacional. Em 2021, a L200 Triton garantiu um honroso 5º lugar no ranking das picapes médias e grandes mais vendidas no país – ainda atrás da Toyota Hilux, é verdade, mas à frente de concorrentes importantes como Nissan Frontier e VW Amarok.

Jovem rapaz em sua casa acessando website Carupi em seu notebook
É possível comprar uma L200 Triton sem sair de casa com solução da CARUPI (Imagem: Freepik)

Encontre sua L200 Triton na CARUPI

A tecnologia utilizada na fabricação dos novos modelos da L200 Triton é uma das principais apostas da marca para o concorrido mercado das picapes. E  se a tecnologia se torna cada vez mais um diferencial na produção de veículos, ela também já faz toda a diferença na forma de comprar e vender carros atualmente. A prova disso é a CARUPI: nossa tecnologia trouxe ao mercado soluções práticas, rápidas e seguras para quem quer trocar de carro, investindo em usados ou seminovos.

Com a plataforma de negócios inovadora da CARUPI, dá para fazer tudo sem precisar sair de casa. Nossa equipe de especialistas é treinada e preparada para acompanhar todas as etapas do processo, como a precificação ideal do modelo à venda, produção de fotos profissionais para os anúncios, divulgação na web e em nosso catálogo online de carros a venda, vistoria e emissão de laudo cautelar, entre outros serviços. 

Buscamos e devolvemos os veículos em um sistema de test-drive delivery, negociamos com os envolvidos, agilizamos as documentações de compra e venda e garantimos o dinheiro para quem vendeu, e o carro para quem comprou. 

Agora que você conhece mais sobre a L200 triton e sobre a CARUPI, que tal procurar pelos melhores usados e seminovos do mercado acessando nosso website ou baixando nossos apps para Android e iOS? Conheça o jeito CARUPI de comprar e vender de forma rápida, prática e segura!