COMPARTILHE EM SUAS REDES

São muitas as situações da vida que exigem de nós mudanças e adaptações a novas realidades. E, claro, no universo automotivo, não é diferente. Um exemplo disso são as alterações nos padrões de emplacamento dos nossos carros: de tempos em tempos, é preciso se adaptar a novos modelos e tecnologias.

Os motoristas mais experientes com certeza já tiveram diversos estilos de placas veiculares em seus automóveis - quem não se lembra dos saudosos modelos amarelos? - e, mais recentemente, os brasileiros estão se acostumando a ver pelas ruas uma placa veicular diferenciada: é a placa Mercosul. 

Porém, nem todos conhecem a origem das alterações e os novos padrões. Por isso, continue lendo para saber tudo sobre a nova placa Mercosul, que promete, nas próximas décadas, substituir completamente o modelo anterior das tradicionais placas cinzas com padrão de número e letras.

Índice

O que é a placa Mercosul?

Para quem a nova placa é obrigatória?

O que muda com a placa Mercosul?

Onde comprar a nova placa?

Qual é o preço da nova placa Mercosul?

Quais as letras da placa Mercosul?

O que significa as letras na placa Mercosul?

Placa Mercosul sob fundo claro mostrando detalhes do novo padrão
Nova placa Mercosul unifica identificação entre países do bloco e traz mais tecnologia (Imagem: SERPRO/divulgação)

O que é a nova placa Mercosul? 

A placa do Mercosul impõe um novo padrão para placas veiculares entre as nações que pertencem ao bloco econômico Mercosul, que atualmente inclui como países membros efetivos Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela - este último, em situação de suspensão por descumprir com certos protocolos exigidos.

A ideia da placa Mercosul, assim como do bloco de países, é de unificação: assim, as placas seguem um mesmo modelo, diferenciando-se apenas por sua nacionalidade. A nova placa ainda não é utilizada, porém, por todos os integrantes do bloco: em breve, o novo padrão deve chegar ao Paraguai e à Venezuela.

No Brasil, as placas Mercosul surgiram pela primeira vez em setembro de 2018, no estado do Rio de Janeiro, e ao longo dos anos foram espalhando-se para os outros estados brasileiros. Porém, a história dela no país inicia-se antes, em 2014. Neste ano, foi estabelecido que a lei que previa a substituição do padrão das placas entraria em vigor em 2016. Contudo, o prazo foi adiado para 2017. 

Quando finalmente chegou a hora de entrar em vigor, o prazo foi postergado por tempo indeterminado, e apenas no ano seguinte o cronograma foi retomado. Em julho de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que a partir de 31 de janeiro de 2020, a nova placa Mercosul seria obrigatória em todo território nacional. 

Por questão de custos, houve uma simplificação no padrão original previsto para a placa Mercosul brasileira, que abriu mão de algumas tecnologias e acabamentos diferenciados para que as empresas que as produzem pudessem praticar valores mais acessíveis à população.

Rodovia brasileira com carros emplacados em padrão antigo e com a nova placa Mercosul
Placa Mercosul lentamente vai se tornando novo padrão nas ruas e rodovias do Brasil (Imagem: Pexels)

Para quem a nova placa é obrigatória?

Muitos motoristas brasileiros ficaram na dúvida sobre quais proprietários deveriam fazer a alteração, mas não se desespere: nem todo mundo precisa fazer a mudança no emplacamento de seu veículo agora. Atualmente, a placa Mercosul é obrigatória apenas em alguns casos: 

  • Primeiro emplacamento
  • Alteração de categoria do veículo
  • Mudança de município ou de estado
  • Ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano
  • Segunda placa traseira
  • Transferências de propriedade com mudança de localidade

Entretanto, é importante ressaltar que qualquer motorista que deseje migrar para o novo emplacamento pode fazê-lo, mesmo não cumprindo as regras acima.

Ilustração mostrando novo padrão de placa Mercosul com letras e números
Novo padrão de letras e números em placa Mercosul amplia combinações possíveis (Imagem: Detran SP/divulgação)

O que muda com a placa Mercosul?

A Placa de Identificação Veicular (PIV) amplia as possibilidades de combinações: eram 175 milhões de possibilidades nas antigas placas com três letras mas, agora com quatro, esse número sobe para 456 milhões.

Além disso, a nova placa Mercosul possui gravações a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e o QR Code, que dá acesso a informações como produção e dados completos do veículo, via aplicativo. É claro que, por motivos de segurança, não é qualquer pessoa que pode acessá-los: é necessário ter um cadastro específico.

A mudança dificulta falsificações e clonagens. Outra alteração é que a nova placa exclui informações como cidade e estado de origem do veículo. Através dela, apenas se identifica o país. 

O antigo padrão (3 letras, 4 números) foi trocado pela sequência: 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números. A tarja preta com o nome da cidade virou uma faixa azul. As cores da fonte alteram-se conforme a função do veículo e o fundo ficou fixado na cor branca. 

A placa com letra preta é utilizada para automóveis particulares, a azul para oficiais, a vermelha para automóveis comerciais, a dourada para diplomáticos, cinza para colecionadores e verde para carros de teste de fabricantes ou outras empresas do segmento.

Montagem gráfica mostrando todas as cores do novo padrão de placa mercosul
Tradicional placa preta de colecionador deixa de existir com a chegada da placa Mercosul (Imagem: Detran RJ/divulgação)

Onde comprar a nova placa?

Anteriormente, a compra das placas era intermediada pelo Detran, mas, conforme as novas regras, elas agora são vendidas pelas estampadoras diretamente aos motoristas. O Detran é responsável somente pelo registro e emissão dos documentos. 

Após conseguir a documentação necessária, cabe ao proprietário buscar uma estampadora para o emplacamento. Entretanto, ainda caberá ao órgão informar ao público do estado correspondente quais são as empresas credenciadas e como proceder com a substituição. 

Hyundai HB20 sendo emplacado com nova placa Mercosul
Valores da nova placa Mercosul variam entres os estados da federação (Imagem: Wikimedia)

Qual o valor da placa Mercosul?

A legislação, embora tenha criado leis rígidas para definir como funcionará a implementação da nova placa Mercosul, não definiu um preço padrão para as placas. Assim, cabe a cada estampadora definir o valor que irá cobrar pelo produto, e fica a cargo do consumidor buscar pelos melhores preços do mercado. 

No entanto, o Detran pode determinar o valor máximo a ser praticado pelas empresas, tornando as negociações mais justas para o cliente. O preço da nova placa Mercosul em São Paulo, por exemplo, possui o teto de R$ 138,24, mantendo o custo da placa anterior. 

O Governo Federal recomendou que as empresas credenciadas mantenham o custo semelhante ao das antigas placas cinzas, e que em alguns casos, na verdade, o valor da nova placa seja inferior ao anterior. 

Contudo, na prática, não parece haver consenso sobre o barateamento dos custos em relação ao modelo anterior, dependendo do local. O Amapá, por exemplo, informou que o valor mais alto praticado é de R$ 500,00, um custo 3,6 vezes maior do que o de São Paulo.

Quais as letras da placa Mercosul?

Como você já viu, agora a placa Mercosul possui três letras seguidas, um número, uma letra e depois mais dois números. Um exemplo seria a combinação AAA 1A11.

Caso você decida ou precise trocar o seu emplacamento neste ano, o segundo algarismo será trocado por uma letra, seguindo um sistema pré-definido de correspondência. Assim, uma placa antiga com a combinação AAA 1111 passará a ser AAA 1B11. Outro exemplo: XYZ 1234 passará a ser XYZ 1C34. 

A nova padronização determina que cada número antigo corresponderá a uma letra, como:

  • 0 passa a ser A
  • 1 passa a ser B
  • 2 passa a ser C
  • 3 passa a ser D
  • 4 passa a ser E
  • 5 passa a ser F
  • 6 passa a ser G
  • 7 passa a ser H
  • 8 passa a ser I
  • 9 passa a ser J

Posso escolher a minha nova placa?

É possível escolher a sequência de letras e números das placas caso você queira comprar um veículo novo, zero quilômetro. Nestes casos, o consumidor receberá uma lista com as combinações disponíveis, e poderá selecionar qual delas será estampada no veículo sem pagar nada a mais por isso.

Venda seu carro sem sair de casa
Fotógrafo profissional tira fotos do seu carro para maximizar a chance de venda

Com a CARUPI você garante a nova placa Mercosul

Quem quer comprar os melhores carros usados ou seminovos e já garantir a nova placa Mercosul pode contar com a CARUPI.

A CARUPI é uma startup que surgiu para conectar compradores aos melhores veículos do mercado de usados, de forma segura, prática e confortável. Além de tornar possível o sonho de trocar ou adquirir seu novo carro direto do seu celular, a solução inovadora da empresa também apresenta diferenciais imbatíveis para seus clientes. 

Quem decide vender o seu carro online com a CARUPI pode definir o preço da venda e ainda conta com fotógrafos profissionais produzindo um ensaio do veículo e consultores especializados buscando as melhores ofertas na web. Já os compradores acessam uma plataforma online com diversos modelos revisados e periciados, e garantem uma negociação sem dores de cabeça, zerando riscos de lidar com veículos problemáticos ou irregulares

A CARUPI ainda oferece comodidades adicionais a todos, como o test drive delivery - buscando o carro com o vendedor, levando ao interessado, e devolvendo após o teste - e o cartório em casa, onde toda a papelada da documentação é entregue prontinha para os envolvidos apenas assinarem. Ou seja: total segurança e conveniência na hora de vender e comprar carros usados!

Além destas vantagens, ao comprar seu novo carro com a CARUPI, o veículo já pode receber a nova placa Mercosul, se houver transferência de localidade ou, claro, caso o comprador deseje. Assim, você pode desfrutar de todos os benefícios de trocar de carro sem sair de casa com a CARUPI, e ainda roda por aí com o novo modelo de emplacamento veicular sem precisar investir em um veículo 0km. 
Quer conferir todo o nosso estoque, que é renovado diariamente com os melhores modelos do mercado? Clique aqui ou baixe nosso aplicativo!