COMPARTILHE EM SUAS REDES

Após quase dois anos de inúmeras restrições causadas pela pandemia do coronavírus, o cenário para 2022 é de esperança. Com a vacinação avançando e a reabertura de diversas atividades e serviços, a chegada de um novo ano vem repleta de novas possibilidades, e muitas pessoas já encaram as férias de janeiro como uma ótima oportunidade para viajarem e descansarem como faziam normalmente.

Mas, como se preparar adequadamente para realizar a viagem das férias? Além de todo o planejamento prévio, incluindo a escolha do destino e a reserva da hospedagem, quem vai viajar de carro não pode esquecer de um item fundamental: a tradicional revisão antes de pegar a estrada.

E como nem todo mundo tem condições de verificar se o veículo está pronto para realizar essa viagem, o ideal é adicionar uma visita à oficina mecânica ao seu roteiro. Assim, a segurança de todos é garantida e o passeio tem tudo para produzir ótimas memórias, e não dores de cabeça. 

Então, confira qual é a importância de passar em uma oficina mecânica antes de viajar, conheça as diferenças entre a oficina mecânica da concessionária e uma particular e saiba como encontrar uma oficina mecânica de confiança em nosso artigo!

Índice

Pequena garotinha segurando macaco para trocar pneu de carro em estrada observada pelo pai e pela irmã
Visitar a oficina mecânica antes de viajar com a família evita problemas no passeio (Imagem: Adobe)

A importância de visitar uma oficina mecânica

Quem tem carro sabe que é essencial manter todos os cuidados necessários para que ele não decepcione nos momentos em que mais se precisa dele. E uma viagem de férias com a família é um desses momentos, com certeza. Mas o que precisa ser feito para garantir que seu carro esteja preparado para cair na estrada?

O primeiro passo é garantir que o veículo esteja realmente em condições de rodar por aí, especialmente em longas distâncias. Isso inclui conferir itens de segurança essenciais como o desgaste nos pneus, possíveis problemas estruturais, freios, troca de óleo, entre outros atributos importantes. E tudo isso pode – e deve – ser verificado em uma oficina mecânica.

Em uma oficina mecânica é possível observar tudo que é necessário para deixar o seu carro nas condições ideais para realizar a viagem de férias dos sonhos. Essa visita deve ser regular, mas, principalmente antes de viajar, ela pode ser fundamental para a sua segurança e a de seus familiares, pois qualquer veículo pode ter problemas mecânicos ou elétricos ocultos, que somente um profissional habilitado consegue descobrir e consertar antes que eles venham à tona na pior hora possível.

É justamente por isso que o ideal é sempre passar em uma oficina mecânica de confiança antes de ir viajar, evitando problemas que possam ocorrer durante o trajeto da viagem ou durante os passeios programados. 

Fazendo isso, certamente suas chances de não sofrer com nenhum imprevisto durante a viagem aumentam. Além disso, você evita o risco de ter que levar seu carro a um estabelecimento desconhecido repentinamente, caso algum problema ocorra durante o passeio.

Dois mecânicos uniformizados em grande oficina mecânica de concessionária segurando rodas de carros
Oficina mecânica de concessionária oferece serviço padronizado (Imagem: Adobe)

Oficina mecânica da concessionária ou particular? Qual escolher?

Mesmo sabendo da importância e da necessidade de consultar uma oficina mecânica antes de viajar, muitas pessoas ainda ficam em dúvida na hora de  escolher o estabelecimento ideal para levar seu carro. Por isso, é importante entender como funcionam os dois principais tipos de oficinas: a da concessionária e a particular. Ambos os espaços têm seus prós e contras, e conhecê-los pode ajudar a tomar a melhor decisão.

Oficina mecânica da concessionária

A oficina mecânica da concessionária é, naturalmente, um serviço de confiança, credenciado e que certamente fará os reparos necessários sempre que você precisar. Os profissionais contratados possuem toda credibilidade e treinamento especializado oferecido pela montadora para atuar diretamente nos consertos e revisões necessárias. 

Outro ponto importante é a garantia. Quando você compra um carro em uma determinada concessionária, ele entra em período de garantia, permitindo que certos custos com as revisões e consertos sejam cobertos por esse “acordo” do contrato. Aliás, em muitos casos, realizar as revisões na concessionária é fundamental para a validade desta garantia.

Em contrapartida, é muito comum que, ao levar o seu carro para revisão ou conserto de uma determinada peça, a concessionária avalie outras questões, trocando componentes e realizando serviços que provavelmente você não sabia que seriam necessários – e talvez nem fossem mesmo – mas que serão cobrados, claro. As revisões são feitas sem a sua presença, dificultando o entendimento do que está sendo trocado e modificado. 

Além disso, via de regra, o custo do serviço na concessionária tende a ser mais caro, pois há uma série de taxas e encargos envolvidos. Como as peças compradas em concessionárias vão de acordo com as especificações de cada carro e são homologadas pelo fabricante, elas acabam custando mais. Juntando esse fator ao valor da mão de obra, que também é maior, os custos na concessionária são mais altos.

Mecânico simpático mostrando serviços para cliente mulher em uma prancheta
Serviço pode ser acompanha de perto em oficina mecânica particular (Imagem: Adobe)

Oficina mecânica particular

Já em uma oficina mecânica particular, o processo de diagnóstico é feito juntamente com o acompanhamento do cliente. Quando seu carro chega na oficina, o mecânico informa o que é necessário trocar e quais são os custos dessa manutenção. Dessa forma, cabe ao dono do veículo decidir se concorda ou não. 

Além disso, há outros aspectos vantajosos de contratar o serviço de uma oficina mecânica particular: os custos, tanto das peças quanto da mão de obra, geralmente são menores; há maior flexibilidade de horários para a realização dos reparos; o cliente pode acompanhar o processo mais de perto e, em geral, é um serviço mais rápido. 

No entanto, é importante ter cuidado na escolha pelo prestador de serviço. É fundamental optar por uma oficina mecânica de confiança para evitar profissionais desonestos, que cobram mais por certos serviços ou que nem sempre possuem a qualificação necessária para realizar o reparo da maneira ideal.

Mecânico deitado no chão trabalhando em parte inferior de carro somente com as pernas à vista e caixa de ferramentas ao lado
É importante realizar revisões regulares em uma oficina mecânica (Imagem: Freepik)

Revisão programada

Como já vimos, os veículos novos, comprados em uma concessionária, possuem um período de garantia de fábrica. Junto dessa garantia, existe um cronograma feito pela própria concessionária para que você realize a revisão programada, ou seja, uma revisão dentro de um determinado período, necessária para manter o carro em ordem.

É justamente nessa revisão programada em que a oficina mecânica da concessionária observa todos os detalhes estruturais do veículo e revisa os principais componentes e sistemas responsáveis por manter o funcionamento do carro em ordem. Por ser tão importante, a revisão programada é praticamente obrigatória para a validade da garantia. Deixar de levar o carro até a concessionária pode levar à perda dessa garantia.

Leia também: 8 sedãs compactos com revisões baratas

Mas a revisão programada não é indicada apenas para os casos de automóveis em período de garantia. Ela é fundamental para qualquer veículo. Levar o carro para a revisão reduz riscos e até mesmo gastos maiores no futuro, caso algum problema seja descoberto com antecedência. 

Quem não está mais dentro do período de garantia da montadora pode fazer sua revisão tanto na concessionária quanto em uma oficina mecânica particular. Mas como já dissemos antes, é importante saber escolher com cuidado uma oficina mecânica de confiança onde levar seu companheiro de quatro rodas. 

Mecânico e cliente dando um aperto de mão com carro ao fundo com capô aberto
Encontrar uma oficina mecânica de confiança evita problemas com o carro (Imagem: Freepik)

Como escolher uma oficina mecânica de confiança?

Mas, se  escolher uma oficina mecânica de confiança é tão importante, como fazer isso? É importante levar alguns aspectos em consideração, tais como:

  • Verificar a sua reputação no mercado: pesquise na internet ou pergunte a outras pessoas

  • Pedir orçamento prévio: assim você evita sustos com serviços adicionais que não foram orçados

  • Comparar os preços entre as oficinas: avalie qual faixa de preço cabe no seu bolso

  • Levar em consideração indicações de amigos e familiares: a melhor oficina mecânica pode vir de uma dica de um conhecido

  • Notas fiscais como garantia: pedir a nota fiscal é um fator de segurança que revela idoneidade do prestador de serviço

Esses detalhes podem fazer a diferença durante o processo de conserto e revisão do seu veículo para que você possa viajar tranquilamente nas férias. Saber quem está cuidando do seu carro, quais são suas intenções, se a oficina é de confiança e se os profissionais são honestos e qualificados é fundamental para que você e sua família tenham toda a tranquilidade, comodidade e segurança necessária para curtir o passeio.

Essa confiança também é fundamental quando você compra um novo veículo. Encontrar formas de realizar a compra com total segurança e confiança também ajuda a garantir uma experiência tranquila e sem dores de cabeça com seu novo carro. E é para isso que a CARUPI chegou ao mercado de usados e seminovos.

Todos os carros em nossa plataforma de compra e venda online passam por um processo de revisão e perícia, possuem garantia e recebem laudo cautelar antes do fechamento do negócio. Isso garante não só a procedência do seu novo carro, mas também que ele está em perfeitas condições para ser utilizado, tanto no dia a dia da cidade quanto em viagens mais longas, como o roteiro de férias.

Jovem mulher relaxando em sofá de casa e acessando plataforma da Carupi em seu notebook
Comprar usados e seminovos com confiança ficou mais fácil com a CARUPI (Imagem: Freepik)

Além disso, a CARUPI revolucionou todo o processo de compra e venda: dá para fazer tudo sem precisar sair de casa! Nossa solução online une os melhores vendedores aos melhores compradores, com nosso time de executivos cuidando de tudo: fotos do veículo, anúncios na web, escolha das melhores ofertas, test-drive delivery, consultoria financeira e toda a documentação.

Ninguém precisa ir ao cartório: é só assinar a papelada em casa, no conforto do seu lar, e receber seu novo carro. Com a CARUPI, você tira férias de toda a burocracia e insegurança na hora de comprar ou vender um carro usado e seminovo, e transforma esse processo em uma jornada muito mais suave e tranquila.

Acesse nosso site e baixe nossos apps para Android e iOS! Relaxe com a CARUPI!