COMPARTILHE EM SUAS REDES

O test drive é um dos momentos mais importantes na hora de escolher o carro perfeito para você e, hoje em dia, não dá mais para imaginar a compra de um automóvel sem antes colocar as mãos no volante e testá-lo.

Seja com um 0km ou seminovo, esta é sua grande oportunidade de descobrir se o veículo atende às suas necessidades e oferece uma boa experiência de direção. Por isso, preparamos uma lista com dicas para você fazer um excelente test drive e, claro, uma excelente escolha. 

Índice de Conteúdo

O que é um test drive

A importância do test drive antes de comprar carros

No que prestar atenção durante um test drive 

Dicas para um bom test drive

Como agendar um test drive 

O que é um test drive?

Este teste de direção consiste na experimentação do veículo antes de fechar negócio. Ele pode ser feito tanto em concessionárias das montadoras, quando o cliente decide comprar um veículo novo, quanto em lojas de automóveis usados ou em uma negociação particular com o dono de um seminovo

O test drive é um direito do consumidor, pois é nesta oportunidade que ele pode testar a dirigibilidade do veículo e o funcionamento dos equipamentos e acessórios do modelo. Este é um processo essencial para os compradores, que se sentem mais seguros na decisão a ser tomada.

Vista traseira de um homem dirigindo carro e fazendo test drive
Test drive é uma etapa fundamental do processo de compra de um carro (Imagem: Freepik)

A importância do test drive antes de comprar carros

A principal vantagem de aproveitar o test drive é evitar arrependimentos e dores de cabeça posteriores. As fotos do carro, a descrição dos acessórios e o próprio texto do anúncio podem transmitir uma imagem distorcida da realidade de um veículo. Somente através do teste você conseguirá identificar as vantagens e desvantagens do automóvel desejado. 

Embora o test drive permita que você faça a escolha certa, não basta apenas ligar o carro e sair dirigindo. Para que o test drive seja realmente efetivo, você precisa prestar atenção a diversos aspectos importantes, que podem definir sua escolha. O ideal é chegar ao momento do test drive com um checklist básico listando tudo o que você gostaria de avaliar ou precisa observar. Encontrar eventuais diferenças entre o anúncio e a realidade do carro permitirá que desista de uma negociação ou até possa pedir descontos.

Confira as principais dicas para fazer um test drive de qualidade e sair do carro com a certeza de que aquele é o veículo ideal para acompanhar você pelas estradas durante anos!

No que prestar atenção durante um test drive

Como este momento exige muita análise, você precisa estar atento a detalhes, mas é muito importante avaliá-los de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, um automóvel para uma família que viaja bastante precisa atender requisitos diferentes de um carro que será utilizado por um estudante para ir a universidade. 

Por isso, antes de começar, tenha em mente seu perfil de motorista, e tudo o que você precisa ou deseja para ter uma excelente experiência sobre quatro rodas. Além desses detalhes específicos, que variam a cada caso, alguns itens gerais de um carro usado ou seminovo sempre devem ser verificados de perto em um test drive. Confira alguns deles a seguir.

Observe todos os bancos

É muito comum que o comprador apenas avalie o banco do motorista, pois é justamente este que ele irá ocupar com regularidade. No entanto, é imprescindível checar todos os demais assentos. Avaliar o acabamento dos outros bancos, o encosto de cabeça dos passageiros e o espaço para as pernas dos ocupantes vai fazer toda a diferença em seu julgamento. 

Teste a central multimídia

Hoje em dia existem muitas variedades de centrais multimídias, e mesmo não conhecendo a fundo o modelo instalado no veículo que você vai experimentar, inspecione o sistema todo. Cheque se a central se conecta diretamente com seu celular, recebe ligação, identifica e faz a leitura de pendrive e toca músicas. Se o carro tiver GPS, tente inserir um endereço qualquer no sistema para avaliar a visualização e navegação. 

Close de painel de carro com mãos de mulher dirigindo o volante e mão de homem operando central multimídia
Vale a pena confirmar como funciona a central multimídia do carro durante o test drive (Imagem: Freepik)

Mexa nas portas

Abra todo o carro quando estiver fazendo o test drive. O ângulo de abertura de algumas portas e tampas de porta-malas pode não ser o melhor, por isso, é importante que você identifique isso antes de fechar negócio. Preste atenção também ao porta-luvas ou porta-trecos no console central.

Verifique o porta-malas

Além de checar a tampa, você também precisa espiar a capacidade de volume do porta-malas. Espaço menor é ruim? Não necessariamente. É tudo questão de aliar essa informação com as suas necessidades. Considere se está comprando o veículo para viajar, trabalhar, para lazer, uso esporádico ou todas essas opções. 

Analise o volante

Descubra se o volante responde bem às manobras: ele deve ser fácil de controlar e manobrar. Repare também no desempenho da estrutura em diferentes velocidades, percebendo se surge alguma dificuldade ou tremor a partir de um certo nível de aceleração. Lembre-se que, em carros com direção hidráulica, não é necessário girar demais um volante para que ele execute determinada ação. 

Verifique se existe ajuste de regulagem: a profundidade e a altura da direção também são fatores importantes na hora de escolher um carro. Um volante adequado e confortável traz muita praticidade para estacionar, por exemplo. 

Cheque o acabamento

O acabamento de um veículo seminovo diz muito sobre os cuidados que o proprietário teve ao longo dos anos: se houve cuidado com a estética, é bem provável que o mesmo ocorreu com a mecânica.

Parafusos e partes metálicas à mostra podem indicar descuido. Observe com atenção as portas, revestimento dos bancos, os materiais que compõem a parte interna - plásticos, tecidos, etc. - e os mínimos detalhes que podem passar despercebidos aos olhos mais desatentos. 

Jovem mulher abrindo porta-malas de carro para averiguar seu tamanho interno
Observar o porta-malas do carro é importante para verificar sua capacidade (Imagem:Pexels)

Observe bem a pintura 

Essa dica é importante principalmente para compradores que buscam por carros seminovos. Além de verificar toda a parte interna do veículo, você precisa prestar atenção na pintura para encontrar possíveis desgastes. 

Com uma boa análise, feita por diferentes ângulos de visão e de reflexão da luz, você consegue identificar se o automóvel possui marcas de riscos ou, até mesmo, se sofreu os efeitos da exposição excessiva ao sol.

Confira os equipamentos de segurança

Dê uma boa olhada nos cintos de segurança, tanto do assento do motorista quanto dos passageiros, e pergunte sobre a presença de airbags e outros recursos de segurança. Caso tenha filhos ou pretenda ter, avalie se os bancos traseiros permitem uma fácil instalação das cadeirinhas. Embora a maioria dos veículos favoreçam a segurança dos pequenos, é essencial testar antes de decidir. 

Dicas para fazer um bom test drive

Além de prestar atenção aos detalhes listados acima, existem ainda alguns truques que vão tornar o seu test drive muito mais efetivo. Uma das principais estratégias para observar se o veículo é o ideal para o seu dia a dia consiste na escolha do percurso do teste. 

Busque por um itinerário que permita testar diversos terrenos. Muitos compradores acabam levando o veículo em estacionamentos ou pátios de locais fechados cuja superfície plana e perfeita, infelizmente, não reflete a realidade da rotina das cidades. 

Escolha percursos com obstáculos leves: por exemplo, lombadas, valetas e até entradas/saídas de garagem. Assim você entende como está a suspensão do carro e até mesmo percebe se o para-choque dianteiro costuma bater em saliências.

Vista frontal de carro trafegando em estrada ao anoitecer com luzes acesas
Passar por ruas escuras é boa oportunidade para testar luzes e faróis do carro (Imagem: Pexels)

Além disso, se puder, leve outro motorista com você. Isso vai duplicar as chances de fazer uma boa escolha. Ter a opinião de outra pessoa que também é habilitada pode dar a você novas perspectivas sobre a experiência que o veículo oferece.

Outra dica é levar toda a família para o test drive, se estiver em busca de um veículo com esse perfil. Assim, você pode saber como cada um se sente em seu assento e vislumbra como seria o dia a dia de todos com aquele carro.

Já para verificar o desempenho do motor, é recomendável ligar o ar condicionado enquanto estiver subindo uma ladeira ou rua mais íngreme. Isto porque o equipamento é um dos principais responsáveis por roubar a potência do motor.

No trajeto, passe por lugares mais escuros: assim você testa a visibilidade do painel e do quadro de instrumentos quando acesos. Neste ambiente, aproveite para examinar também os fachos dos faróis e identificar se o design das lanternas agrada. 

Por último, verifique também o tempo que o carro demora para ligar e se a partida ocorre com facilidade, para descobrir se a bateria está em boas condições. 

Como agendar um test drive

Agendar um test drive, em tese, é muito simples. Toda concessionária confiável ou loja de veículos usados permitirá que você teste o veículo antes de comprá-lo. No entanto, a solicitação pode ser mais complicada quando você está negociando a compra de um seminovo com vendedores particulares.

Primeiramente, pode haver um conflito de agendas entre vendedor e comprador: o carro só está disponível para testes em momentos do dia nos quais você tem compromissos. Outra questão é a distância geográfica: o vendedor pode estar na outra ponta da cidade, e deslocar-se até o local exige uma programação prévia. Por último, pode até acontecer de o atual proprietário acabar negando o pedido do test drive. Nesse caso, é melhor acender o sinal de alerta: algo está errado. 

Uma dica, tanto para compras em lojas como em concessionárias, é ligar com antecedência para agendar seu test drive. Muitas vezes, o carro no qual tem interesse não possui uma unidade disponível para teste na concessionária. Ou, em lojas de carros usados, a organização do pátio pode não permitir que você saia com o veículo facilmente. Assim, para não perder a viagem por falta de planejamento, programe-se.

Casal relaxando em sofá e agendando test drive em casa no site da Carupi
Clientes da CARUPI podem agendar test drive e receber o veículo em sua casa (Imagem: Pexels)

Novidade no mercado: test drive em casa

Embora seja comum o test drive em lojas e concessionárias, ou mesmo combinando com vendedores particulares, já deu para perceber que testar o carro de seu interesse pode envolver uma certa dose de paciência e algum tempo perdido. 

Mas o mercado de compra e venda de veículos vem se modernizando e oferecendo serviços mais personalizados, que melhoram a experiência do cliente durante o teste do veículo. Atualmente, ir até o local do carro não é mais necessário: já é possível solicitar um teste drive delivery, onde o automóvel é levado até a casa do interessado, por exemplo.

A CARUPI é uma das soluções que já oferece essa comodidade no Brasil: a startup de tecnologia tem como missão facilitar todos os processos que envolvem a venda e compra de carros usados e seminovos. Além de acabar com todas as dores de cabeça que costumavam surgir durante o processo - tanto para vendedores quanto para compradores - a empresa ainda possibilita negociações mais seguras, mais vantajosas e, o melhor: sem sair de casa. 

O serviço concierge exclusivo da CARUPI permite que toda a negociação aconteça de modo online: os compradores podem escolher os modelos de sua preferência usando diversos filtros de pesquisa, e agendar um test drive com o veículo de seu interesse no local e horário mais conveniente. 

O carro é levado até o comprador pelo time da empresa, e todos os protocolos sanitários são seguidos à risca. Durante todo o percurso há monitoramento por GPS, além de identificação de velocidade e aceleração. Assim, o proprietário do veículo também conta com toda tranquilidade, pois recebe um termo de responsabilidade da CARUPI por multas e outros inconvenientes (caso aconteçam).

Após o teste, caso o interessado decida pela compra do carro, a CARUPI organiza os trâmites financeiros e cuida de toda a documentação e transferência, levando os papéis para as partes assinarem com toda conveniência em suas casas.

Vender e comprar um carro usado ou seminovo na CARUPI é escolher fazer o melhor negócio desde o início, sem que ninguém perca tempo e nem dinheiro. Para conhecer todos os serviços oferecidos, é só entrar em nosso site e tirar suas dúvidas com nossa equipe. Seu carro ideal está há poucos cliques de distância!