COMPARTILHE EM SUAS REDES

Carros fazem parte das fantasias de muita gente, não é mesmo? Além da questão funcional, que auxilia nos diversos deslocamentos que precisamos fazer em nossas rotinas, existe também um aspecto aspiracional envolvido: comprar um carro simboliza uma conquista, ainda mais quando se trata daquele modelo que você admira há tanto tempo e agora, finalmente, está em suas mãos. 

Nessa hora, pouco importa se é um zero quilômetro novinho em folha, ou um daqueles carros usados baratos, mas que valem a pena: ter seu próprio carro, independente de qual seja, é a realização de um sonho. Por isso mesmo, cuidar com todo carinho desse automóvel é fundamental. Além de revisões, manutenções preventivas e aquele banho caprichado no seu carango, há um outro fator essencial a se considerar: a possibilidade de um roubo. 

Só quem já passou por essa experiência sabe como é triste ver seu companheiro de quatro rodas sendo levado embora. Com ele, também se vai todo o esforço acumulado para poder adquiri-lo, bem como todas as horas dedicadas ao cuidado com o possante.

Por isso, mais e mais alternativas de segurança automotiva surgem no mercado, visando oferecer maior cuidado com seu carro e reduzir ao máximo as chances de um furto ou evento do tipo. As tecnologias evoluem rápido nesse setor, e uma das mais recentes, que vem ganhando muita popularidade, é o rastreador veicular.

Então, se você também se preocupa com a segurança de seu veículo, vale a pena saber mais sobre como funciona o rastreador veicular e quais são os benefícios do rastreamento do seu carro. Aproveite nosso artigo para ficar por dentro e se localizar nesse assunto!

Índice

Close em mão de rapaz segurando smartphone com aplicativo de rastreamento veicular aberto mostrando mapa e posição de veículo
Rastreador veicular permite localizar a posição do veículo onde quer que esteja (Imagem: Unsplash)

O que é rastreamento veicular?

O rastreador veicular é uma tecnologia que permite saber, em tempo real, onde um veículo está. Ou seja: em caso de um roubo, é possível descobrir para onde o seu carro foi levado, e acionar as autoridades para tomar as providências cabíveis. Com o rastreador veicular, as chances de recuperar seu carro aumentam consideravelmente, caso ele seja objeto de um furto. 

Além disso, um rastreador veicular também oferece a chance de acompanhar os deslocamentos de sua família pela cidade, oferecendo maior segurança e tranquilidade para todos ao indicar onde o carro está. Por exemplo: se o rastreador veicular apontar que o veículo está em um local estranho ou realizando uma rota fora do normal, essa informação pode ser crucial para contactar a pessoa e saber se está tudo bem, se antecipando a eventuais problemas ou mesmo ajudando em sua resolução.

Outra função muito importante do rastreador veicular é como uma tecnologia de apoio na gestão de frotas, monitorando os deslocamentos das diversas viaturas e coordenando a logística envolvida de um modo mais eficiente e inteligente, bem como registrando eventuais abusos de velocidade dos motoristas e alertando para possíveis problemas mecânicos de uma unidade da frota.

Ah, e claro: desnecessário dizer que um rastreador veicular também pode fazer maravilhas para aqueles que nunca se lembram onde estacionaram seu carro, não é mesmo? 

Leia também: 8 aplicativos de celular para quem dirige

Console de carro mostrando volante e tela multimídia indicando mapa e rota de veículo
Carros cada vez mais conectados e inteligentes já vêm de fábrica com rastreador veicular (Imagem: Freepik)

Tipos de rastreador veicular

Um rastreador veicular, em resumo, é um aparelho que opera com base em tecnologia GPS (Global Positioning System) e emite um sinal que pode ser detectado por algum tipo de central de controle, criando um elo de comunicação entre os dois pontos. Dessa forma, é possível fazer o rastreamento desse sinal, que irá indicar qual é a localização do aparelho emissor do sinal e, consequentemente, do carro.

O sinal pode ser transmitido de 3 formas diferentes: via satélite, radiofrequência ou usando a tecnologia M2M/GSM. 

  • SATÉLITE: se comunica com uma malha de satélites que recebem o sinal e distribuem para a central, mas depende de ambientes abertos;

  • RADIOFREQUÊNCIA: é mais simples e, embora não permita muitas funções extras, funciona bem em túneis e locais isolados. É o caso da tecnologia Bluetooth.

  • M2M/GSM: mais moderno, se baseia em telecomunicações via antenas de telefonia, mas pode sofrer interferência de bloqueadores de sinal.


Apesar dos diversos modos de transmissão de dados, com tecnologias variadas, via de regra todos os tipos de rastreador veicular desempenham a mesma função: informar sobre a localização do veículo. Alguns são bem pequenos e mais elementares, até mesmo portáteis, e operam de modo simplificado, apenas como um localizador. 

Outros tipos de rastreador veicular podem ser mais avançados, capazes de monitorar as velocidades desempenhadas pelo veículo, medir seu consumo de combustível, avisar sobre manutenções preventivas e, em alguns casos, até mesmo interromper seu funcionamento em situações de emergência. 

Como é feita a instalação de rastreador veicular?

Geralmente, esse modelos mais robustos são conectados ao sistema elétrico do carro, através da entrada OBD: uma via de acesso à central elétrica do veículo que costuma equipar os carros lançados a partir de 1996.

Nesse caso, a instalação do rastreador veicular demanda o auxílio de um profissional para que as ligações sejam feitas da forma correta, e costuma prever a contratação de um serviço de monitoramento contínuo, especialmente indicado no caso de frotas empresariais.

Pátio de empresa com frota de vans estacionada lado a lado e árvores ao fundo
Empresas com grandes frotas têm muitos benefícios ao usar rastreadores veiculares (Imagem: Pixabay)

Quanto custa um serviço de rastreamento veicular?

Como vimos, o serviço de rastreamento veicular pode envolver diversas funções adicionais, que vão muito além do simples acompanhamento da localização do veículo. Por isso, existem diversas opções no mercado, com custos muito variáveis.

Quem quer economizar pode simplesmente adquirir um modelo simples de rastreador portátil, deixá-lo no carro (em algum local de difícil acesso) e monitorar as informações em seu celular. Existe também a opção de contratar o serviço em seguradoras, que funciona alinhado ao seu plano de seguro: em caso de furto, é só acionar a empresa e seguir as orientações.

Mas há também os planos mais sofisticados, que envolvem toda uma gestão das informações recebidas do rastreador veicular, e geralmente são contratados por clientes corporativos, como empresas de logística ou companhias com frotas numerosas. O gerenciamento dos dados enviados pelo rastreador veicular pode indicar as rotas mais eficientes, avisar sobre falhas mecânicas e resultar em uma economia financeira significativa com combustível e manutenção.

Airtag, da Apple, é exemplo de rastreador portátil que possui diversos usos (Imagem: Apple/divulgação)

Rastreamento virou tendência

Mas o rastreamento vai muito além do universo automobilístico: de uns anos para cá a tecnologia se popularizou e acabou virando moda. Com um mundo cada vez mais conectado, onde a troca e transmissão de dados ocorre quase que naturalmente, cresceu o interesse por saber a localização de quase tudo, de celulares e chaves até a animais de estimação, que levam pequenos rastreadores embutidos em suas coleiras.

Recentemente, gigantes da tecnologia como Apple e Samsung investiram nesse mercado em franco crescimento, lançando seus próprios rastreadores, que podem ser monitorados através dos sistemas operacionais de seus smartphones.

Além disso, muitos gadgets, aparelhos eletrônicos e, claro, também veículos - caso dos carros Tesla - já vem saindo de fábrica com funções de rastreamento embutidas, se aproveitando dessa grande rede de sinais existente e pegando carona na onda da Internet das Coisas.

Jovem casal relaxando em sofá de casa e acessando website da Carupi em notebook
Tecnologia da CARUPI permite comprar e vender carros sem sair de casa (Imagem: Freepik)

Compra e venda de carros também está mais conectada

Falando em tendência, carros cada vez mais modernos e conectados são uma realidade que veio para ficar, em total sincronia com o nosso mundo atual, digitalizado e online. É a tecnologia revolucionando nosso modo de viver, de dirigir e muito mais.

Um exemplo disso é o modo inovador de comprar e vender carros que a tecnologia da CARUPI proporcionou ao mercado de usados e seminovos: nossa solução tornou possível negociar veículos sem precisar sair de casa!

Tudo é feito pela plataforma da CARUPI: basta cadastrar seu carro e definir um valor de revenda, usando o comparativo de preços de mercado. Nosso atendimento concierge entra em ação e vai até você para fazer fotos profissionais do veículo e divulgar na web. Filtramos as melhores ofertas  - livrando você da dor de cabeça - e buscamos o carro em sua casa para mostrá-lo aos interessados, em um test drive sem custos. Com o negócio fechado, a CARUPI ainda adianta toda a documentação - você assina no conforto do seu lar - e garante que o dinheiro caia em sua conta antes de liberar o veículo para o comprador. 

Com esse sistema, quem vai comprar um carro com a CARUPI também recebe um serviço com total conveniência: é só acessar o catálogo de veículos cadastrados e escolher o modelo ideal. Daí em diante, levamos o carro até você para vê-lo de perto e transmitimos sua oferta ao proprietário. Da mesma forma, toda a burocracia e os trâmites financeiros são nossa responsabilidade: você só assina e transfere o pagamento, e recebe seu novo carro em casa. Lembrando que todos os veículos são inspecionados e recebem laudo cautelar veicular, para sua tranquilidade, certo? 

A CARUPI é uma autotech, ou seja, uma empresa de tecnologia no setor automobilístico. E se não dá mais para imaginar a vida sem o apoio da tecnologia ao nosso lado, em breve ninguém mais vai se imaginar vendendo ou comprando um carro sem o apoio da CARUPI. 

Acesse nosso site, baixe nossos apps para celular e descubra um modo mais seguro, inteligente e vantajoso de comprar e vender usados e seminovos!