COMPARTILHE EM SUAS REDES

Assim como acontece com qualquer outro produto comercializado online, onde o consumidor não pode tocar ou experimentar o item com suas próprias mãos, a qualidade das imagens é um dos principais fatores para que a transação entre compradores e vendedores de veículos na web seja realizada com sucesso. 

Por isso, neste artigo você confere como tirar fotos de carros para vender na internet e acessa as melhores dicas para valorizar o seu automóvel. Você conhecerá os segredos para tornar o seu carro o grande protagonista desta história com um final feliz: a venda do seu veículo! 

Índice de Conteúdo

O poder de uma boa imagem

Fotos de carros para vender: o que evitar

Como tirar boas fotos para vender o carro?

Dica essencial sobre como melhorar as fotos do seu carro

Fotos profissionais vendem melhor

Mulher dentro de carro com câmera fotográfica fotografando retrovisor do veículo que reflete sua imagem
Imagens de qualidade podem ser um fator decisivo para a venda do seu carro (Imagem: Pixabay)

O poder de uma boa imagem

Diante de um mercado competitivo, onde milhares de veículos novos e seminovos são comprados e vendidos diariamente, o poder da fotografia está justamente em despertar o desejo no público e atrair seu olhar.

Você conhece o famoso ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. E por mais que seu anúncio também precise de um bom texto, detalhando as especificações e diferenciais do veículo, é a fotografia que captura a atenção do leitor. Uma boa imagem deve mostrar as principais características do carro e confirmar o que o texto do anúncio diz. Assim, o comprador irá sentir segurança para fechar negócio. 

Além disso, quando você aprende como tirar fotos de carros para vender na internet, sua audiência sente proximidade com o produto. Ou seja, o veículo passa a ser algo palpável e concreto, não apenas um desejo distante. 

No entanto, vale lembrar que, do mesmo modo que as fotos têm a função de vender, elas também podem gerar o efeito contrário: uma imagem com pouca qualidade, desfocada, no cenário errado e com a iluminação incorreta acaba por afastar compradores. 

Portanto, confira agora algumas dicas práticas para produzir fotos de carros que vendem, começando pelos principais erros que devem ser evitados.

Fotos de carros para vender: o que evitar

O seu objetivo é vender seu carro rapidamente? Saiba que investir em fotografias de qualidade pode ser um fator decisivo. Desse modo, é necessário evitar alguns erros comuns na hora de tirar fotos do seu veículo. 

Um fotógrafo amador costuma seguir sua intuição ao fotografar. Por mais que hoje tenhamos redes sociais repletas de imagens, a técnica para produzir uma boa foto de venda não é a mesma para tirar uma selfie divertida. 

Portanto, é necessário observar algumas orientações quando se pensa em como tirar fotos de carros para vender na internet. Aqui, listamos os principais erros cometidos por quem resolve fotografar seu carro para anunciar na web. 

Carros sujos não vendem

O cliente sempre busca fazer uma compra realmente segura. Ou seja, ele procura por produtos que aparentam qualidade, durabilidade e bom custo benefício. 

Sendo assim, um dos erros mais básicos, porém graves, ao fotografar veículos é não preparar adequadamente o carro. O vendedor deve sempre levar em conta que o veículo precisa estar limpo e aparentar bom estado. 

Uma dica importante nesta etapa é se colocar no lugar do cliente e pensar em quais pontos ele vai observar. Imagine o que você gostaria de ver. Caso se deparasse com um veículo cheio de manchas de barro e poeira, por exemplo, daria uma chance a este carro?  

Por isso, atente-se à apresentação do veículo antes de fotografá-lo. Uma boa lavagem é um ótimo investimento.

Leia também: Como vender seu carro online: dicas e cuidados.

Destaque de mão segurando flanela e limpando lataria de carro molhado que acabou de ser lavado
Preparar o carro com uma boa limpeza é importante para atrair a atenção nas fotos (Imagem: Pixabay)

Equipamentos limitados 

Posso fotografar com o meu celular? Essa é uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é como tirar fotos de carros para vender na internet. 

Normalmente, os donos de veículos não têm câmeras de última geração em casa. Dessa forma, o celular é o aparelho mais comum e, muitas vezes, o único disponível. 

No entanto, muitos modelos de smartphones contam com câmeras de baixa qualidade. E, por mais que na tela do celular a imagem pareça ótima, ao transmitir esse arquivo para o computador ou para a plataforma de vendas, a foto perderá qualidade e não será atrativa.  Assim, sua venda através de anúncios online já começará prejudicada.

Lugar errado...

Você já tirou uma foto em que saiu muito bem, mas deixou de postá-la porque o fundo era ruim? Saiba que o cenário é realmente uma peça chave para transmitir a mensagem que você quer passar através da fotografia. 

Só é possível passar credibilidade e confiança para o novo dono do seu veículo através de imagens bem produzidas e com olhar diferenciado. Porém, engana-se quem acredita que a melhor opção é investir em fundos chamativos ou exóticos. 

Na verdade, quem deseja vender um carro seminovo precisa destacar a grande estrela do anúncio: o seu carro. Assim, selecionar um fundo muito colorido ou atrativo demais pode ser um tiro no pé. Da mesma forma, um cenário com aspecto sujo ou mal cuidado pode contaminar a percepção visual que o comprador terá ao avaliar seu carro. 

...e hora errada

Um erro comum de pessoas que não sabem como tirar fotos de carros para vender na internet é acreditar que é possível fazer uma boa foto do seu carro usado a qualquer hora do dia. Na verdade, é até possível quando você tem um estúdio de fotografia que fornece a iluminação necessária para ressaltar o veículo. 

No entanto, essa não é uma possibilidade para grande parte dos vendedores. Por isso, é necessário pensar de forma estratégica no momento correto de captar imagens do carro. Não tire fotos em lugares ou horários muito escuros, e nem com a luz forte, especialmente no sentido contrário ao sol: os extremos de iluminação vão deixar as suas fotografias com baixa qualidade e pouca visibilidade. 

Mulher em ambiente externo fotografando carro com celular em dia nublado com montanhas ao fundo
Fotos de celular, com cenário e iluminação incorretos, podem prejudicar as chances de venda (Imagem: Unsplash)

Dentro e fora

A escolha de um veículo é um momento muito importante na vida das pessoas, pois é a realização de um sonho. Assim, é natural que elas avaliem bem e sejam minuciosas na hora de comprar um carro. 

Por isso, os compradores buscam, nas fotografias, detalhes tanto da parte externa do veículo como da interna, tentando encontrar as vantagens e desvantagens de optar por determinado seminovo. 

Mesmo que isso pareça óbvio, muitos vendedores acabam centralizando sua divulgação na carroceria do carro, esquecendo que os interessados também querem saber mais sobre o estado de conservação dos bancos, informações do painel, itens de segurança, acabamento do teto e muito mais.

Vista de interior de carro destacando estofamento dos bancos e teto solar
Destacar condições e diferenciais internos do carro é importante (Imagem: CARUPI/divulgação)

Como tirar boas fotos para vender seu carro?

Depois de entender o que você não deve fazer, é hora de aprender como tirar fotos de carros para vender na internet. Se prepare para adotar essas dicas essenciais para fotografar com muito mais qualidade! 

Utilize uma boa câmera

O ideal, claro, seria contar com um kit completo para fotografar em diferentes ambientes e com altíssima qualidade, contendo câmera, lentes, tripé e artifícios de iluminação adequados. Porém, como isso não é possível para a imensa maioria de pessoas, uma boa câmera digital já ajuda muito: ela é capaz de oferecer vários ajustes de imagem que a maioria dos celulares não possui. 

Em último caso, o ensaio fotográfico do seu carro pode ser um ótimo pretexto para um upgrade em seu celular: escolha um modelo com uma câmera poderosa e recursos de melhoria automática das imagens.

Rapaz agachado com tripé e câmera fotográfica fazendo fotos de carro ao fundo
Qualidade dos equipamentos tem impacto direto nas fotos do seu carro (Imagem: Unsplash)

Valorize os pontos fortes do seu carro

Mais do que bancar o fotógrafo, você precisa ter um olhar de vendedor para valorizar os diferenciais do seu carro. Ou seja, não é porque determinada imagem deu certo para um modelo específico que funcionará também para o seu veículo. A personalização e o olhar apurado são ferramentas para se destacar em um ambiente com tantas ofertas. Como ninguém conhece o seu carro melhor do que você, mostre do que ele é capaz!

Destaque em roda de carro brilhando
Destacar detalhes e diferencias do carro ajuda interessados a valorizar o veículo (Imagem: CARUPI/divulgação)

Capriche no enquadramento

Além de escolher os melhores ângulos para a fotografia, é importante saber posicionar a câmera na hora de tirar a foto e respeitar o campo de visão das pessoas. Nada de escolher imagens que sejam difíceis de identificar, com enquadramento errado ou com zoom exagerado, cortando pedaços do veículo. Pense também na hora de optar por fotos em formato paisagem (deitadas) ou retrato (em pé).

Rapaz fotografando Ford Mustang vermelho em calçada à beira-mar
Realçar as cores do carro pode atrair mais interessados (Imagem: Unsplash)

Realce a cor do seu veículo

Embora as dicas deste artigo possam ser aplicadas para qualquer veículo, é importante ter em mente que diferentes cores possibilitam diversas combinações. Dependendo do tom do seu carro, determinado cenário ou iluminação podem ressaltar os atributos do seu automóvel. Muitos compradores buscam cores específicas de automóveis, então vale a pena destacar esse aspecto do seu carro.

Evite os reflexos

É um desafio complicado para fotógrafos amadores, mas os reflexos nas fotografias de carros, embora sejam comuns, podem atrapalhar a visualização de possíveis compradores. Por mais que seu carro esteja limpinho, cuidado com o brilho excessivo do seu veículo nas imagens.

Mosaico de imagens profissionais feitas pela CARUPI para vender os carros de seus clientes
Na edição final das imagens é importante esconder dados da placa (Imagem: CARUPI/divulgação)

Dica essencial sobre como melhorar as fotos do seu carro

Depois de descobrir como tirar fotos de carros para vender na internet, é hora de aprender como valorizá-las. A forma mais indicada para melhorar as fotografias do seu carro seminovo é investir na pós-produção e edição de imagens.

É claro que você não deve esconder imperfeições e nem alterar a realidade do seu veículo, mas é possível ajustar iluminação, contraste e brilho para deixar o seu carro visualmente mais interessante para os possíveis compradores.

Esse trabalho também é importante para esconder a placa do veículo: é preciso omitir os dados da placa, pois essas são informações confidenciais que não devem ser compartilhadas online. Porém, é necessário fazer essa manipulação da forma certa, sem que soe muito artificial ou chame atenção negativamente, com borrões ou soluções improvisadas. 

Fotos profissionais vendem melhor

Como você percebeu, na hora de vender seu usado ou seminovo, não basta pegar o celular e sair clicando. As fotos precisam ser as melhores possíveis, com alto nível técnico e até um olhar especial e personalizado para ressaltar as vantagens do seu carro. 

A essa altura, talvez você esteja pensando: “mas como posso obter esse nível de qualidade se não tenho a técnica e nem os equipamentos de um fotógrafo profissional?” Calma: já existem soluções inovadoras que podem ajudar.

A CARUPI é uma startup que une o melhor da tecnologia e da experiência centrada no cliente para revolucionar a venda e a compra de automóveis usados e seminovos. Além de facilitar a vida do comprador e do vendedor, a plataforma também promove negociações seguras e preços justos. É possível vender e comprar carros direto de casa, de forma totalmente online. 

Quem decide comercializar o seu seminovo pela CARUPI economiza tempo e não precisa se preocupar com nada, nem mesmo com as fotos: o processo de venda já inclui um ensaio fotográfico profissional do carro, sem custos extras. 

Fotógrafo da CARUPI posicionando câmera em tripé para registrar dianteira de carro
Fotógrafo profissional da CARUPI produz fotos que vendem mais (Imagem: CARUPI/divulgação)

Com o apoio de um fotógrafo profissional, você tem certeza que seu veículo será valorizado com imagens de todos os ângulos e detalhes requisitados por quem compra carros, e que farão toda a diferença na divulgação. Cada sessão de fotos leva cerca de 30 minutos, e será realizada onde você desejar. 

Depois disso, a CARUPI divulga o anúncio do carro em sua própria plataforma e também nos principais canais de venda de veículos online, onde as fotos do seu veículo se destacam pela qualidade superior e chamam atenção de muitos compradores.

E o serviço concierge da CARUPI ainda oferece outros diferenciais que garantem sua tranquilidade e segurança na hora de vender ou comprar um carro usado, como test drive delivery - levando seu veículo para os interessados conhecerem - inspeções veiculares e cartório na sua casa, com todos os papéis e documentos prontinhos para você assinar. 

Com a CARUPI, você e seu carro estão sempre bem na foto. Saiba mais sobre essa nova forma de vender carros: acesse nosso site.