COMPARTILHE EM SUAS REDES

Carros com teto solar, no passado, eram sinônimo de luxo, elegância e sofisticação. No entanto, hoje em dia, cada vez mais pessoas estão considerando o teto solar como um recurso que vai muito além do visual extravagante e chamativo, e considerando seus benefícios na hora de optar por automóveis equipados com o acessório ou que possam receber sua instalação.

Mas, afinal, o que é um teto solar? Para que ele serve? É muito caro ter um veículo com teto solar? Neste artigo, você vai encontrar as respostas para essas perguntas, e também vai conhecer os benefícios oferecidos pelos carros com teto solar. 

Índice

Visão de cima de carro com teto lar aberto e jovem mulher no volante olhando para cima e sorrindo
Teto solar é um acessório que diferencia o carro e agrega valor ao veículo (Imagem: Adobe Stock)

Para que serve o teto solar?

O teto solar é um item acessório que permite a entrada de ar e luz dentro do automóvel e que, na maior parte das vezes, vem instalado direto da montadora. Esse equipamento embeleza o veículo e acaba se tornando um diferencial, valorizando o carro e ajudando a elevar seu valor de revenda

No geral, existem dois tipos de teto solar: com e sem abertura para passagem de ar. O teto solar com abertura para passagem de ar permite uma boa ventilação dentro do automóvel sem a necessidade de manter as janelas abertas, reduzindo o nível de ruído e aumentando a segurança do motorista. Ele pode trabalhar, também, em conjunto com o ar condicionado.

Já o teto solar sem abertura para passagem de ar tem o objetivo de melhorar a luminosidade dentro do veículo e dar uma sensação de amplitude. Por não permitir a entrada de ar, as janelas são necessárias para a ventilação no interior do carro.

Close em parte superior de carro mostrando teto solar com fundo desfocado
Em alguns casos, é possível instalar o teto solar em veículos que não possuem o acessório (Imagem: Adobe Stock)

Quanto custa um teto solar?

Na maioria dos carros com teto solar, o recurso já vem instalado de fábrica. No entanto, em alguns casos, é possível investir em uma customização e instalar o acessório para valorizar o veículo - isso, se  a estrutura do automóvel estiver apta para a adaptação do equipamento. Como é necessário procurar uma oficina especializada neste tipo de procedimento, os valores para colocar um teto solar podem variar bastante, custando entre R$1500 e R$10 mil de acordo com o modelo do carro e a complexidade do serviço.

Além disso, outros fatores que interferem no preço para colocar um teto solar são a localização - os preços variam entre as diferentes regiões do país - e também o material utilizado. Por ter um design mais moderno e ser mais resistente, o vidro pode custar, em média, o dobro da lona, que não retém tanto calor quanto o vidro, mas pode ser facilmente rasgada com um objeto cortante. 

Avião passando por cima de carro e visto de dentro do veículo através do teto solar
Carros com teto solar ganham maior sensação de espaço interno (Imagem: Adobe Stock)

Precisa legalizar o teto solar?

Novas leis de trânsito estão surgindo e, com isso, é sempre bom ficar atento às modificações do seu veículo. Segundo o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) quando houver qualquer alteração na característica do automóvel. Sendo assim, a instalação do teto solar requer autorização para garantir a tranquilidade do proprietário. 

Garotinha vista de dentro do carro erguendo os braços para fora do veículo através do teto solar
Teto solar não é mero luxo, e oferece diversos benefícios e vantagens (Imagem: Adobe Stock)

Os benefícios do teto solar

Ainda que o teto solar possa ser visto como um acessório de luxo, existem alguns bons benefícios proporcionados pelo equipamento. Confira:

  • VALORIZAÇÃO

O teto solar pode favorecer a revenda, sendo um item que, além de valorizar o carro, faz com que seja vendido mais rapidamente. 

  • CONFORTO TÉRMICO

Outra vantagem dos carros com teto solar é que eles oferecem maior conforto térmico tanto para motorista quanto para passageiros: isso acontece porque o acessório tem o objetivo de melhorar a ventilação no interior do veículo, permitindo a passagem de ar e de iluminação. 

  • ECONOMIA

O teto solar estimula uma direção econômica do veículo: a temperatura interna pode ser reduzida em alguns graus, o que também se reflete no controle da temperatura, diminuindo a sobrecarga do ar-condicionado e economizando bateria e combustível.

  • SEGURANÇA

No caso do modelo de teto solar que permite a ventilação do automóvel, não é preciso trafegar com as janelas abertas, e isso pode evitar assaltos pelos vidros laterais, oferecendo maior segurança no trânsito. 

  • ISOLAMENTO ACÚSTICO

Este também é um fator interessante a se considerar nos carros com teto solar. Os defletores de ar - que acompanham muitos modelos de teto solar -  conseguem eliminar o barulho externo ao trafegar com o teto solar aberto, aumentando o conforto térmico no interior do automóvel sem abrir mão do silêncio.

Interface do website da Carupi mostrando diversos modelos com teto solar no catálogo de carros
É possível encontrar diversos usados e seminovos com teto solar na CARUPI (Imagem: CARUPI/divulgação)

Carros com teto solar? É na CARUPI!

Na CARUPI, comprar carros com teto solar usados ou seminovos é muito fácil, seguro e confortável. É só acessar nosso catálogo de veículos - todos com laudo cautelar e garantia - e usar nossos filtros de busca para visualizar apenas os modelos que oferecem o equipamento. Assim você ganha tempo e fica mais fácil escolher seu preferido.

Depois, é só conhecer o carro de pertinho, solicitando um test drive delivery: os especialistas da CARUPI retiram o veículo com o proprietário e levam até sua casa para você dar uma volta e sentir o ventinho do teto solar no rosto! Se curtir a experiência e resolver ficar com o carro, a comodidade continua: nosso time acompanha de perto todo o andamento da papelada e entrega para você - é só assinar, em sua casa, com todo conforto e segurança. 

Agora, se você tem um carro com teto solar e resolveu que é hora de vender, o melhor negócio espera por você na CARUPI: aqui você foge das taxas ocultas de lojas e concessionárias, e vende seu veículo pelo melhor valor de mercado.

Basta cadastrar seu automóvel em nossa plataforma - é você quem define quanto vale seu carro - e nossa equipe entra em ação para conseguir as melhores ofertas. Enviamos fotógrafos profissionais para produzir imagens que valorizam o veículo e destacam os diferenciais - como o teto solar - e anunciamos em nossa plataforma. Coletamos as ofertas dos interessados, levamos seu carro para test drives e separamos as melhores propostas. Se você aceitar a oferta, agilizamos toda a documentação e garantimos o pagamento, que cai na sua conta. Você só paga uma comissão se a venda for realizada!

Vender carros com teto solar na CARUPI é a melhor forma de valorizar esse diferencial do seu automóvel e obter as melhores ofertas. Nossa tecnologia e nossa equipe cuidam de tudo: você nem precisa sair de casa. 

Saiba mais sobre como funciona a CARUPI e faça o melhor negócio!