COMPARTILHE EM SUAS REDES

Os carros fazem parte de nossas rotinas, e nos acompanham nas jornadas diárias ao longo de nossas vidas. Mas isso não significa que todos nós sejamos necessariamente especialistas em mecânica, certo?

O fato é que, apesar de passarmos muitas horas dentro de nossos carros, poucos realmente entendem seu funcionamento - o que, diga-se de passagem, é algo totalmente normal. Automóveis possuem uma engenharia extremamente técnica, delicada, e a cada dia aumenta o nível de tecnologia embarcada. Então, não há nada de errado em desconhecer as inúmeras partes e peças que compõem seu companheiro de quatro rodas.

Mesmo assim, é sempre interessante ter uma noção básica de como funciona um carro, e de quais peças são cruciais para seu funcionamento. Além de evitar que seja enganado em um eventual reparo, isso também pode ajudar a manter seu carro sempre em ordem e reduzir os riscos de problemas.

Por isso, nosso artigo vai falar sobre uma peça de nome curioso - o virabrequim - e sobre sua importância para o funcionamento do carro. Você vai entender o que é virabrequim e qual sua função, saber quanto custa para arrumar o virabrequim e até aprender como saber se o virabrequim precisa de retífica. 

Preparado para mergulhar dentro do capô do seu carro? Então, vem com a gente!

Índice

O que é virabrequim?

Qual é a função do virabrequim?

Qual é o material do virabrequim?

A importância do virabrequim e de sua manutenção

CARUPI: compre carros usados na internet com laudo e garantia


Bancada de oficina mecânica com diversar peças e parte de motor separadas, incluindo eixo virabrequim
O virabrequim é um dos componentes principais dos motores a combustão (Imagem: Freepik)

O que é virabrequim?

Primeiramente, é legal saber que o virabrequim também possui outros nomes: você pode ouvir essa peça sendo chamada também de eixo virabrequim, árvore de manivelas - nome mais técnico - e até mesmo uma outra versão alternativa, o "girabrequim".

Todos esses nomes ou apelidos se referem a uma peça fundamental para o funcionamento do motor do seu carro, e ajudam a explicar, resumidamente, como ele funciona. Os termos "árvore" ou "eixo'' indicam que se trata de uma peça longa, comprida, e a palavra "manivelas" ajuda a desvendar o mistério: sim, o virabrequim é um eixo, comprido, de onde saem diversas manivelas independentes - como um tronco de árvore, do qual saem os galhos.

Qual é a função do virabrequim?

O virabrequim fica "escondido" dentro do motor do seu carro, e faz parte de um sistema crucial para seu funcionamento. De forma bastante resumida, é o virabrequim o responsável por receber a energia gerada pela queima de combustível e transformá-la em força de rotação - ou torque - que é então transmitida até as rodas do automóvel.

Essa dinâmica, claro, envolve diversas outras peças que formam o motor do seu carro: o sobe-e-desce dos pistões, ligados ao virabrequim pelas bielas, acionam o movimento das articulações do eixo de virabrequim. O virabrequim também é conectado à correia dentada, sincronizando seu funcionamento com as válvulas, e leva toda essa energia para a transmissão do veículo, que a distribui em forma de movimento rotacional para as rodas. É assim que o carro sai do lugar, e começa a se mover, basicamente.

Pistões ligados ao virabrequim dentro da caixa do motor mostrando seu funcionamento
Pistões são algumas das peças ligadas ao virabrequim para gerar força de rotação (Imagem: Freepik)

Qual é o material do virabrequim?

Olhando um pouco mais de perto para o funcionamento de um motor - bem, nesse caso, de um motor a combustão, e não dos carros elétricos - já deu para notar que tudo o que acontece ali dentro envolve muita força, atrito e desgaste, não?

Por isso, via de regra, as peças que compõem o motor do seu carro são produzidas a partir de materiais extremamente resistentes: ferro, aço e ligas metálicas poderosas, que visam garantir mais durabilidade e segurança para seu funcionamento.

O virabrequim é produzido em aço fundido ou, às vezes, em aço forjado, dando a essa peça a resistência que precisa para executar sua função. Estima-se que, em média, o eixo virabrequim tenha vida útil de até 250 mil km! Mas, claro, problemas podem acontecer, especialmente em carros que não recebem a manutenção adequada.

Como saber se o virabrequim precisa de retífica?

O virabrequim, como já vimos, tende a apresentar uma longa durabilidade, devido à sua construção robusta. Mas como ele está ligado a outras peças do motor - e ele próprio é formado por componentes menores variados - quaisquer irregularidades nessa fina sincronia podem gerar sobrecarga no sistema e, com o passar do tempo, levar à deformidades ou desgaste excessivo. Bielas fora de padrão, lubrificação escassa ou de má qualidade, superaquecimento do sistema, polias desbalanceadas e outras situações acabam resultando em problemas e danificando a árvore de manivelas.

Os sintomas de que algo está errado podem ser consumo excessivo de combustível e de óleo,  problemas com superaquecimento e os famosos barulhos metálicos. Nesse caso, a solução está na troca da peça ou na retífica do virabrequim: um serviço especializado que tenta retificar os colos do virabrequim, verificar as folgas axiais da peça e, se o eixo estiver deformado, desempenar esta parte do componente usando técnicas específicas.

O indicado, sempre, é contar com a ajuda de um profissional de sua confiança, que poderá analisar as condições do virabrequim e indicar se o mais recomendado seria a retífica ou a troca por uma peça nova.

Quanto custa para arrumar um virabrequim?

Como você deve imaginar, assim como existem inúmeros tipos de motor, para inúmeros tipos de veículos, não existe um único modelo de virabrequim: cada peça é desenhada para um uso específico.

Por isso, é sempre muito difícil tratar de valores, tanto do serviço de retifica de virabrequim quanto da troca por uma peça nova, cujos valores podem variar da casa dos R$ 300 para modelos mais simples até mais de R$ 5.000, no caso de carros importados, modelos raros ou motores com tecnologias diferenciadas. 

Mecânico desmontando peças de motor em bancada de oficina para  efetuar retífica do virabrequim
Manutenção e retífica do virabrequim são serviços especializados (Imagem: Freepik)

A importância do virabrequim e de sua manutenção

Como mostramos, o virabrequim é um componente essencial para o funcionamento do seu carro. Ele atua na transformação da energia gerada pela combustão em força de movimento, fazendo o veículo andar. 

Portanto, problemas com o virabrequim podem representar, além de gastos extras e dor de cabeça, falhas na segurança do automóvel - e de seus ocupantes. Imagine, por mais que seja um evento relativamente raro, que o virabrequim venha a se quebrar com o carro em movimento?

Isso ressalta a importância de uma manutenção sempre em dia do seu veículo. Assim, o funcionamento correto e a segurança de todos estão garantidos.

Mas, e no caso de um veículo usado ou seminovo? Como saber se o carro usado que você está comprando está com sua mecânica em ordem?

Como dissemos no início, nem todo mundo tem condições de avaliar se um carro está com seus componentes bem conservados e operando perfeitamente, não é mesmo? Por isso, uma solução é levar um mecânico de sua confiança para avaliar o carro com você, e dar sua opinião profissional. Assim, sua compra é mais garantida.

No entanto, nem sempre essa possibilidade está ao alcance de todos. Nessas horas, o melhor mesmo é poder confiar em quem está vendendo o carro para você, certo?

É por isso que mais e mais pessoas compram carros usados e seminovos com a CARUPI: todos os veículos negociados pela plataforma da CARUPI são inspecionados e recebem laudo cautelar veicular, garantindo que a compra não vai gerar problemas no futuro.

Jovem mulher relaxando no sofá de sua casa e acessando plataforma da Carupi em seu notebook
Comprar carros na internet com a CARUPI é garantia de manutenção em ordem (Imagem: Unsplash)

CARUPI: compre carros usados na internet com laudo e garantia

A CARUPI está revolucionando o modo de se comprar e vender carros usados e seminovos no Brasil. Nossa solução exclusiva garante mais conforto e segurança a todos os envolvidos na negociação. É possível fazer tudo sem sair de casa!

Os veículos da plataforma de compra da CARUPI recebem laudo cautelar - atestando as informações e condições do automóvel - e também contam com garantia de motor e câmbio, que em alguns casos pode chegar a até 1 ano. Então, comprar um usado com a CARUPI é sinônimo de maior segurança e confiança em fazer um ótimo negócio.

Mas os diferenciais da CARUPI não param por aí: além de confiar que não está adquirindo um carro com problemas ocultos, todo o processo oferece muito mais conforto e conveniência para o comprador. A CARUPI ajuda os interessados a encontrarem o carro que procuram, e ainda levam os veículos até eles para que possam avaliar de perto e fazer um test-drive completo, com toda segurança e comodidade.

Nosso time ainda sugere modelos semelhantes, alinhados à faixa de preço que o comprador busca, e negocia com os proprietários para obter o melhor negócio para ambos. Com o negócio fechado, cuidamos de todos os trâmites bancários e de todos os documentos necessários, enviando os papéis para assinatura no conforto do seu lar.

Assim como o virabrequim conecta a energia do motor ao movimento de rotação do carro, a CARUPI conecta os melhores vendedores de carros usados aos interessados em veículos de procedência, que não querem correr riscos. 

Ou seja: comprar seu carro usado com a CARUPI é certeza de muito mais tranquilidade e segurança. Confira os veículos em nossa base de carros!